Cada
vez mais, o conceito ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente,
responsabilidade social e governança, vem ganhando força nas empresas. Se antes
se restringia a círculos especializados, atualmente é um termo amplamente usado
nas corporações e está diretamente relacionado aos lucros, mostrando que não é
uma tendência passageira.
Segundo
pesquisa do Global Consumer Insights Pulse Survey, realizada pela PWC, metade
dos consumidores do mundo buscam se relacionar com marcas que aplicam as
práticas ESG. No Brasil, 39% dos consumidores estão mais atentos aos fatores
ambientais, já 49% se preocupam com fatores sociais, como apoio aos direitos
humanos e diversidade, e 55% consideram mais relevantes os fatores de
governança, entre eles ética e transparência.
O
termo ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e foi criado em
2004 em uma publicação Who Cares Wins, do Pacto Global em parceria com o Banco
Mundial. Os critérios estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que
envolve a ONU e várias entidades internacionais.
O
Ceará conta com organizações que se destacam nessa prática. Entre elas está a
Rede de Farmácias Santa Branca, que vem fazendo ações relacionadas a ESG há
mais de dez anos, embora tenha fundado seu setor de ESG este ano. “O objetivo
do novo setor é cuidar das nossas atividades para que possamos impactar
positivamente os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, a
comunidade próxima e o planeta como um todo. Para isso, adotamos ações para
diminuir os impactos no meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento da
nossa comunidade e ter sempre ética e transparência nas nossas ações e
relações”, destaca Lora Almeida, gestora de ESG e Projetos na Rede de Farmácias
Santa Branca.
A
rede de farmácias está se preparando para inaugurar em abril uma Usina de
Energia Solar. “Com ela, a Santa Branca vai operar todas as suas lojas e a sede
somente com energia limpa”, destaca Maurício Filizola, diretor da Confederação
Nacional do Comércio e Presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. “Para 2023
também queremos promover mais ações voltadas para a comunidade, com novos
serviços gratuitos e atividades de conscientização de temas relacionados à
saúde e bem-estar físico e emocional”, contou Maurício Filizola.
Uma
das primeiras ações e que continua em andamento é o projeto “Descartômetro”, em
que a rede de farmácia recebe medicamentos vencidos dos clientes e os descarta
da forma correta, com menos impacto para o meio ambiente. Outro projeto é o
Cãomunidade, que oferece água e ração para animais de rua que frequentam o
entorno de algumas das lojas. Destaque também para a Ecobag Santa Branca, com
artes feitas por artistas cearenses com foco nos ecossistemas que são poluídos
pelo homem. “A ecobag evita o uso de até 1.000 sacolas plásticas. Até agosto
deste ano, foram vendidas 2568 unidades”, explica Lora Almeida.
A
Santa Branca também contribui com várias instituições cearenses que têm um
trabalho essencial na vida daqueles que mais necessitam, seja no âmbito social
ou de saúde, entre eles a Associação Peter Pan, Hospital SOPAI, Instituto Vida
Videira, Instituto Promover e ONG Unidos pelos Animais. “Este ano conseguimos
implantar a reciclagem na nossa sede e também abolimos o uso do copo plástico
descartável dentro da empresa, inclusive nas lojas, oferecendo outras opções
recicláveis e presenteando nossos
funcionários com uma garrafinha de água reutilizável”, frisa Lora Almeida.
Sobre
a rede de Farmácias Santa Branca
Fundada
em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias
Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está
presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado
do Ceará, somando 19 lojas, uma distribuidora e um centro de distribuição.
Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo
conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes
legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem
a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços
do mercado como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário