sexta-feira, 24 de outubro de 2025

BTM 2025 INICIA COM PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Foto divulgação

A 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM) teve início na manhã desta quinta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com uma solenidade que reuniu representantes do trade turístico, autoridades nacionais e lideranças do setor. Promovido pela BBC Eventos, o BTM segue até esta sexta-feira (24) e é considerado o maior evento de turismo B2B do Norte e Nordeste, reunindo profissionais do Brasil e do exterior em um ambiente voltado à geração de negócios e promoção de destinos.

A abertura contou com a presença dos organizadores Breno Mesquita e Claudio Junior, além de autoridades como o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e a secretária de Turismo de Fortaleza, Denise Carrá. Também participaram Marcos Pompeu (representante da Fecomércio/CE), Márcia Pinheiro (presidente da ABAV-CE, representando a ABAV Nacional), Joaquim Cartaxo (diretor-presidente do Sebrae/CE), Catiane Seif (secretária de Turismo de Santa Catarina), Marina Marinho (secretária de Turismo do Rio Grande do Norte e presidente da Fornatur), Ana Carla Moura (Representante do Ministério do Turismo), Sáskia Freire Lima de Castro (Representante do Embratur), Aldo Siviero (presidente da Fenactur, representando a FBHA), e Ítalo Mendes (presidente da Anseditur).

A cerimônia foi marcada por uma apresentação musical do diretor do Sindhoteis, Vicente de Paiva, que homenageou o músico Dominguinhos antes da execução do Hino Nacional.

Durante o evento, Eduardo Bismarck recebeu homenagem pelo trabalho à frente da Setur-CE, que tem impulsionado o turismo cearense no cenário nacional e internacional. Também foram reconhecidos Fátima Queiroz (AEPF), Manoel Linhares (ABIH Nacional), Norma Lazar (Lazar Turismo), Alexandre Sampaio (FBHA) e José Neto Monteiro (ex-secretário de Turismo do Piauí), por suas contribuições ao fortalecimento do turismo brasileiro.

Em seu discurso, Breno Mesquita destacou a consolidação do BTM como um evento que projeta o Nordeste para o mundo. “O BTM alcançou um patamar de relevância que ultrapassa fronteiras. O Nordeste vive um momento de destaque, com o aumento dos voos internacionais e a consolidação da região como um polo que inspira o turismo. É uma alegria reunir e capacitar agentes de viagens para divulgar destinos e oportunidades únicas, ajudando o Brasil a ir mais longe”, afirmou.

O secretário Eduardo Bismarck ressaltou o bom momento vivido pelo Ceará. “O estado se consolida como um dos destinos mais importantes do Brasil, com novos voos, investimentos em infraestrutura e ações de promoção que geram desenvolvimento, renda e oportunidades.”

Já Denise Carrá enfatizou a importância do evento para o turismo local. “Fortaleza abraça o BTM como um espaço de troca e construção coletiva. Discutir os próximos passos do turismo é investir em capacitação, infraestrutura e no futuro da nossa cidade e do nosso país.”

Com mais de dez países representados e 175 estandes, o BTM 2025 oferece uma programação que inclui rodadas de negócios, capacitações e apresentações institucionais. A expectativa é reunir cerca de cinco mil profissionais do turismo, consolidando Fortaleza como um dos principais polos de negócios turísticos do Brasil.

Sobre o BTM

O BTM - Brazil Travel Market é considerado o maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste. Realizado pela BBC Eventos, o BTM reúne profissionais do turismo brasileiro e do exterior em um ambiente de negócios focado para os agentes de viagens, resultando em importantes parcerias comerciais. O evento também se destaca como um espaço para o lançamento de roteiros turísticos nacionais e internacionais, além de produtos que antecipam tendências no mercado turístico. A feira de 2025 será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza–CE, nos dias 23 e 24 de outubro.

Sobre a BBC Eventos

A BBC Eventos iniciou suas atividades em 2011, na cidade de João Pessoa (PB). Especialista na produção de eventos B2B para o turismo e seus segmentos, a empresa é responsável pela realização do Brazil Travel Market, Minas Travel Market e BBC Connections, além da promoção de capacitações, feiras, fóruns, rodadas de negócios, workshops e roadshows nacionais e internacionais.


 

CÉREBRO LONGEVIDADE

Foto divulgação

Voltar para a sala de aula aos 100 anos de idade deu um novo significado para a vida da cearense Maria Denise Murinelli Cirino. Ela é uma das alunas (os) matriculadas (os) no Método Super Cérebro Longevidade, uma franquia que nasceu em São Paulo e há nove meses funciona no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE). Diferente do ensino tradicional, aqui o foco é o treinamento cognitivo, fortalecendo a memória, atenção, raciocínio lógico, criatividade, linguagem e funções executivas, para proporcionar autonomia, socialização e bem-estar emocional. As aulas têm duração de uma hora e meia, uma ou duas vezes por semana, e podem ser feitas em grupo, individual ou particular.

Na capital cearense, o Super Cérebro Longevidade foi trazido pela administradora de empresas e pós-graduada em Piscopedagogia, TEA, Neurociência e em Envelhecimento Saudável, Danniela Rolim Medeiros, que está iniciando uma nova pós-graduação em Neurociência ligada à Saúde. A paixão pelo método aconteceu durante um evento sobre Neuroeducação e Neuroplasticidade, por unir aprendizado, socialização e prevenção cognitiva. “Eu percebi o quanto as pessoas adultas e idosas precisavam de um espaço para exercitar o cérebro, de forma leve e divertida, com propósito e afeto”, explica. O investimento no negócio foi da ordem de R$ 150 mil.

Voltado para pessoas a partir de 45 anos, o método é estruturado em etapas progressivas que estimulam o cérebro como um todo, desde as funções básicas, como atenção e percepção, até o raciocínio lógico, para a tomada de decisões e criatividade. Uma das atividades é feita com o soroban, que é uma estrutura com uma barra divisória horizontal que separa uma conta de valor image.png(acima) de quatro contas de valor image.png (abaixo) em cada haste. Há três níveis no soroban, além de dois livros de estímulos cognitivos (volumes 1 e 2) e um livro de Tecnologia na Maturidade. Daniella explica que o aluno pode ingressar na aula a qualquer momento, uma vez que o método é contínuo e personalizado. E não há limite para interrupções, seja por motivo de doença, viagem ou qualquer outro.

Nascida em 1925, de um total de sete irmãos, além da centenária Denise, como prefere ser chamada, só tem mais uma irmã viva, de 89 anos. Viúva e sem filhos, a tutora é uma sobrinha de 69 anos, que a leva para os compromissos fora de casa, já que ela optou por morar sozinha até hoje. As aulas presenciais no Método Super Cérebro têm ajudado muito a exercitar sua memória de curta duração, sejam momentos mais recentes, como um recado, uma data importante, uma consulta e até mesmo uma notícia que ela ouviu ou assistiu. A socialização com os outros alunos é mais um fator que a deixa empolgada para voltar à sala de aula.

Frequentando o curso desde o início, os cálculos de matemática deixaram de ser chatos e passaram a ser divertidos com o uso do soroban. Os jogos utilizados em sala para provocar o raciocínio rápido agora geram bastante expectativa. Mas nem sempre foi assim para Denise, que conta que, no início, foi dado para ela um jogo para faixa etária de três anos. “Eu achei estranho o jogo de formar palavras. Será que serviria para mim? Depois, percebi que tinha que formar grupos com as letras e como era importante para a memória”, comenta. Hoje, um dos seus jogos preferidos é o dominó mexicano, com pedras até o numeral 12, enquanto o dominó brasileiro vai até o seis.

Aposentada, mas em plena atividade, Lúcia Medeiros, que completará 91 anos em dezembro, é outra aluna que aderiu ao Método Super Cérebro para incentivar o marido Maurício, de 93 anos. O casal faz aula particular em casa e já é craque nas contas de matemática com o soroban. Cada aula tem 40 questões para serem resolvidas e somente após uma prova com 20 questões e sete minutos de duração, com a possibilidade de três erros no máximo, o aluno passa de fase. Lúcia está um pouco mais adiantada que o marido, pois já passou pelo pré-básico, básico 1 e hoje está no básico 2. “Eu nunca fui boa em matemática, mas desta forma o aprendizado se torna mais leve”, ressalta. A leitura faz parte do seu dia a dia, inclusive pelo celular, e palestras sobre temas religiosos fazem parte da sua rotina.

Aos 59 anos, a advogada Luciana Jucá Martins ficou sabendo do Super Cérebro por meio de uma amiga da mãe. Embora esteja sempre em movimento, cuidando dos negócios da família ou dando um suporte para a irmã que trabalha em um cartório na serra, ela sentiu que poderia aprender mais, principalmente matemática e tecnologia. As aulas de TI acontecem a cada 15 dias e Luciana garante que já aprendeu muita coisa nessa área que vive em constante atualização. A socialização também é citada por ela como muito importante, pois tem conseguido quebrar barreiras e até perder um pouco mais de timidez. Na sua avaliação, quanto mais cedo as pessoas começarem a cuidar da mente, mais qualidade de vida terão na longevidade.

Para se matricular no Super Cérebro Longevidade, a pessoa participa inicialmente de uma aula experimental para que o corpo pedagógico avalie o nível do aluno. Embora não seja ainda uma preocupação de quem está passando dos 50 anos, é a partir dessa faixa etária que as mudanças naturais no funcionamento do cérebro começam. O declínio cognitivo mais acentuado pode ser observado nessa idade e se intensifica após os 60 anos, o que é um processo natural do envelhecimento. Nota-se, ainda, que pequenos esquecimentos se tornam mais comuns na casa dos 60 anos e podem acelerar a perda da memória se forem detectadas doenças neurológicas, por exemplo. Entre os fatores que afetam a memória, podemos destacar desde o envelhecimento natural até doenças, hormônios e medicamentos. O recomendado é que se as falhas de memória se tornarem persistentes, o médico deve ser procurado para investigar as causas

Para o público 45+, o método ajuda a prevenir perdas, aumentar o foco e fortalecer a memória. Em outras palavras, é um treino para quem deseja viver bem, com autonomia e lucidez quando a idade avançada chegar. Atividades extraclasse também fazem parte do ciclo de estudos, incluindo vivências, encontros e desafios cognitivos, sempre voltados à socialização e à troca de experiências, que são tão importantes quanto o treino mental. Ter um “cérebro velho”, de acordo com pesquisas internacionais, aumenta o risco de morte em quase 200% num intervalo de 15 anos, se comparado com pessoas cujos cérebros estão envelhecendo normalmente.

“Em poucos meses, nós já conseguimos perceber melhoras significativas na memória, concentração, humor e autoestima dos nossos alunos. Muitos deles relataram que estão mais atentos, sociáveis e seguros de si. Esse é o melhor retorno que poderíamos ter. É lindo ver o brilho nos olhos de quem redescobre o seu potencial”

Danniela Rolim Medeiros

Um dos casos mais inspiradores na unidade de Fortaleza foi de um aluno com início de demência leve. De forma gradual, ele foi envolvido no Método Super Cérebro Longevidade e, hoje, apresenta melhor concentração, disposição e até interação social. A franqueada Danniela Rolim Medeiros destaca que os jogos são a alma do processo, uma vez que despertam emoção, alegria e conexão de elementos essenciais para o cérebro criar novas sinapses. “Aprender brincando é a forma mais natural e poderosa para manter o cérebro vivo”, ensina. Tendo como exemplo a centenária Denise Murinelli, o método estimula as pessoas a viverem com a mente jovem e a alma curiosa. “Cuidar do cérebro é cuidar da história que queremos continuar escrevendo”, conclui Danniela.

Uma das pedagogas e coordenadora do Método Super Cérebro Longevidade em Fortaleza, Jô Mesquita dá uma dica valiosa para pessoas que, por algum instante, esquecem uma letra de música, por exemplo. “O simples ato de fechar os olhos oxigena o cérebro e faz você lembrar o que queria cantar ou falar”, ensina. As aulas são voltadas para melhorar a memória de curto prazo ou semântica, na grande maioria dos casos. Já a memória episódica, que diz respeito aos momentos vividos no passado, estão mais presentes na vida das pessoas com idade mais avançada. Jô conta, ainda, que alguns alunos chegam sérios na aula por estarem saindo da sua zona de conforto, mas, após conhecer o método, vão se soltando e percebem o grande potencial que existem neles.

Saiba mais:

Pesquisa realizada pela Vhita, empresa do ramo de saúde e longevidade, ouviu 500 adultos em todas as regiões do Brasil. Confira os resultados:

- 71% disseram ter limitações físicas e dores frequentes

- 66% perda de foco, memória ou clareza mental

- 58% perda de autonomia no dia a dia

- 55% disseram adotar práticas regulares de autocuidado, em busca de uma velhice mais ativa e saudável

- 48% dependência emocional de outras pessoas

- 44% afirmaram ter superado visões negativas sobre envelhecer

- 35% dificuldade em manter hábitos saudáveis

População centenária

- 1.999 pessoas centenárias vivas no Ceará

- 37.814 pessoas centenárias vivas no Brasil

Serviço:

Super Cérebro Longevidade

Endereço: Rua Coronel Linhares, 443, Aldeota, Fortaleza/CE

Informações: aldeota@franquiasupercerebro.com.br

Instagram: @supercerebro.aldeotace


 

LA BELLA ITÁLIA CELEBRA O WORLD PASTA DAY

Foto divulgação

Em 25 de outubro, o mundo celebra o World Pasta Day, data criada para homenagear um dos símbolos mais amados da gastronomia italiana. Em Fortaleza, o restaurante La Bella Italia surge como uma opção ideal para quem deseja comemorar o dia com pratos que traduzem a essência e a tradição da Itália em cada garfada.

Reconhecido por sua cozinha autêntica e ingredientes de alta qualidade, o La Bella Italia oferece um menu repleto de opções que celebram a versatilidade das massas. Entre as sugestões para a data, o Agnolotti di Vitello, uma massa fresca recheada com carne de vitelo e especiarias, molho a base de presunto de Parma e cogumelos eryngui, oferece sabores marcantes e complexos, com a riqueza de um prato tradicional italiano. Outra pedida é o Tagliatelle Alba, servido sobre fonduta de queijo grana e finalizado com manteiga de trufas negras, um clássico que combina cremosidade e aroma inconfundível.

Para quem prefere frutos-do-mar, o Linguine alle Vongole, com vôngoles frescos, azeite extra virgem e toque de vinho branco, oferece uma experiência leve e equilibrada. Já o Gnocchi Funghi e Parma, com molho de cogumelos e presunto de Parma crocante, é ideal para quem busca conforto e textura aveludada.

De acordo com o fundador do restaurante, Luca Lunghi, italiano e apaixonado pela culinária de seu país, a data é uma oportunidade de celebrar mais do que um prato. “O World Pasta Day representa a união de tradição, sabor e afeto. A massa é o coração da cozinha italiana, simples e, ao mesmo tempo, sofisticada, capaz de reunir pessoas em torno da mesa e criar memórias”, afirma.

Com atmosfera acolhedora e receitas que priorizam o tempo e a técnica, o La Bella Italia convida os clientes a vivenciar o verdadeiro espírito da gastronomia italiana, e transformar o World Pasta Day em uma experiência única.

Serviço

La Bella Italia

Horários de funcionamento: Seg a Qua: 18h às 23h30| Qui a Sab: 11h às 15h30 • 18h à 00h| Dom: 11h às 15h30 • 18h às 23h30

Endereço: Avenida Almirante Barroso, 812, Fortaleza, Brazil 60060-440

Mais informações: https://beacons.ai/labellaitaliacucina


 

SETOR EÓLICO DISCUTE FUTURO SUSTENTÁVEL NA BRAZIL WIND POWER

Foto divulgação

A edição 2025 da BWP - Brazil WindPower, principal evento do setor eólico da América Latina, será palco de debates importantes e anúncios voltados à inovação e à formação profissional. A Aeris Services, divisão de serviços e manutenções da Aeris Energy, durante sua participação na feira, vai apresentar o plano de construção de um novo Centro de Treinamento (CT) nos Estados Unidos, voltado à qualificação de técnicos especializados em reparo de pás eólicas — uma das principais demandas do mercado global de energia renovável.

Com investimento de aproximadamente US$ 100 mil, o centro ocupará uma área de 600 metros quadrados, num prédio equipado com duas salas de aula teórica e quatro de treinamento prático, com capacidade para formar até 30 técnicos por mês. O projeto prevê um ciclo de aprendizado que combina aulas presenciais e experiências práticas em parques eólicos norte-americanos, acelerando o processo de capacitação e garantindo padrões técnicos de excelência.

“A formação de técnicos qualificados é um dos maiores gargalos do setor, especialmente fora do Brasil. Com esse investimento, queremos atender à nossa demanda crescente por mão de obra e também contribuir para o fortalecimento da cadeia de valor da energia eólica nos mercados em que atuamos, o que vai beneficiar todo o sistema”, comenta Cássio Penna, que é vice-presidente da Aeris Services.

Além de ampliar a competitividade da empresa nos Estados Unidos, impactando diretamente no negócio também nacionalmente, já que enfrenta desafios do mercado interno, o novo CT deve gerar impacto positivo relevante para empresa como um todo. “Nosso objetivo é formar profissionais preparados para atuar com segurança, qualidade e inovação. Esse centro é um passo estratégico dentro do plano de expansão da Aeris Services, que prevê mais que dobrar o faturamento até 2030”, acrescenta Cássio.

A presença da companhia na Brazil WindPower também contará com a participação de Vitor de Araújo Santos, diretor de Engenharia, Gestão de Projetos e Inovação da Aeris Energy. Um dos fundadores da empresa, Vitor integrará o painel “Economia circular no setor eólico: inovação e reciclagem para um futuro sustentável”, que será realizado no dia 30 de outubro, das 14h30 às 15h10, destacando o papel da inovação e da gestão de resíduos na construção de um setor mais sustentável.

A edição deste ano da Brazil WindPower reforça a importância da colaboração entre indústria, governo e academia para consolidar o Brasil — e a América Latina — como protagonistas na transição energética global.

O Brazil WindPower 2025 será realizado de 28 a 30 de outubro, no São Paulo Expo. Considerado o principal evento da cadeia eólica da América Latina, reúne anualmente fabricantes, investidores, operadoras, autoridades governamentais e especialistas do setor. Além da feira de negócios, a programação inclui painéis técnicos, conferências, fóruns de inovação e rodadas de relacionamento.

Serviço:

Aeris no Brasil WindPower

Data: 28 a 30 de outubro de 2025

Horário: das 10h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes KM 1,5 – Água Funda, São Paulo - SP)

Palestra: “Economia circular no setor eólico: inovação e reciclagem para um futuro sustentável”, com Vitor de Araújo Santos

Data:  30 de outubro de 2025

Horário: das 14h30 às 15h10

Local: Arena de Debates do Brazil WindPower

Mais sobre a Aeris Energy

A Aeris Energy é uma empresa brasileira líder na fabricação de pás e serviços para aerogeradores na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010 por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, a empresa atua em uma localização estratégica no Nordeste brasileiro, com três unidades fabris no município de Caucaia, Ceará, na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Foi fundada para atender à crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado de energia. A empresa conta com uma equipe de alta performance, que executa processos com simplicidade, permitindo um ambiente de trabalho seguro e limpo, tendo como objetivo a alta qualidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação dos clientes.


 

SUSHI E SAÚDE

Foto divulgação

Leve e equilibrado, o sushi tem atraído quem busca uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor. Com ingredientes simples, mas de alto valor nutricional, o sushi mostra que é possível aliar prazer e qualidade alimentar em uma única experiência gastronômica.

Além do sabor, o sushi se destaca pelos seus efeitos positivos no organismo. O peixe cru é fonte de proteínas magras e ácidos graxos ômega-3, que contribuem para a proteção do coração e o bom funcionamento cerebral. Já a alga nori oferece minerais como iodo, ferro e cálcio, enquanto o gengibre e o wasabi possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico.

Em Fortaleza, o Kamibaa Oriental, um dos restaurantes referência em comida oriental na cidade, possui um novo menu que valoriza os ingredientes frescos e o preparo técnico do sushi. Entre as opções, tem-se o Usuzukuri de Peixes, feito com lâminas finas de peixe fresco, e o Niguiri de Salmão Trufado, que une o sabor do salmão ao azeite trufado, gengibre e limão-siciliano.

O restaurante também dispõe do Combinado Especialidades do Chef, que reúne sushis e sashimis de salmão, atum e peixes da estação. “O sushi é uma refeição completa: leve, rica em nutrientes e capaz de oferecer benefícios reais à saúde quando feita com ingredientes frescos e de qualidade”, afirma Anayde Bandeira de Mello, chef do Kamibaa Oriental.

Para potencializar esses benefícios, nutricionistas recomendam optar por versões com menos arroz, mais peixe e vegetais, evitando molhos cremosos ou frituras e controlando o uso de molho de soja. Quando consumido com equilíbrio e ingredientes de qualidade, o sushi é uma refeição completa, nutritiva e alinhada ao bem-estar.


 

SHOPPING PARANGABA ANUNCIA A CHEGADA DO PAPAI NOEL EM NOVEMBRO

Papai Noel

O clima natalino promete tomar conta do Shopping Parangaba a partir de 8 de novembro. Às 17h, o Papai Noel iniciará um encantador cortejo pelos arredores do shopping a bordo do Trenzinho da Alegria, acompanhado pela Turma do Papai Noel, espalhando alegria e encanto pelos bairros vizinhos, o cortejo preparará o público para o grande momento: a chegada oficial do bom velhinho ao shopping, às 18h, marcando o início da temporada natalina.

Enquanto isso, na Praça Central um show natalino promete encantar o público com canções alegres, coreografias coloridas e energia contagiante, transformando a chegada do Papai Noel em um verdadeiro espetáculo de música, luzes e emoção. Crianças e adultos estarão envolvidos pelo clima natalino, podendo cantar, sorrir e se maravilhar com cada detalhe da apresentação.

Após a aparição do Noel, a magia continua com apresentações musicais e personagens interativos, oferecendo experiências que despertam a imaginação e a alegria de visitantes de todas as idades. Cada canto do shopping será tomado pelo espírito natalino, garantindo momentos inesquecíveis e uma atmosfera de encanto e celebração familiar.

Programação Natalina:

Novembro

Parada Natalina: Sábados – 15, 22 e 29/11, às 17h – Piso L1

Show Natalino: Domingos – 9, 16, 23 e 30/11, às 17h – Praça de Alimentação (Piso L3)

Dezembro

Parada Natalina: 20, 22 e 23/12, às 17h – Piso L1

Show Natalino: 21/12, às 17h – Praça de Alimentação (Piso L3)

Serviço:

Chegada do Papai Noel

Onde: Praça Central – Piso L1, Shopping Parangaba

Quando: Sábado, 08/11, a partir das 17h

Evento gratuito

Mais sobre o Shopping Parangaba

Terceiro shopping mais lembrado pelos cearenses, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, o Shopping Parangaba se destaca pela localização estratégica e projeto arquitetônico assinado pelo escritório Botti Rubin. É o único do Ceará com acesso direto a ônibus, metrô e VLT, resultado da parceria entre Allos, Grupo Marquise e CEI Shopping Centers.

Conta com cerca de 230 lojas, 8 âncoras, 6 salas de cinema (3 em 3D), 1.300 vagas de estacionamento e ampla praça de alimentação com 29 operações. Entre as marcas presentes estão C&A, Renner, Riachuelo, Magazine Luiza, Natura, McDonald’s, Vivara Life e a academia Selfit.

Sobre a ALLOS

Uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil, a ALLOS conta com 58 shoppings próprios e administrados, oferecendo espaços de convivência, lazer e experiências físicas e digitais.

Informações gerais:

Shopping Parangaba – Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza/CE

Site: www.shoppingparangaba.com.br

Horário de funcionamento: 10h às 22h

Instagram: @shoppingparangaba


 

REVISÃO VÉSPERA DO ENEM

Banner de divulgação

*Os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy serão palco do projeto Conexão Aprovação,* iniciativa que tem como propósito democratizar o acesso à revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes de diversas escolas da região. *A entrada será garantida mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes.*

Idealizado e conduzido pelo *professor Tonatiú*, o projeto nasceu do desejo de oferecer preparação de qualidade a quem busca transformar esforço em resultado, de forma totalmente gratuita e sem fins lucrativos. Nesta edição, o Conexão Aprovação acontece em dois encontros especiais, realizados em parceria com os shoppings RioMar em Fortaleza.

*No RioMar Fortaleza, o encontro será neste domingo, 26 de outubro, às 8h às 11h. Já no RioMar Kennedy, o aulão acontecerá no dia 2 de novembro, também às às 8h às 11h.* Em ambos os empreendimentos o evento acontecerá no palco da Praça de Alimentação, no Piso L3.

Com uma proposta dinâmica, acessível e solidária, o evento reúne professores convidados para compartilhar estratégias, revisar conteúdos essenciais e fortalecer a confiança dos alunos às vésperas da prova.

Mais do que um aulão, o Conexão Aprovação é um convite para que *estudantes de diferentes realidades tenham acesso a um reforço final de alto nível, troquem experiências e renovem a motivação* para conquistar seus objetivos em um dos maiores e mais concorridos vestibulares do país.

*SERVIÇO:*

*Conexão Aprovação 2025*

*RioMar Fortaleza*

*Local:* Piso L3 (Praça de Alimentação)

*Data:* 25 de outubro

*Horário:* 8h às 11h

*RioMar Kennedy*

*Local:* Piso L3 (Praça de Alimentação)

*Data:* 2 de novembro

*Horário:* 08h às 11h

*Entrada:* 2 kg de alimentos não perecíveis (Estudantes de escolas públicas são isentos da doação)

_*Evento gratuito e beneficente*_



 

BTM - BRAZIL TRAVEL MARKET - 14ª EDIÇÃO

Eduardo Bismarck

Profissionais com fortes laços com o Ceará e que contribuíram para o fortalecimento do turismo regional e nacional serão homenageados durante a abertura do BTM – Brazil Travel Market 2025, principal evento B2B de turismo do Norte e Nordeste, organizado pela BBC Eventos. A solenidade será realizada no dia 23 de outubro, das 10h às 12h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, reunindo autoridades, representantes de entidades e profissionais do setor.

Entre os homenageados com ligação direta com o turismo cearense estão: Eduardo Bismarck, secretário de Turismo do Estado do Ceará; Fátima Queiroz, presidente da AEPF (Associação dos Empresários da Praia do Futuro); José Neto Monteiro, ex-secretário de Turismo do Piauí e parceiro em ações integradas com o Ceará; Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional e referência na hotelaria cearense e brasileira; e Norma Lazar, pioneira do turismo em Fortaleza desde a fundação da Lazar Turismo em 1972, que segue atuando até hoje no formato home office.

O secretário Eduardo Bismarck será reconhecido pelo seu trabalho à frente da Setur-CE, impulsionando a promoção do destino Ceará no cenário nacional e internacional, além de sua trajetória como deputado federal em Brasília, onde atuou em prol de políticas públicas que beneficiam o turismo e o desenvolvimento econômico do Estado. Já Fátima Queiroz representa o empreendedorismo local e a força do setor privado na Praia do Futuro, um dos principais cartões-postais de Fortaleza. Manoel Linhares, por sua vez, leva o nome do Ceará à liderança nacional da hotelaria, enquanto Norma Lazar simboliza a história e a tradição do turismo cearense, com mais de cinco décadas de dedicação à atividade.

Além de personalidades cearenses, também serão homenageados Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), e José Neto Monteiro, ex-secretário de Turismo do Piauí, em reconhecimento às suas contribuições relevantes para o turismo no âmbito nacional e regional.

“Reconhecer essas personalidades é uma forma de valorizar a história e o futuro do turismo brasileiro. Cada homenageado tem uma trajetória marcada por dedicação e impacto positivo no setor, e é essa inspiração que queremos compartilhar. O evento é, acima de tudo, um espaço de conexões, negócios e celebração do que o turismo tem de melhor”, destaca Claudio Junior, CEO da BBC Eventos.

Em seus 14 anos de realização, o BTM já prestou homenagem a 38 profissionais e lideranças do turismo, consolidando a iniciativa como um dos pontos altos da feira e reforçando o compromisso do evento em reconhecer aqueles que transformam o setor com dedicação, inovação e visão de futuro.

A edição de 2025 deve reunir mais de 5 mil profissionais do turismo, entre operadores, agentes de viagem e expositores de mais de 100 estandes nacionais e internacionais, consolidando Fortaleza como um dos principais pólos de negócios turísticos do Brasil.

Sobre o BTM

O BTM - Brazil Travel Market é considerado o maior evento de turismo B2B do Norte-Nordeste. Realizado pela BBC Eventos, o BTM reúne profissionais do turismo brasileiro e do exterior em um ambiente de negócios focado para os agentes de viagens, resultando em importantes parcerias comerciais. O evento também se destaca como um espaço para o lançamento de roteiros turísticos nacionais e internacionais, além de produtos que antecipam tendências no mercado turístico. A feira de 2025 será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza–CE, nos dias 23 e 24 de outubro.

Sobre a BBC Eventos

A BBC Eventos iniciou suas atividades em 2011, na cidade de João Pessoa (PB). Especialista na produção de eventos B2B para o turismo e seus segmentos, a empresa é responsável pela realização do Brazil Travel Market, Minas Travel Market e BBC Connections, além da promoção de capacitações, feiras, fóruns, rodadas de negócios, workshops e roadshows nacionais e internacionais.

Serviço

BTM - Brazil Travel Market - 14ª edição

Data: 23 e 24 de outubro

Local: Centro de Eventos do Ceará

Site oficial: https://www.btmbrazil.com.br/


 

ALÉM DO OLHAR

Foto divulgação

O Japão está em alta entre os brasileiros. A combinação entre tradição milenar e modernidade vibrante transformou o país em um dos destinos mais desejados do momento. Neste cenário, a Wee Travel, em parceria com a Viagens Além do Olhar, realiza em outubro de 2025 duas viagens exclusivas para o arquipélago, coincidindo com o outono japonês, quando as paisagens se vestem de tons dourados, vermelhos e alaranjados, oferecendo um espetáculo natural inesquecível.

O primeiro grupo embarca nesta sexta (16), sob a condução de Rita Cruz (Viagem Além do Olhar), e o segundo no próximo dia 20, liderado por Rebecca Albuquerque (Viagem Além do Olhar), o qual a CEO da Wee Travel, Natália Abreu, vai compor a comitiva. A curadoria dos roteiros é assinada por Rebecca Albuquerque, Ana D’aurea e Rita Cruz, enquanto a equipe de travel designers da Wee Travel — Jozias Azevedo, Julia Oliveira e Celina Castro Alves — é responsável pela logística e acompanhamento.

Com uma proposta que une precisão, sensibilidade e profundo conhecimento do destino, o roteiro percorre o Japão de norte a sul, revelando o equilíbrio entre o antigo e o contemporâneo. O itinerário contempla ícones como Tóquio, com seus templos, arranha-céus e a energia do cruzamento de Shibuya; Hakone, com vistas para o Monte Fuji e suas fontes termais; Kanazawa, Shirakawago e Takayama, onde a tradição samurai e as vilas históricas preservam o passado; e Kyoto, o coração espiritual do país, com cerimônias do chá, templos dourados e a famosa floresta de bambu de Arashiyama. O percurso ainda inclui Nara, com seus cervos sagrados; Hiroshima, símbolo de paz e reconstrução; e Osaka, vibrante e cosmopolita, conhecida como a capital da gastronomia japonesa.

“Para nós, da Wee Travel, incentivar experiências como essa é reafirmar o propósito de transformar cada viagem em um encontro com o novo, com o mundo e com si mesmo. O Japão nos inspira pela beleza dos detalhes, pela delicadeza dos gestos e pela sabedoria de viver o presente com leveza. É uma jornada que convida o viajante a sentir e se conectar profundamente com o destino”, afirma Natália Abreu, CEO da empresa.

Para Ana D’aurea, da Viagens Além do Olhar, a escolha do Japão nasceu do desejo de oferecer um mergulho sensorial e cultural em um país que representa, ao mesmo tempo, tradição e vanguarda. “O Japão desperta encantamento em cada detalhe, seja na arte, na arquitetura, na gastronomia ou na forma como o tempo é vivido. É um destino que nos ensina a contemplar o belo, a respeitar o silêncio e a encontrar poesia nas pequenas coisas. Por isso, quisemos levar nosso grupo nesse momento especial do outono, quando o país se transforma em uma obra de arte viva”, destaca Ana.

Mais do que visitar templos e paisagens, a proposta da viagem é descobrir o que o Japão tem de mais belo: a harmonia entre o efêmero e o eterno, conectando cada viajante à essência do país em uma jornada que se vê com os olhos, mas se sente com a alma.

Japão: crescimento recorde de visitantes brasileiros

Uma pesquisa recente do Portal Panrotas aponta que o número de brasileiros que visitaram o Japão saltou de aproximadamente 50 mil em 2023 para mais de 85 mil em 2024, um aumento de cerca de 70%. Esse crescimento expressivo está diretamente relacionado à isenção de visto para turistas brasileiros, em vigor desde setembro de 2023, tornando o país mais acessível e atraente.

A JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês) informou que a tendência é de um avanço ainda maior em 2025, impulsionado pelo interesse em experiências culturais autênticas, destinos icônicos como Tóquio, Kyoto e Osaka, e eventos especiais como a Expo 2025, em Osaka. O Japão se consolida, assim, como um destino estratégico para viajantes brasileiros em busca de experiências únicas e imersivas.

Sobre a Wee Travel

A Wee Travel é uma agência de viagens de experiências e luxo, única representante da Virtuoso (rede global de agências de viagens especializadas em turismo, hotelaria e experiências de luxo) do Norte e Nordeste do Brasil, que atua com consultoria de viagens personalizadas, oferecendo segurança, logística e tecnologia com a expertise de vários profissionais com mais de 20 anos de mercado. A agência, com cinco anos de atuação, já é reconhecida como uma das maiores e melhores do Nordeste e foi destaque em premiações nacionais. Na edição 2025 da premiação “Melhores do Turismo PANROTAS”, ficou entre as três melhores agências de viagens a lazer do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2023, Natália Abreu, CEO da Wee Travel, foi destaque nos 100+ poderosos do turismo PANROTAS.


 

ESTÉTICA IN NORDESTE 2025

Foto divulgação

De 8 a 10 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará recebe a 7ª edição do Estética In Nordeste, o maior evento de saúde e bem-estar da América Latina. Com expectativa de público de cerca de 36 mil participantes, a iniciativa reúne os principais players do mercado e oferece oportunidades de atualização profissional, networking e geração de negócios. Nesta edição, os destaques incluem temas como Estética Personalizada com IA, Harmonização sem agulhas, Harmonização Masculina e Ressignificação do envelhecimento.

A expectativa é gerar mais de R$ 48 milhões em negócios. Além disso, o Estética In Nordeste beneficia toda a cadeia do turismo, abrangendo hotelaria, agências de viagens, transporte, alimentação e profissionais ligados à organização de eventos.

O Estética In Nordeste também impulsiona, incentiva o empreendedorismo e novos negócios, como destaca Fátima Facuri, diretora do Grupo Estética In.“O Estética In Nordeste é voltado a profissionais do setor e representa a oportunidade ideal para conectar-se com indústrias, realizar negócios, trocar experiências e atualizar-se com conhecimento de ponta em saúde e bem-estar. Além disso, é uma excelente oportunidade para quem pretende abrir ou expandir seu negócio na área. O evento estimula o empreendedorismo, oferecendo conteúdo técnico e científico de alta qualidade e fortalecendo o networking entre empresas, clínicas, consultórios e indústrias de tecnologia estética.”, salienta Fátima Facuri.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o estado registrou um crescimento expressivo na abertura de novas empresas nos primeiros seis meses de 2025: 74.777 novos negócios foram formalizados entre janeiro e junho, um aumento de 34,06% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado principalmente pelo setor de serviços.

O mercado de saúde e bem-estar no Brasil também reforça a relevância do evento. Segundo o Global Wellness Institute (GWI), o setor movimentou aproximadamente US$ 96 bilhões em 2024, representando 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Com esse desempenho, o Brasil ocupa a 12ª posição no ranking mundial e lidera entre os 46 países avaliados da América Latina e Caribe.

Cerca de 50 workshops serão realizados durante o evento, que contará com a presença de mais de 120 marcas expositoras, como: Adcos, Aj Fisio, Alur Medical, Bel Col, Bioage, Biomelan,Extrato da Terra, Icone Medical, Fiber Deep, Q Clean, Lakma,, Estek, Fismatek, Ibramed, Icone Medical, IEWW, Bioset, Cosmobeauty, Medical San, Medstart, Mezzo, PHD do Brasil, Pontual Estética, Samana, HTM Eletrônica, PharmaVie, Smart GR e Smart BR, Souleve, Tinex.

Congressos

Neste ano, o 7º Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética trará uma programação completa de palestras sobre as mais avançadas técnicas e inovações em saúde e bem-estar, incluindo Sinergia Estética, com radiofrequência monopolar de alta intensidade e perfusão inteligente de ativos por microchip de eletroporação no tratamento da flacidez; Reset Facial & Bioreconexão, abordando harmonização sem agulhas, precisão, regeneração profunda e biotecnologia; TALK SHOW sobre ressignificação do envelhecimento e o poder da fala nos negócios; Do Centro Cirúrgico à Estética Avançada, com evidências científicas do ultrassom micro e macrofocado; Estética em Alta, focado nos pilares para o sucesso profissional; e temas como reversão de células senis, mecanobiologia cutânea, rejuvenescimento 360°, estética personalizada com IA, criolipólise, cosmetologia multinível, endolaser, potencialização biofotônica, entre outros.

Já o 4º Congresso Internacional de Estetas e Harmonizadores abordará integração de tratamentos na harmonização orofacial pós-emagrecimento, fios de sustentação, inteligência artificial aplicada à harmonização, protocolos integrativos de nutrição e longevidade, terapia capilar personalizada, laser Nd Yag, lifting e reversão da atrofia celular, harmonização glútea, técnicas corporais avançadas, ultrassom e laser de CO, além de harmonização masculina com tecnologias inovadoras, garantindo aos participantes atualização científica, prática e tecnológica de ponta.

Sobre o Grupo Estética In

O Grupo Estética In atua em todo o Brasil, com forte presença em São Paulo, Rio de Janeiro, e nas regiões Sul e Nordeste. Seu objetivo é manter os profissionais da estética, beleza, saúde e bem-estar atualizados com as mais recentes inovações e tendências globais em técnicas e equipamentos. O grupo oferece plataformas para debates, divulgação de pesquisas e técnicas avançadas, além de tendências e protocolos inovadores. Também fornece suporte em gestão de carreira e marketing pessoal, essenciais para o sucesso no setor. O Grupo Estética In é responsável pela revista Negócio Estética, que aborda temas atuais e relevantes, como saúde, bem-estar, beleza, marketing digital, negócios, micropigmentação, e lançamentos de cosméticos e equipamentos.

SERVIÇO: Estética In Nordeste 2025

Data: 08 a 10 de novembro de 2025

Horário: 10h às 19h

Local: Centro de Eventos do Ceará

Mais informações: www.esteticainnordeste.com.br  / Instagram: @esteticainnordeste


 

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA HPV

Foto divulgação

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o HPV (Papilomavírus Humano), vírus sexualmente transmissível relacionado a diversos tipos de câncer — especialmente o de colo do útero — e que ainda enfrenta desinformação e resistência em parte da população. A campanha reforça a importância da vacinação, do diagnóstico precoce e da realização de exames preventivos regulares, como o Papanicolau, fundamentais para reduzir a incidência da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil vem ampliando a cobertura vacinal contra o HPV após períodos de baixa adesão. Em 2024, a cobertura entre meninas de 9 a 14 anos ultrapassou 82%, enquanto entre meninos chegou a 67%. No Ceará, o cenário é um dos mais positivos do Nordeste: até 2024, o estado registrou 81,5% de cobertura vacinal entre meninas e 66,29% entre meninos na faixa etária de 9 a 14 anos.

Em 2025, o Ministério da Saúde lançou uma estratégia estadual para vacinar 113 mil jovens entre 15 e 19 anos que ainda não haviam sido imunizados. O Ceará também integrou a “Aliança pela Vacinação contra o HPV”, iniciativa que tem como meta atingir 90% de cobertura vacinal até 2026. Historicamente, o estado figura entre os poucos do Nordeste que já ultrapassaram 80% na primeira dose para meninas e alcançaram 53,8% entre meninos, resultado que demonstra avanço, mas ainda exige mobilização para alcançar a meta estabelecida.

Para Bianca Alcântara Varchavsky, ginecologista da Clínica SiM, a prevenção é o caminho mais eficaz na luta contra o HPV. “O diagnóstico precoce e a vacinação são as duas grandes armas que temos para combater o HPV. Quando administrada antes da exposição ao vírus, a vacina protege de forma quase total contra os tipos mais associados ao câncer. Além disso, o exame Papanicolau é essencial para detectar alterações nas células do colo do útero antes que evoluam para quadros mais graves. É fundamental que mães e pais garantam a imunização de seus filhos e que as mulheres mantenham os exames preventivos em dia”, reforça a médica.

A vacina contra o HPV é segura, gratuita e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, agora em dose única, o que simplifica o processo e amplia o acesso. Jovens de 15 a 19 anos que ainda não se vacinaram também podem procurar os postos de saúde, já que o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação. Estudos comprovam a segurança e a eficácia do imunizante, utilizado há mais de uma década em diversos países com resultados expressivos na redução de casos de câncer de colo de útero e de verrugas genitais.

Apesar disso, mitos e tabus ainda afastam parte das famílias. “Entre os equívocos mais comuns está o de que a vacina estimula o início precoce da vida sexual, ou de que o imunizante causa reações graves, quando, na realidade, os efeitos adversos são leves e temporários. Outro mito frequente é pensar que apenas meninas devem ser vacinadas, quando os meninos também estão expostos ao vírus e podem desenvolver câncer de pênis, ânus e orofaringe, além de transmitir a infecção”, explica a ginecologista.

Prevenção contínua

Além da vacinação, o uso do preservativo segue sendo uma medida importante de proteção, embora não ofereça cobertura total contra o HPV, pois o vírus pode atingir áreas não protegidas. Já o exame Papanicolau, indicado a partir dos 25 anos ou conforme recomendação médica, é essencial para detectar alterações nas células do colo do útero e permitir o tratamento precoce.

No Ceará, a campanha de outubro busca mobilizar famílias, escolas e profissionais de saúde para ampliar o acesso à vacinação e à informação. O engajamento de pais e responsáveis é essencial para atingir a meta de 90% de cobertura vacinal até 2026 e consolidar o estado como referência em prevenção.

Sobre a Clínica SiM

A Clínica SiM, integrante do Grupo SiMco, é uma rede de clínicas de saúde acessíveis com presença nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão. Com mais de 300 mil beneficiários ativos, a empresa se destaca pelo compromisso com a democratização da saúde, combinando expansão estratégica, inovação e inclusão para ampliar o acesso a serviços médicos de qualidade.

Serviço

Para mais informações sobre a Clínica SiM e seus serviços, acesse o site www.clinicasim.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800 357 6060.


 

PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR ENFRENTA DESAFIOS PARA SEGUIR GRATUITO E SUSTENTÁVEL

Foto divulgação

O Programa Farmácia Popular é uma das políticas públicas mais importantes do país, criado com o objetivo de ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais por meio de farmácias privadas credenciadas. Atualmente, o Brasil conta com quase 35 mil estabelecimentos participantes, responsáveis por garantir que milhões de brasileiros tenham acesso facilitado e gratuito a tratamentos contínuos e produtos de saúde.

Até o início de 2025, o programa funcionava em dois modelos: um de gratuidade total, voltado a doenças como hipertensão, diabetes e asma, e outro de copagamento, no qual o governo subsidiava parte do valor e o consumidor arcava com o restante, como nos casos de medicamentos para controle do colesterol, Parkinson, anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Com a publicação da Portaria nº 6.613, em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde extinguiu o modelo de copagamento, tornando gratuito todo o elenco de medicamentos do programa. Na prática, essa decisão ampliou significativamente a demanda e, consequentemente, o gasto público. Para conter as despesas, o governo iniciou uma revisão dos valores de referência desses medicamentos, o que impactou diretamente a remuneração paga às farmácias.

Esse realinhamento trouxe um desafio para o setor, especialmente para as pequenas e médias farmácias independentes, que passaram a operar com margens cada vez menores. “Há casos de descredenciamento voluntário de estabelecimentos, pois o valor recebido não cobre os custos operacionais. Cada farmácia que deixa o programa representa uma perda concreta de acesso para a população, sobretudo em cidades pequenas, onde muitas vezes aquele é o único ponto de atendimento disponível”, frisa Maurício Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) do Ceará e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca.

Outro entrave está na lentidão dos processos de auditoria e desbloqueio de estabelecimentos. Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de três mil farmácias estão atualmente com a conexão suspensa no programa Farmácia Popular. No ritmo atual, estima-se que o passivo de auditorias poderia levar até 20 anos para ser totalmente resolvido, o que agrava ainda mais o cenário de acesso restrito.

“Diante desse contexto, é essencial que o debate sobre o futuro do Farmácia Popular considere três dimensões ao mesmo tempo: o acesso da população, a sustentabilidade econômica das farmácias e a responsabilidade fiscal do governo. O setor defende o equilíbrio entre esses pilares, garantindo que o programa siga gratuito para os cidadãos, mas com valores de repasse justos e baseados em critérios técnicos, assegurando a continuidade da dispensação em todo o território nacional”, complementa Maurício. “O Farmácia Popular precisa continuar sendo, acima de tudo, popular — acessível, sustentável e próximo das pessoas”, finaliza o profissional.


 

COLÉGIO DARWIN ANUNCIA TERCEIRA UNIDADE EM FORTALEZA

Sávio Paz

O Colégio Darwin anuncia a abertura de sua terceira unidade em Fortaleza, localizada na região Sul da cidade, consolidando um movimento de expansão planejado em 2023 e que previa três sedes até 2028. A meta foi alcançada com dois anos de antecedência, reflexo do sucesso da segunda unidade, inaugurada no bairro Dionísio Torres em 2024, e da confiança crescente das famílias na proposta pedagógica da escola, cuja primeira unidade fica localizada na Aldeota.

Com a nova sede, a “família Darwin” soma agora mais de 1 mil alunos, distribuídos entre as unidades, e projeta alcançar 1.450 estudantes até 2026, 150 deles já no primeiro ano de operação da unidade Sul. O quadro de colaboradores, que hoje reúne 200 profissionais, também acompanhará esse crescimento, chegando a 240 com a sede Sul, de modo a atender a demanda de alunos e famílias em expansão.

Segundo a direção, a escolha da região Sul se deve ao perfil consolidado e ao potencial de crescimento da área, cujas famílias têm grande afinidade com os valores e o método de ensino do Darwin. “Nosso compromisso é expandir sem perder a característica de proximidade com cada aluno e sua família. A nova sede nasce com essa identidade, mantendo o formato de uma série por turno e oferecendo acolhimento em cada etapa da vida escolar”, destaca Sávio Paz, diretor-geral do Colégio Darwin.

O Darwin Sul contará, já em 2026, com turmas do Infantil I (a partir de 1 ano de idade) até o 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O espaço soma 3.500 m², com ampla área verde, parquinhos, minicidade e salas de aula planejadas para estimular a convivência e o aprendizado. O investimento inicial foi de R$ 1 milhão na aquisição, somado a um plano de melhorias até 2027, incluindo a construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca, espaço maker, espaço socioemocional, além da ampliação da estrutura de salas de aula e modernização dos ambientes de lazer e aprendizado.

A inauguração da terceira unidade reforça a missão do Colégio Darwin de equilibrar crescimento com valores humanos. “Crescemos em número de alunos, colaboradores e metros quadrados, mas, acima de tudo, crescemos no compromisso de formar pessoas em um ambiente de acolhimento, inovação e propósito”, ressalta Paz.


 

PALCO RETRÔ NO GRAND SHOPPING

Foto divulgação

O Grand Shopping apresenta neste mês o Palco Retrô, uma programação musical que celebra diferentes épocas e estilos. As apresentações acontecem nos dias 18, 25 e 31 de outubro, na Praça de Alimentação, com entrada gratuita. O projeto promete envolver o público em uma viagem sonora que percorre sucessos nacionais e internacionais das décadas de 1970 a 2000.

A abertura será neste sábado (18) com a Banda Tremendão, conhecida por reviver clássicos que marcaram gerações. No sábado seguinte, dia 25, o som fica por conta do DJ Julinho Lemos, que traz uma mistura de ritmos e estilos que atravessam décadas da música popular. Encerrando a programação, na sexta-feira (31), o destaque será a Banda Music Vice, com show a partir das 19h.

As apresentações integram o calendário cultural do Grand Shopping, que realiza atividades musicais e recreativas aos fins de semana, valorizando artistas locais e oferecendo opções gratuitas de lazer para toda a família.

Serviço

Palco Retrô – Grand Shopping

18/10 (sábado) – Banda Tremendão (@bandatremendao)

25/10 (sábado) – DJ Julinho Lemos (@djjulinholemos)

31/10 (sexta-feira) – Banda Music Vice (@musicvicebanda), às 19h

Local: Praça de Alimentação (Piso L2) – Av. Frei Cirilo, 3840 – Messejana

Entrada gratuita


 

DORES NA COLUNA

Foto divulgação

As dores na coluna deixaram de ser um problema restrito aos mais velhos e hoje fazem parte da rotina de milhões de brasileiros, inclusive de adolescentes e jovens adultos. Segundo dados de 2024 do Ministério da Saúde e do IBGE, cerca de 27 milhões de adultos sofrem com doenças crônicas na coluna. Outros levantamentos apontam que mais de 50% dos brasileiros apresentam episódios de dor lombar ao longo do ano, o que reforça o alerta dos especialistas: o problema virou questão de saúde pública.

De acordo com o Dr. Plinio Linhares, ortopedista e especialista em coluna, o aumento dos casos entre os jovens é consequência direta do estilo de vida contemporâneo. “A geração atual passa horas sentada, olhando para telas e se movimenta muito pouco. O corpo humano foi feito para o movimento, e quando passamos o dia todo imóveis, os músculos que sustentam a coluna enfraquecem. Essa sobrecarga, somada à má postura, leva à dor precoce”, explica.

Os jovens de hoje e a coluna do futuro

O médico faz um alerta sobre o impacto desse comportamento a longo prazo. “Se nada mudar, veremos adultos de 40 e 50 anos com colunas de idosos. É um cenário preocupante, porque a dor crônica limita o trabalho, o lazer e reduz a qualidade de vida”, afirma Dr. Plinio. Segundo ele, a chamada “geração das telas” está envelhecendo com hábitos que favorecem doenças musculoesqueléticas. “A boa notícia é que, com prevenção e correção de postura, é possível reverter esse quadro antes que os danos sejam permanentes.”

Entre as medidas preventivas estão o fortalecimento do core (músculos do abdômen e da lombar), pausas durante o trabalho, alongamentos e ajustes ergonômicos em mesas e cadeiras. “Mudanças simples, como elevar a tela do computador à altura dos olhos e manter os pés apoiados, já fazem diferença”, orienta o ortopedista.

Dor na coluna nos mais velhos: envelhecer com movimento é essencial

Nos idosos, a dor na coluna costuma estar associada a degenerações naturais das articulações e discos vertebrais, mas o problema pode ser amenizado com hábitos saudáveis. “O envelhecimento não precisa vir acompanhado de dor. A prática regular de exercícios, especialmente atividades de baixo impacto como pilates, natação e caminhadas, ajuda a preservar a mobilidade e a força muscular”, explica Dr. Plinio Linhares.

Ele reforça, porém, que os cuidados devem começar ainda na juventude: “Quem chega aos 60 ou 70 anos com um histórico de sedentarismo e má postura tem muito mais chances de desenvolver dores crônicas. Cuidar da coluna hoje é um investimento para envelhecer com qualidade amanhã.”

Nem toda atividade física é indicada

O especialista também chama atenção para o risco de exercícios mal orientados. “Muitas pessoas tentam resolver a dor por conta própria e acabam piorando o quadro. Nem toda atividade física é benéfica quando há dor. É essencial procurar avaliação médica para definir o melhor tratamento e o tipo de exercício adequado”, ressalta.

Diagnóstico precoce e tratamentos modernos

O Dr. Plinio orienta que dores que persistem por mais de duas semanas, acompanhadas de formigamento, perda de força ou alteração na sensibilidade, sejam investigadas com urgência. “Hoje contamos com tecnologias modernas para diagnóstico e terapias menos invasivas, com recuperação mais rápida. Mas o ponto-chave é não normalizar a dor — ela é um sinal de que algo está errado”, conclui.


 

BTM 2025 INICIA COM PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Foto divulgação A 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM) teve início na manhã desta quinta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, em F...