segunda-feira, 15 de setembro de 2025

PROGRAMA AGILIZO CULTURAL

Bia Moura

A cena cultural da cidade segue ganhando reforço com o Agilizo Cultural, programa de formação da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), que está com inscrições abertas para oficinas gratuitas em diferentes Regionais.

Neste primeiro ciclo, que acontece entre setembro e outubro, serão disponibilizadas mais de 1.200 vagas gratuitas em seis oficinas distribuídas pelas 12 Regionais. Até 24 de setembro estão com inscrições abertas a oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais, ofertada nas 12 Regionais, além das formações de Mapa Cultural, Criação de Portfólio, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas na Regional 10.

Ainda estão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para as oficinas: Prestação de Contas para Projetos Culturais, nas Regionais 1 a 8; Mapa Cultural e Criação de Portfólio nas Regionais 7 e 8; Elaboração de Projetos Culturais, na Regional 8; e Qualificação de Pareceristas, com participação aberta a todas as Regionais. As formações são conduzidas por diversos oficineiros.

Oficinas com inscrições abertas de 15 a 24 de setembro

De 15 a 24 de setembro, os fazedores culturais podem se inscrever na Oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais, que acontece simultaneamente nas 12 Regionais: nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 18h às 21h, no Cuca Barra (Regional 1), com Lara Lima; na Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes (Regional 2), com Thamyle Vieira; na Sede da Regional 3, com Marcos Rodrigues; e no Instituto Imparh (Regional 4), com Luiza Torres. Na mesma data, a atividade ocorre das 14h às 17h no Centro Cultural do Canindezinho (Regional 5), com Ana Patrícia Moura, e na Sede da Regional 6, com Idalícia Estrela. Já nos dias 2 e 3 de outubro, a oficina segue na Escola Prof. Francisco Mattos Dourado (Regional 7), com Lara Lima; no Cuca José Walter (Regional 8), com Luiza Torres; no Cuca Jangurussu (Regional 9), com Marcos Rodrigues; no Cuca Pici (Regional 11), com Ana Patrícia Moura; e no Centro Cultural Belchior (Regional 12), com Bárbara Cunha. Os horários variam entre 9h às 12h, 17h30 às 20h30 e 18h às 21h.

A Regional 10 concentra também uma programação diversificada no Cuca Mondubim. No dia 1º de outubro, das 18h às 21h, ocorre a Oficina de Mapa Cultural, com Lara Monteiro. Nos dias 2 e 3 de outubro, serão realizadas a Oficina de Criação de Portfólio, das 18h às 21h, com Daniel Firmino, e a Oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais, das 9h às 12h, com Idalícia Estrela. Entre 7 e 10 de outubro, das 18h às 21h, acontece a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Caio Cysne, seguida da Oficina de Prestação de Contas para Projetos Culturais, de 14 a 16 de outubro, também das 18h às 21h, com Cícero Gondim.

Oficinas com inscrições abertas até 17 de setembro

Outras oficinas também seguem abertas até o dia 17 de setembro dentro da programação do Agilizo Cultural. A de Prestação de Contas para Projetos Culturais acontece de 24 a 26 de setembro nas Regionais 1 a 7, com diferentes ministrantes, e de 7 a 9 de outubro na Regional 8, com Cícero Gondim. A de Mapa Cultural, com Lara Monteiro, será nos dias 22 e 24 de setembro, nas Regionais 7 e 8. Já a de Criação de Portfólio, com Daniel Firmino, ocorre em 23 e 24 de setembro na Regional 7 e em 25 e 26 de setembro na Regional 8. A de Elaboração de Projetos Culturais, com Caio Cysne, será de 30 de setembro a 3 de outubro, também na Regional 8.

Com foco em políticas públicas, a Oficina de Qualificação de Pareceristas Culturais – Edital Cultura Viva será realizada no Centro Cultural Belchior nos dias 24 e 25 de setembro, abordando temas como diversidade cultural, ética, acessibilidade e práticas de parecer.

Como participar

Para participar, as pessoas interessadas devem efetuar inscrição por meio do preenchimento de formulário on-line, no prazo indicado para cada uma das formações disponíveis em cada Regional. O formulário virtual estará disponível no Portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br) e na bio do @culturadefortaleza. 

No caso do número de inscrições superar a quantidade de vagas ofertadas, será priorizado o atendimento de pessoas com Ensino Fundamental ou Médio; moradoras da Regional onde a oficina será ministrada e não contemplados em ações formativas anteriores da Secultfor. Caso haja empate de critérios, será considerada a ordem de inscrição.

Até o final do ano, o Agilizo Cultural realizará três ciclos de oficinas e workshops, fortalecendo artistas, produtores(as), coletivos, técnicos, conselheiros, agentes culturais a acessar editais e ampliar sua atuação no campo cultural, bem como qualificar o corpo técnico da Secretaria da Cultura.

Agilizo Cultural

Agilizo Cultural é um programa de formação gratuita para trabalhadores da cultura, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Os temas trabalhados nasceram diretamente da participação social no Cultura na Calçada, programa de escuta e diálogo da Secultfor que percorreu as 12 Regionais de Fortaleza, entre junho e julho, para identificar as demandas de agentes culturais e das comunidades.

O programa é executado pela Rede Cria, com recursos do Governo do Ceará – por meio do Fundo Estadual da Cultura (FEC), destinados aos Fundos Municipais de Cultura via Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) – e pela Mercúrio Produções, com recursos do Governo Federal, a partir da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A iniciativa conta com apoio do Centro Cultural Belchior e da Vila das Artes, equipamentos da Secultfor geridos em parceria com o Instituto Cultural Iracema, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal da Juventude, por meio da Rede Cuca e do Centro Cultural Canindezinho, este último gerido em parceria com o Instituto Juventude Inovação; do Instituto Imparh e do Zona Viva de Cultura, Tecnologia e Qualificação, projeto do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS).

Serviço: Agilizo Cultural - Programa de Formação da Secultfor para trabalhadores da Cultura – Inscrições Abertas

30 vagas para pareceristas do Edital Cultura Viva e 20 vagas para as demais oficinas

Acesso gratuito mediante inscrição: bit.ly/agilizocultural

Agenda completa do Ciclo 1: bit.ly/agendaagilizocultural


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHEIRO DE PÃO: CIÊNCIA E TÉCNICA FAZEM A DIFERENÇA NA PRODUÇÃO ARTESANAL

Foto divulgação O segredo dos pães de fermentação natural (levain) da Cheiro do Pão, nicho escolhido pelo padeiro cearense Brunno Malheiros,...