Criado
em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo tradicional
DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do
impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de
Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior foi a ampliação de
sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e, neste ano,
contemplou também a capital do Estado.
O
festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do
Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia
Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por
atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da
moda fluminense.
Trazendo
um novo conceito de festival de moda a partir de uma proposta multiplataforma,
o ID:Rio concluiu sua segunda edição com êxito, movimentando o setor de moda do
Rio de Janeiro. Realizado na cidade de Niterói, o evento promoveu, durante os
dias 26 e 29 de janeiro, uma extensa programação de palestras, apresentações
musicais, oficinas e desfiles inéditos.
“O
ID:Rio esteve de braços abertos recebendo o público em diversas atividades
presenciais. Nosso evento teve como objetivo fomentar o empreendedorismo,
incentivando o trade de moda local e regional, promovendo a geração de renda e
a economia criativa. Ele veio para mostrar que nós temos uma enorme
possibilidade de fazer mais pelo trade da moda carioca e o melhor: fazer
diferente e de maneira especial, sempre. Está sendo e continuará sendo um
momento fantástico para a cidade de Niterói, assim como para o estado do Rio de
Janeiro. O festival foi um grande sucesso e estamos ansiosos para uma nova
edição”, destaca Claudio Silveira, idealizador do ID:Rio.
Desfiles
No
primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia
Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio apresenta Erica
Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie +
Track&Field” e “CCM”. A passarela do ID:Rio Festival recebeu os últimos
desfiles desta edição que, mais uma vez, fez história ao destacar o
protagonismo da moda carioca. No sábado, o público conferiu o trabalho da Dress
To, marca carioca de roupas femininas que conta com a essência da mulher atual
em cada modelo; o talento dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, direto de
Nova Friburgo, e, finalizando, o conceito das marcas Marju, destaque na moda
carioca pelas peças handmade atemporais e sustentáveis, com o upcycling
exclusivo da KITECOAT.
Shows
O
palco do ID:Rio recebeu uma multidão de fãs para noites históricas. Na
quinta-feira, 26, Fernando Rosa trouxe toda a energia da clássica disco music e
do soul. Na sexta, o encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que
com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da
carreira. Já no sábado, o ruivão Nando Reis trouxe um repertório recheado de
hits que fizeram o público cantar do início ao fim. A retirada dos convites
gratuitos para os shows foi realizada mediante inscrições via Sympla, com posto
de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói.
Talks
Com
correalização do Caderno Ela, as talks, realizadas de forma presencial e
transmitidas online pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube
(https://www.youtube.com/@idriofestival), fizetam com que o público tivesse
acesso a temas atuais nas discussões sobre estratégias, diversidade, negócios e
empreendedorismo. No primeiro dia, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou
o tema “Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV”. Para o
segundo talk da quinta-feira, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana
Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos,
falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a
Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.
No
segundo dia de programação, o público teve acesso aos temas: “O que é ser
sustentável hoje – como a indústria de energia pode ajudar a moda e
vice-versa”, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da
Enel Brasil, e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio.
Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel
Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema
“Upcycling: como se muda uma indústria?”.
O
sábado de ID:Rio 2023 agitou a agenda carioca com a programação multicultural
do festival que reúne a cadeia criativa de moda, entretenimento e
empreendedorismo. Pelo terceiro dia seguido, quem abriu o evento foram os talks
com temas que agregam e fazem a diferença no trade. Taciana Abreu, head de
sustentabilidade do Grupo SOMA, e Renata Abranchs, CEO da marca homônima de
consultoria de branding para moda, levaram ao público toda a sua bagagem sobre
as tendências e ferramentas digitais em 2023. Os ingressos foram adquiridos
gratuitamente por meio do Sympla.
Niterói
Solidária
Mais
de 2 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadados durante o
festival. Eles serão doados integralmente ao projeto Niterói Solidária, projeto
essencial que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Somos
Empreendedoras
O
ID:Rio recebeu o grupo Somos Empreendedoras, formado por mulheres que têm como
objetivo promover um ambiente sinérgico de valorização das integrantes, tanto
no âmbito pessoal quanto no profissional. Impulsionadas pelo lema de que
“juntas somos mais fortes”, elas estimulam a troca de experiências e vivências
como forma de crescimento e desenvolvimento de todas, cada uma em sua atividade
profissional. Além disso, as integrantes também têm como missão contribuir para
o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil e, sobretudo, na cidade de
Niterói.
Programação
na capital
E
entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o festival cruzou a ponte para ocupar a
Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentou
uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks
confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de
insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serviu como cenário
para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de
fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à
sustentabilidade, ao empreendedorismo e à inovação.
Multidisciplinar
e 100% gratuito, o ID:Rio voltou-se para profissionais de toda a cadeia
produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design,
administração, marketing e áreas afins.
O
ID:Rio 22/23 contou com o apoio da Prefeitura de Niterói, do Shopping Plaza,
Faculdade SENAI CETIQT e IED Rio, com realização da Equipe de Produção,
responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.
Assessoria
de Imprensa FESTIVAL ID:RIO — Capuchino Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário