quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

EXPOSIÇÃO MUSEU NOS BAIRROS

Museu nos bairros

Educação como processo de transformação social. É com essa diretriz que o Museu da Fotografia Fortaleza inaugurou, na útlima terça-feira (12/12),  a Exposição Museu nos Bairros, fruto de oficinas com alunos da rede pública de ensino de Fortaleza. A mostra ficará aberta para visitação até 12 de janeiro, em uma das galerias do térreo. Entrada gratuita.

A Exposição Museu nos Bairros é uma jornada visual única, com 156 fotografias capturadas em técnico Pinhole, como forma de eternizar perspectivas e narrativas dos jovens artistas sobre o seu entorno. O que o visitante encontrará é uma síntese do olhar dos 960 alunos que participaram do projeto, entre agosto e outubro de 2023.

O projeto Museu nos Bairros tem a colaboração da Secretaria Municipal da Educação e passou por 12 escolas nos bairros Lagoa Sapiranga (Coité), Conjunto Palmeiras, Granja Portugal, Demócrito Rocha, Parque Dois Irmãos, Jangurussu, Serrinha e Cidade dos Funcionários.

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.

O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade,  e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário