terça-feira, 26 de março de 2024

XIV BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ

Escola de Dança de Paracuru

Com 26 trabalhos artísticos de dança diferentes, somando 36 apresentações de mais de 20 atrações locais, nacionais e internacionais, a Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à 14ª edição. Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi recebem a programação, que acontece de 28 de março a 7 de abril, apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural. Além de dança, a programação conta com apresentações musicais, residências artísticas, masterclasses, oficinas e palestras, tudo com acesso gratuito.

Os ingressos para os espetáculos que acontecerão em Fortaleza a partir do segundo dia podem ser retirados de forma online na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/bienaldedanca ), com o limite de dois por pessoa. O link pode ser acessado pelo site www.bienaldedanca.com e no perfil da Bienal no Instagram: @bienaldedanca. Os convites para a abertura no dia 28 são distribuídos na bilheteria do Cineteatro São Luiz (consultar disponibilidade). Nas demais cidades o acesso será por ordem de chegada, sempre respeitando a capacidade de público de cada espaço.

Alguns destaques da programação:

Transmissão do Seminário no Youtube - No dia 28/03 e de 2 a 5/04, sempre às 10h, haverá transmissão ao vivo, no canal do Youtube da Bienal de Dança do Ceará do seminário “Envelhecer na Dança – o que perdura nos corpos?”, que integra a Plataforma Corpos Longevos, da Bienal de Dança. Esta atividade acontece de forma presencial no Auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará - ADUFC somente para alunos do Instituto do Curso de Graduação em Dança da UFC. Link do canal: https://www.youtube.com/@bienalinternacionaldedancadoce.

Lançamento da Rede de Festivais - Dia 29/03, às 18h, no Foyer do Theatro José de Alencar, acontece o lançamento da Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará com a presença de Luisa Cela (Secretária da Cultura do Estado do Ceará), Lauro Matos (Analista de Patrocínio da Petrobras) e Rachel Gadelha (Presidente do Instituto Dragão do Mar).

Fringes da Bienal de Dança - Diariamente, em Fortaleza, de 28/03 a 5/04, após a programação de espetáculos, artistas e público se confraternizam nas Fringes da Bienal de Dança, que este ano será no Esquina Brasil – Gastronomia e Cultura, marcando a pré-inauguração do local, que será aberto oficialmente no dia 6 de abril. As festas serão embaladas por DJs convidados e outras atrações.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos - Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Trairi e da Prefeitura de Paracuru, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO

XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará – De 28 de março a 7 de abril de 2024 com programação em Fortaleza (28/3 a 7/4), Paracuru (28 a 30/3), Pacatuba (1º e 3/4), Itapipoca (4 a 6/4) e Trairi (5 e 6/4). A programação completa pode ser consultada no site bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com. Toda a programação tem acesso gratuito, respeitando a classificação indicativa dos espetáculos e a capacidade de público dos equipamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário