Dando
continuidade à programação do Novas Perspectivas - Vila/Casa/Cinema, programa
fruto de parceria entre a Vila das Artes, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e o
Cinema do Dragão, acontece nesta sexta-feira (4), às 18h, na sala 2 do Cinema
do Dragão, a terceira edição do Foco Curatorial - Novas Perspectivas
Vila/Casa/Cinema, ação do programa que traz curadoras convidadas de diferentes
partes do Brasil para apresentar uma sessão gratuita de filmes e conduzir uma
fala aberta sobre sua prática e pensamento a respeito da curadoria em cinema. O
acesso é gratuito mediante a retirada de ingressos disponibilizados na
bilheteria física do Cinema, uma hora antes.
Neste
dia, a pesquisadora e programadora Carla Italiano, pernambucana radicada em
Minas Gerais, apresenta o programa de filmes intitulado “Atando e Desatando
Nós”, com cinco curta-metragens experimentais de cineastas mulheres de
diferentes locais, períodos e estilos. Serão exibidos os filmes ‘Crônicas de um
Espírito Mentiroso (por Kelly Gabron)’, dir Cauleen Smith, ‘Pelo Rio Abaixo’,
dir. Su Friedrich; ‘Simpósio Preto’, dir Katia Sepúlveda; ‘Resiliência
Tlacuache’, dir. Naomi Rincón Gallardo; e ‘Seu Pai Nasceu com 100 anos, assim
como a Nakba’, filme palestino dirigido por Razan AlSalah.
Dando
continuidade à programação do Novas Perspectivas - Vila/Casa/Cinema, programa
fruto de parceria entre a Vila das Artes, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e o
Cinema do Dragão, acontece nesta sexta-feira (4), às 18h, na sala 2 do Cinema
do Dragão, a terceira edição do Foco Curatorial - Novas Perspectivas
Vila/Casa/Cinema, ação do programa que traz curadoras convidadas de diferentes
partes do Brasil para apresentar uma sessão gratuita de filmes e conduzir uma
fala aberta sobre sua prática e pensamento a respeito da curadoria em cinema. O
acesso é gratuito mediante a retirada de ingressos disponibilizados na
bilheteria física do Cinema, uma hora antes.
Neste
dia, a pesquisadora e programadora Carla Italiano, pernambucana radicada em
Minas Gerais, apresenta o programa de filmes intitulado “Atando e Desatando
Nós”, com cinco curta-metragens de cineastas mulheres de diferentes locais,
períodos e estilos. Serão exibidos os filmes ‘Crônicas de um Espírito Mentiroso
(por Kelly Gabron)’, dir Cauleen Smith, ‘Pelo Rio Abaixo’, dir. Su Friedrich;
‘Simpósio Preto’, dir Katia Sepúlveda; ‘Resiliência Tlacuache’, dir. Naomi
Rincón Gallardo; e ‘Seu Pai Nasceu com 100 anos, assim como a Nakba’, filme
palestino dirigido por Razan AlSalah.
Em
texto de apresentação do programa, a curadora discorre sobre aspectos das
escolhas que orientam a sessão: “O programa reúne curtas-metragens de
realizadoras de diferentes épocas, países e linguagens que explicitam os
problemas dentro da fatura fílmica, evidenciando o embate nas relações entre
sujeitos e comunidades, e as camadas de mediação fílmica. Nesses trabalhos, são
os dilemas que emergem à superfície, seja na construção desafiadora de pontes
entre vivências pessoais e experiências coletivas, seja na lida com a
complexidade dos legados coloniais que se atualizam diariamente. Enraizada em
perspectivas feministas e cuir do Sul, a curadoria toma como inspiração a ideia
de ‘alianças insólitas’ da pensadora e ativista boliviana María Galindo,
ententida como uma espécie de desobediência diante das formas de
compartimentação patriarcal e cis-heteronormativa, algo que se concretiza em
cada filme exibido, bem como na fricção entre eles”.
Após a
exibição, a convidada participa de um bate-papo sobre a sua experiência em
curadoria e crítica de cinema, que contará com a com mediação de Maria Ines
Dieuzeide, professora adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade
Federal do Ceará (UFC).
Programa
“Atando e Desatando nós”
CRÔNICAS
DE UM ESPÍRITO MENTIROSO (POR KELLY GABRON) (EUA, 1992)
Direção:
Cauleen Smith // 6 min. // 12 anos // Experimental
Sinopse:
Duas vozes over chocam-se ao narrar a história autobiográfica de uma artista:
uma fala de maneira monótona utilizando de estereótipos definidos pela mídia,
enquanto a outra enuncia de modo lúdico e desafiador. O filme retorna ao mesmo
ciclo de imagens e rolagem de textos para revelar que a história de uma pessoa
depende de quem a está contando.
SIMPÓSIO
PRETO (República Dominicana/Alemanha, 2022)
Direção:
Katia Sepúlveda // 26 min. // 12 anos // Experimental
Sinopse:
Em um tempo mítico, um grupo de mulheres afro-caribenhas se reúne em uma praia
remota para debater sexualidade, sensualidade, amor, cuidado, alegria e
memória. A conversa gira em torno da descolonização e da espiritualidade. O
encontro termina em um ritual que expressa profunda gratidão aos seus
ancestrais e ao mar. Um filme que trata da experiência da violência, em que sua
estética e abordagem colaborativa desafiam as convenções cinematográficas a
partir de diversas perspectivas feministas.
PELO
RIO ABAIXO (EUA, 1981)
Direção:
Su Friedrich // 14 min. // 14 anos. // Experimental
Sinopse:
Imagens surgem das correntezas do inconsciente. O rosto trágico de uma santa,
uma mulher remando em terra firme, a refração da luz nas ondas do mar. Uma
velha amiga pergunta: “O que você está fazendo aqui?”. Navegando pelo mundo
onírico de Su Friedrich, são as palavras riscadas na película de celulóide que
nos conduzem pelos enigmas da intimidade de seus sonhos. Em um de seus
primeiros filmes, construído a partir de trechos de seu próprio diário, a
realizadora já anuncia alguns dos temas e procedimentos que se tornariam marcas
inconfundíveis de seu trabalho (Sinopse de Camila Macedo para o Festival Olhar
de Cinema 2022, Curitiba/PR).
RESILIÊNCIA
TLACUACHE (México, 2019)
Direção:
Naomi Rincón Gallardo // 16 min. // 14 anos // Experimental
Sinopse:
O filme se inspira em entrevistas e encontros com a ativista e advogada
zapoteca Rosalinda Dionicio, que participa da defesa dos territórios contra as
mineradoras transnacionais no estado de Oaxaca, no México. Neste trabalho, se
sobrepõem o tempo da criação com o tempo contemporâneo dos despojos da
mineração. A fabulação é tecida através de mitos mesoamericanos, nos quais
quatro personagens (uma colina, um gambá, Dona Caña, e um agave, planta que
serve de matéria-prima para tequila) se encontram para conjurar as energias
cósmicas e os poderes da celebração embriagante contra as violências
capitalistas heteropatriarcais de morte e destruição.
SEU
PAI NASCEU COM 100 ANOS, ASSIM COMO A NAKBA (Palestina, 2018)
Direção:
Razan AlSalah // 7 min. // 14 anos // Documentário ficcional
Sinopse:
Há anos fora de sua terra natal, a diretora palestina Razan AlSalah faz um
documentário ficcional que viabiliza o desejo impossível de retornar a Haifa.
Ela imagina sua avó regressando à cidade quando ainda estava viva, mas através
do Google Streetview, único meio possível de ver a Palestina.
Sobre
a curadora
Carla
Italiano atua como pesquisadora e programadora de mostras e festivais. É
doutora em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFMG, com mestrado pelo mesmo
programa e graduação em Cinema pela UFSC. Integra anualmente a equipe de
programação de longas do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba,
da mostra internacional do FENDA – Festival Experimental de Artes Fílmicas e,
desde 2011, do coletivo organizador do forumdoc.bh – Festival do Filme
Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Foi curadora de diversas mostras
temáticas, incluindo: Mulheres Mágicas - Reinvenções da bruxa no cinema (CCBB),
El Camino – Cinema de viagem da América do Sul (CCBB), Su Friedrich e outras
imagens para o invisível (Olhar de Cinema), Retrospectiva Helena Solberg (CCBB),
entre outras. Atuou como júri de festivais, dentre eles o FIC Valdívia (2023),
no Chile, além de ter sido mediadora e curadora do seminário online com
documentaristas brasileiros Na Real_Virtual (2021). No campo de publicações,
foi co-organizadora do dossiê "Cinema e Escritas de Si" da Revista
Devires - Cinema e Humanidades (FAFICH-UFMG). É natural do Recife e residente
em Belo Horizonte.
Sobre
a mediadora
Maria
Ines Dieuzeide é professora adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da
Universidade Federal do Ceará desde 2019, atuando nas áreas de realização,
teoria e análise das imagens. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em
Comunicação Social da UFMG, onde desenvolveu a tese "Ficções para o
exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman" (2018).
Serviço:
Programação Foco Curatorial #3 - Novas Perspectivas - Vila/Casa/Cinema - com Carla Italiano
Data:
4 de outubro de 2024 (sexta-feira)
Horário:
18h
Local:
Sala 2 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão
do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso
gratuito mediante retirada de ingresso na bilheteria física do Cinema,
disponibilizados uma hora antes
Filmes
com classificação 14 anos
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