quarta-feira, 8 de março de 2023

TEATRO DOS SENTIDOS E ARTE INCLUSIVA

Paula Wenke

A cultura, mais do que nunca, tem se tornado uma ferramenta de democratização e, principalmente, de inclusão. Em suas mais diferentes formas e manifestações, a arte é feita – e consumida – por um público cada vez mais plural. É a partir dessa premissa que aconteceu em Fortaleza, no dia 08 de março, das 8h às 12h, o seminário “Teatro dos Sentidos e Arte Inclusiva”, voltado para gestores públicos, artistas, estudantes, arte-educadores e demais interessados pelo tema, que abordou as possibilidades de fortalecimento da arte inclusiva, principalmente para jovens e adultos com cegueira ou baixa visão em teatro.

A programação do encontro, que foi realizado na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), responsável pelo evento, contou com a participação de representantes de órgãos públicos do Estado, dentre setores da sociedade civil e de educação. O público teve a chance de conferir a intervenção “Nós Fazemos Teatro!”, com o grupo Olho Mágico, formado por artistas com deficiência visual.

Quem também foi ao seminário foi Paula Wenke, professora de Artes Cênicas, licenciada pelo MEC na formação de atores e diretora artística, que vai falar sobre o Teatro dos Sentidos. Trata-se de uma técnica criada por ela, especialmente para uma plateia de deficientes visuais ou com os olhos vendados. Também é caracterizada pela utilização de textos particularmente adaptados e pela máxima estimulação dos sentidos remanescentes (audição, olfato, tato e paladar).

“Dessa forma, é possível trazer ao espectador uma enorme riqueza de sensações e total compreensão da história encenada”, destaca Wenke, que possui um histórico de militância pela arte inclusiva.

O seminário “Teatro dos Sentidos e Arte Inclusiva” foi aberto ao público, sem a necessidade de inscrição prévia, mediante a troca solidária de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às refeições da Sociedade de Assistência aos Cegos. As vagas são por ordem de chegada, com capacidade máxima para 100 pessoas.

Trata-se de uma ação do projeto “Espaço de Inclusão Cultural Social e Atitudinal para Pessoas com Deficiência Visual", aprovado pelo edital II Escolas Livres da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DA CPI DA ENEL PARA OUVIR O DEPOIMENTO DE REPRESENTANTES DA EMPRESA

CPI DA ENEL A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, presidida pelo vereador Pedro Matos (Avante), dará continuidade aos trabalhos...