sábado, 13 de dezembro de 2025

FECOP VIRA PAUTA CENTRAL NO CAFÉ DA OPOSIÇÃO CONDUZIDO POR PEDRO MATOS

Foto divulgação

O gabinete do deputado estadual Pedro Matos (Avante) recebeu, nesta terça-feira (9), mais uma edição do Café da Manhã da Oposição, que teve como tema central as ações sociais no Ceará e o funcionamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), com análise da situação atual do programa feita pelo ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que também já foi secretário da Ação Social no governo Lúcio Alcântara (2003-2006) e participou da criação do Fundo.

A reunião contou com a presença de diversos deputados estaduais, entre eles Antônio Henrique (PDT), Queiroz Filho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), Sargento Reginauro (União Brasil) e Cláudio Pinho (PDT), David Vasconcelos (PL) e Dra. Silvana (PL), reforçando a articulação do bloco em torno da fiscalização das políticas públicas e da defesa de maior transparência no uso dos recursos.

Durante a reunião, foi debatido o processo de desvirtuação do FECOP nos últimos anos, com críticas ao uso recorrente do fundo para complementar orçamentos de outras secretarias, sem relação direta com o enfrentamento à pobreza. Em alguns casos, os recursos têm sido empregados de forma politizada, favorecendo práticas de clientelismo.

Para Raimundo Gomes de Matos, essa distorção compromete os resultados das políticas sociais e contribui para o agravamento das desigualdades no Ceará, que evoluem em ritmo pior do que o observado no restante do país.

O encontro reforçou a necessidade de um olhar crítico, técnico e responsável sobre a aplicação dos recursos do FECOP. “É imprescindível que estejamos vigilantes para impedir que a politicagem e o clientelismo ocupem espaço em uma política tão essencial quanto o combate à pobreza. O FECOP precisa voltar a cumprir sua função de ajudar quem mais precisa”, defendeu Pedro Matos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário