quarta-feira, 6 de março de 2024

FESTIVAL ID:RIO

Claudio e Helena Silveira

Criado, em 2021, para promover o empreendedorismo sustentável da cadeia produtiva da moda fluminense, o Festival ID:Rio chega à terceira edição movimentando diferentes polos do trade em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida. No último dia 1º de março, o Evento teve sua abertura  oficial em Petrópolis, com um dia de palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Em pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.

No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

A presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini, ressalta que “todos os presentes nesta primeira edição do ID:Rio em Petrópolis puderam conferir um desfile fantástico, renovando a energia criativa que marca o polo confeccionista da Rua Teresa".

Claudio e Helena Silveira são os organizadores do ID: Rio Festival 2024, que teve abertura no Teatro Imperial, em Petrópolis

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “É muito simbólico estar aqui na Rua Teresa, com um evento que aborda o desenvolvimento e o futuro. Foi aqui que, ainda nos anos 70, os primeiros empreendedores de moda, vindos das grandes fábricas têxteis, se estabeleceram para assumir suas pequenas confecções e malharias. Nosso foco foi bem claro: dar um novo start para o comércio local e para o trade da moda aqui em Petrópolis. Essa iniciativa só se tornou possível pelo conjunto de nossos apoiadores: a Enel Brasil, que nos apoia desde a primeira edição; o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, representada por Danielle Barros; o Prefeito de Petrópolis, Rubens Bontempo; a Secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon; a presidente da ARTE, Denise Fiorini; e aos responsáveis por este incrível Teatro Imperial, Sabrina Korgut e Paulo Lopez.”

“Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus pólos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival é parte de uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade e para a disseminação dos conceitos de moda sustentável e economia criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual", observa o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo.

Silvia Guedon, Secretária de Turismo de Petrópolis (Turispetro), pontuou: “Petrópolis tem uma referência histórica na moda fluminense. Se retrocedermos um pouco na história da Rua Teresa e entendermos sua importância inicial, receber esse evento é importante para o setor abrir portas para novos talentos, e uma oportunidade para criarmos novos espaços no segmento. O turismo de compras ocupa um importante espaço na economia de Petrópolis. Muito nos honra receber o ID Rio e temos certeza de que o desfile da Rua Teresa é um marco para este momento de renovação”.

Após o primeiro fim de semana em Petrópolis, o ID:Rio 2024 chega a Niteró, com palestras do Enel Summit, uma série de desfiles no Salão Principal do MAC, feira de microempreendedores de moda e design, e um line-up de shows gratuitos, via Sympla, reunindo grandes nomes como Fernanda Abreu, Duda Beat, DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido.

O evento chega a  Niterói no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca "Lécia by Letícia Spiller", com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público pode conferir a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

No sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile "Coleção Energia by Almir França", 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. Ainda no sábado, o evento conta com show de Duda Beat.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo "Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global", encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

Já na capital carioca, na segunda-feira, 11/03, a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.

O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

SERVIÇO

01 e 02/03 – Petrópolis

Teatro Imperial e Rua Teresa

08 a 10/03 – Niterói - Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro - Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro

Instagram: @idriofestival

Programação online, através do Instagram @idriofestival

Convites gratuitos via Sympla.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“A Enel aposta na relevância de eventos como o ID Rio, que ajudam a impulsionar os profissionais da cadeia produtiva de moda local, o empreendedorismo feminino e os pequenos produtores. Com ações de formação gratuitas e pautadas na sustentabilidade, investimentos na parceria com este segmento, que consideramos estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio” , afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO ESTOU AQUI

Foto divulgação A perda de um ente querido é uma das experiências mais dolorosas da vida, e o luto que se segue pode agravar problemas de sa...