Com a
aproximação do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, muitas empresas já
se preparam para ações especiais com o intuito de atrair e fidelizar seus
clientes. Apesar da data este ano cair no sábado, diversos empreendedores
aproveitam para realizar a semana do consumidor e oferecer promoções ao longo
de todos os dias úteis antecedentes.
De
acordo com o estudo NuvemCommerce 2025, 39% dos empreendedores online afirmam
que irão realizar ações durante o período, com foco na atração e na manutenção
de sua base de consumidores. Além disso, a Nuvemshop estima que no ano passado,
somente durante a semana do Dia do Consumidor, pequenas e médias empresas
faturaram mais de R$88 milhões.
Para o
consultor de negócios Wosley Nogueira, o Dia do Consumidor não se limita a ser
uma data para impulsionar as vendas, mas deve ser vista como uma oportunidade
estratégica para fortalecer o relacionamento com os clientes. “Além das
promoções e descontos, o mais importante é entregar uma experiência
personalizada ao consumidor, mostrando que a empresa se preocupa com suas
necessidades e está disposta a oferecer um atendimento diferenciado”, explica
Nogueira.
O
consultor ainda ressalta a importância de estratégias de fidelização, como a
criação de programas de recompensas e o envio de ofertas exclusivas para
clientes recorrentes. Wosley acredita que o Dia do Consumidor é uma data
crucial para encantar os consumidores e garantir que eles voltem a comprar e
recomendem a marca. “Manter um relacionamento próximo e transparente com os
clientes é essencial para construir um vínculo duradouro e promover a
lealdade”, afirma.
Com o
mercado cada vez mais competitivo, as ações de fidelização durante o Dia do
Consumidor podem não apenas gerar um aumento imediato nas vendas, mas também
impulsionar o crescimento sustentável de longo prazo para as empresas que
souberem aproveitar a data de maneira estratégica.
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