Como
capturar o aroma exato de uma flor viva? Essa é a pergunta que guiou anos de
estudos nos centros de pesquisas do Boticário, resultando na introdução da
Green In®, técnica proprietária e registrada pela marca, que promete redefinir
o modo como fragrâncias são concebidas.
A
inovação combina análise molecular e sustentabilidade para traduzir o aroma
natural de flores vivas em composições olfativas mais puras e fiéis à natureza.
A técnica, baseada no método Headspace (microextração em fase sólida), captura
moléculas diretamente das flores sem danificá-las, e as analisa por meio de
cromatografia gasosa — um processo que permite identificar o “DNA” olfativo de
cada espécie. “Com a Green In®, o Boticário reafirma seu compromisso com a
inovação sustentável e reforça sua posição como protagonista no avanço
tecnológico da perfumaria mundial. A técnica reflete nosso olhar para o futuro,
em que ciência e natureza coexistem para criar experiências únicas e
responsáveis”, afirma Gustavo Dieamant, Diretor de Pesquisa &
Desenvolvimento do Grupo Boticário.
A
partir desse mapeamento, o perfumista da marca, Cesar Veiga, recria acordes com
o auxílio do chamado nariz digital, ferramenta capaz de analisar e reproduzir
moléculas aromáticas com extrema precisão. O dispositivo já auxiliou o
Boticário na formulação de mais de 100 fragrâncias desde 2019.
O
nascimento de uma nova fragrância
A
estreia da Green In® acontece na concepção do novo acorde-assinatura de
Floratta, que traduz o encontro da delicadeza da rosa com a potência da
gardênia em combinação floral moderna e elegante.
O
processo de criação do acorde nasceu em 2022, a partir do Projeto Pequeno
Príncipe de Pesquisa Estratégica de Produto, iniciativa dedicada a estudar o
potencial olfativo das rosas cultivadas no Brasil. Pesquisadores do Boticário
avaliaram espécies em regiões como Curitiba, Holambra e Porto Alegre,
analisando fatores como solo, irrigação e luminosidade para entender como cada
variável influencia a intensidade e a pureza do aroma.
Após
visitas e análises em campo, as rosas na cidade
de Holambra se destacaram pelo poder olfativo e se tornaram a base do
estudo. A pesquisa evoluiu para uma colaboração entre o núcleo de inteligência
olfativa da marca e o perfumista César Veiga para criar um acorde e celebrar os
30 anos da linha Floratta.
Para
complementar a rosa e equilibrar o buquê, o grupo selecionou a gardênia,
escolhida após testes olfativos com outras espécies cultivadas no espaço
Quintana Herbal – centro de pesquisa próprio dedicado à criação de ingredientes
exclusivos. As duas flores foram então analisadas por meio da técnica Green
In®, que captura o aroma diretamente das flores vivas sem danificá-las.
Com
base nas moléculas coletadas, os perfumistas César Veiga e Natasha Côté (IFF)
desenvolveram um acorde exclusivo, que se tornou a nova assinatura olfativa de
Floratta.
O
resultado é uma percepção ampliada de naturalidade e frescor — sensações que
costumam se perder nos métodos tradicionais de extração. “Acreditamos que a
natureza fala e que a ciência é o que nos permite escutá-la. E por isso, o
nosso desafio foi traduzir o perfume da rosa viva — não apenas o seu cheiro,
mas o instante em que ela respira. A técnica Green In® nos permitiu captar esse
momento e transformá-lo em um acorde que carrega o frescor e a emoção do
natural”, destaca Cesar Veiga, perfumista do Boticário.
Inovação
e sustentabilidade fundamentam a perfumaria do boticário
A
sustentabilidade é um dos compromissos centrais do Boticário — inclusive na
perfumaria. A marca utiliza eco-álcool, uma matéria-prima renovável, em 100% de
suas fragrâncias, reforçando sua responsabilidade ambiental em toda a cadeia de
produção. Além disso, a marca foi pioneira ao investir em neurociência aplicada
à beleza com a criação do Neurolab, seu próprio laboratório dedicado a estudar
as respostas emocionais provocadas por suas criações olfativas. O Neurolab já
atua há anos, mensurando emoções antes mesmo de o mercado começar a falar sobre
o tema, em parceria com especialistas globais em embalagens, formulação e
perfumaria — colocando a ciência no centro da experiência sensorial.
O
Boticário é também a única empresa de cosméticos brasileira a contar com um
Centro de Pesquisa sobre o Olfato (CPO). Desde os anos 1990, a companhia aplica
técnicas inovadoras como o headspace — que captura o cheiro de ambientes ou
objetos — e desenvolve estudos sobre os efeitos emocionais das fragrâncias,
antecipando tendências que só se consolidariam globalmente durante a pandemia.
Sobre
O Boticário
O
Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo
Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi
inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de
Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e
com presença em 15 países. O Boticário
conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados
pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce.
Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de
logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer
parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de
estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar,
Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro
de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como
perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**
Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de
franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário