segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PARCERIA ENTRE INSTITUTO ATLÂNTICO E M. DIAS BRANCO CAPACITA GESTORES EM CIÊNCIA DE DADOS

Foto divulgação

O Instituto Atlântico e a M. Dias Branco, maior fabricante de massas e biscoitos do Brasil, firmaram uma parceria para capacitar gestores em temas estratégicos como Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina (Machine Learning). A formação está sendo conduzida por meio do Atlântico Avanti, unidade educacional do Instituto voltada à qualificação em tecnologias emergentes, com o objetivo de fortalecer a cultura de dados na organização e preparar suas lideranças para a tomada de decisões baseada em evidências. Nesta etapa inicial, participam 20 gestores, entre gerentes, coordenadores e especialistas.

Com carga horária total de 100 horas e formato híbrido, o curso intitulado “Letramento em Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina” aborda desde os fundamentos da literacia de dados até tópicos avançados como modelagem de IA confiável, análise de dados em tempo real, storytelling analítico e ética no uso de dados. As aulas são distribuídas entre encontros presenciais na sede da M. Dias Branco, sessões remotas ao vivo e trilhas de aprendizado assíncronas, disponibilizadas exclusivamente na plataforma Atlântico Avanti.

A proposta pedagógica combina teoria e prática com a utilização de exemplos reais e documentos simulados do cotidiano corporativo, aproximando os participantes dos desafios atuais da indústria. A iniciativa também representa um movimento estratégico das duas instituições em prol da transformação digital no setor produtivo nacional.

“Acreditamos que a ciência de dados deixou de ser uma tendência para se tornar uma competência essencial para quem lidera pessoas, processos e resultados. Com essa formação, queremos apoiar a M. Dias Branco em sua jornada de inovação com propósito, preparando seus gestores para uma atuação cada vez mais analítica, colaborativa e sustentável”, destaca Carlos Pompeu, Gerente Executivo de Operações de Serviços Educacionais do Instituto Atlântico.

O programa reforça o compromisso do Atlântico com o desenvolvimento de talentos e a construção de pontes entre a pesquisa aplicada, o mercado e os desafios concretos da sociedade brasileira.

Sobre o Atlântico

O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII.

Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos  Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento.

Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento  de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.

Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, pelo oitavo ano consecutivo, conquistou posição de destaque no ranking do GPTW. Saiba mais: www.atlantico.com.br.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRÊMIO OSMUNDO PONTES

Foto divulgação A força da literatura cearense se renova com o recorde de 41 obras inscritas na 19ª edição do Prêmio Osmundo Pontes de Liter...