Trabalhar
com a educação de bebês e crianças pequenas é um grande desafio que exige
habilidade e responsabilidade dos profissionais. Muitas escolas, creches ou
espaços voltados para a primeira infância adotam métodos pedagógicos que buscam
estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos. A especialista Natalia
Burlamaqui explica como a abordagem Pikler, desenvolvida pela pediatra Emmi
Pikler, pode ser uma das alternativas mais efetivas quando se trata de
aprimorar a educação infantil.
Terapeuta
ocupacional e sócia-diretora da Prupê, espaço de educação que visa o
desenvolvimento infantil por meio do brincar, localizada em Fortaleza, Natália
Burlamaqui explica que a abordagem
Pikler é um conjunto de ideias voltadas para a educação de bebês de até três
anos de idade.
“A
abordagem visa estimular o desenvolvimento infantil por meio de atividades que
incentivam a independência do bebê a partir do movimento livre e autônomo. Nos
baseamos nos cuidados, no vínculo afetivo e na construção da autonomia. Essas
práticas podem ser adotadas pelos pais e cuidadores na hora de lidar com a
criança”, explica a diretora.
Para
que a abordagem funcione, é necessário que o adulto cuidador estabeleça o
vínculo de confiança com o bebê, pontua a especialista. Com essa relação, a
criança se sente confortável e segura, o que possibilita que ela se desenvolva
por meio do brincar livre. “Na Prupê, priorizamos as brincadeiras lúdicas,
imaginativas e livres, para que a criança consiga assimilar e aprender com mais
facilidade e de forma natural as informações e as habilidades necessárias”,
destaca Natália.
Sobre
a Prupê
A
Prupê é um espaço pioneiro com uma proposta de promover ambiente para interação
familiar, por meio do resgate da essência natural e espontânea dos encontros e
das brincadeiras infantis. Oferece atividades lúdicas mediadas por
profissionais e serviços capacitados para mediar o brincar e estimular o
desenvolvimento. A Prupê proporciona a descoberta de novas habilidades
ampliando o leque de possibilidades para as crianças através do brincar.
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