segunda-feira, 21 de agosto de 2023

CEARÁ À MESA

Chefs em pose

O livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas” será lançado, na próxima segunda-feira (21), no auditório do Senac Aldeota. Com condução dos chefs Fernando Barroso (in memoriam), Elcio Nagano e Bernard Twardy, a obra traz narrativas sobre a cozinha cearense, as experimentações independentes, as receitas autorais, a busca pela qualificação e os insumos locais de qualidade.

Há muitos anos os três chefs vinham trabalhando no projeto “Ceará à Mesa”, que busca a valorização da riqueza e diversidade da cultura alimentar, da valorização dos insumos cearenses, do uso destacado de produtos regionais de qualidade e a mistura de técnicas tradicionais com influências particulares. O empenho, a curiosidade e a paixão pela gastronomia abriram trilhas inovadoras no percurso profissional do trio que, além da forte amizade, compartilhou ideias, expertises, fontes de informação e a certeza de que comer é um dos grandes prazeres da vida. O livro homônimo é a materialização e uma forma de registro de muitas dessas ideias, estudos, pesquisas e discussões.

A concepção, ideia original, pesquisa de insumos e receitas apresentadas na obra “Ceará à Mesa” são de responsabilidade do cearense Fernando Barroso, falecido no último dia 18 de julho e que acompanhou toda a produção do livro desde o início; pelo nissei e professor de Gastronomia Elcio Nagano; e pelo franco-alemão e chef corporativo do Beach Park, Bernard Twardy.

obra de autoria de três renomados chefs de cuisine destaca o Sabor, as Histórias e Receitas de pratos típicos cearenses, que utilizam alimentos típicos do Ceará, como o queijo Coalho artesanal de leite cru. Trata-se de uma obra de alta nível que valoriza a cultura, história e gastronomia cearense. Parabéns pela iniciativa!

O livro teve o patrocínio do Supermercados São Luiz, Três Corações, Banco do Nordeste, Grupo Marquise, Nacional Gás e Termaco Logística. Tem apoio do SENAC e da Lei de Incentivo à cultura. Trata-se de uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário