terça-feira, 15 de outubro de 2024

HOMENAGEM A FLAVIO SAMPAIO É DESTAQUE NA ABERTURA DA 3ª BIENAL CRIANÇA EM PARACURU

Foto divulgação

Uma homenagem surpresa ao coreógrafo Flávio Sampaio, fundador e diretor da Escola de Dança de Paracuru, marcou a abertura oficial da 3ª Bienal Criança, na noite de sexta-feira (11), no Teatro David Linhares, em Paracuru. Comemorando 50 anos de carreira, o homenageado é um dos maiores símbolos da dança no Ceará, respeitado e reverenciado Brasil afora.

David Linhares, diretor da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par - 3ª Bienal Criança, revelou que a escolha de Paracuru como local para sediar a abertura oficial desta edição, teve um motivo que vai além de todo o trabalho que é realizado no Centro Cultural Companhia de Dança, com a Escola e a Companhia de dança, mas, principalmente, festejar e homenagear Flávio Sampaio pelos 50 anos de carreira na dança.

Ao receber a homenagem, Flávio Sampaio comentou que 50 anos é um tempo muito longo para uma atividade que exige tanto, e lembrou que 25 desses 50 anos são em Paracuru. “E são 25 anos muito felizes nessa casa, tudo isso construído junto, numa construção coletiva. Essa escola abriu no dia 5 de maio de 2003 e na terceira semana de outubro, desse mesmo ano, a gente já recebeu a Bienal de Dança em Paracuru. A Bienal tem sido nossa maior parceira. Esse lugar jamais teria chegado aonde chegou sem a sua ajuda (David) e sem a Bienal”, disse Flávio Sampaio.

Antes da homenagem, o público conferiu “Retalhos”, da Escola de Dança de Paracuru, e, após a solenidade, “O que você tem na cabeça”, obra que resultou do Percurso de Criação conduzido pelo coreógrafo convidado Jorge Garcia, com bailarinos da Paracuru Cia de Dança e da Escola de Dança de Paracuru. No sábado, no mesmo palco, foi a vez da estreia do espetáculo “Alie e as estrelas”, adaptação de Fran Teixeira para o Teatro Máquina, a partir da obra O Plano Secreto de Alie de Bárbara Cabeça, Lux Farr e Noá Bonoba. As duas obras são coproduções da Bienal Criança.

No dia 11 a Bienal Criança também esteve em Trairi, com apresentações à tarde de “Retalhos” e “O que você tem na cabeça”.

OS PRÓXIMOS DIAS DA BIENAL CRIANÇA

Com programação até o dia 26 de outubro, a Bienal Criança continua ao longo desta semana em Paracuru com oficinas (segunda e terça, dias 14 e 15) e Mostra de Cinedança (quarta e quinta, dias 16 e 17), e terá atividades também em São Gonçalo do Amarante e Fortaleza.

A cidade de São Gonçalo do Amarante receberá na terça-feira (15), feriado escolar do Dia do Professor, três apresentações artísticas a partir das 17h no Ginásio Poliesportivo do CRAS: “Sonho de Clara”, do Projeto Porto Esperança - APM Terminals; “Revolução”, de Aline Rodrigues Studio de Dança; e a apresentação do resultado da Residência Artística de Rosa Primo e Jônatas Joca com crianças do projeto ABC, que culminou em um novo trabalho artístico.

Em Fortaleza, a programação começa na quarta-feira (16) com a Mostra de Cinedança no Centro Cultural Bom Jardim. Nos dias 17 e 18 haverá oficinas no Studio de Dança Aline Rodrigues (quinta) e na Escola Porto Iracema das Artes (quinta e sexta), e na sexta (18), a Bienal Criança leva espetáculos aos Cucas Pici, José Walter, Jangurussu e Mondubim.

QUEM FAZ

Apresentada pelo Ministério da Cultura e a Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par - Bienal Criança é uma realização da Indústria da Dança e do Governo Federal - União e Reconstrução, tendo como patrocinadores Energia Pecém e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Complexo do Pecém, Governo do Ceará por meio da Cegás, da Secretaria da Cultura do Ceará, do Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes e Theatro José de Alencar.  O projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança, em Paracuru; do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos, em Pacatuba; Coletivo Ramas; Prefeitura de Pacatuba; Prefeitura de São Gonçalo do Amarante; Prefeitura de Trairi; Prefeitura de Fortaleza; Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte; Rede CUCA; CEDECA Ceará; Centro Cultural Banco do Nordeste; Rede Ibero-Americana de Videodança; L'Abri; e Universidade Federal do Ceará (UFC). A Bienal Criança integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede FACE.

SERVIÇO

VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par - 3ª Bienal Criança – De 11 a 26 de outubro de 2024 em Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. A programação completa pode ser consultada no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: contato@bienaldedanca.com. Toda a programação tem acesso gratuito. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO ESTOU AQUI

Foto divulgação A perda de um ente querido é uma das experiências mais dolorosas da vida, e o luto que se segue pode agravar problemas de sa...