terça-feira, 2 de setembro de 2025

DOE MEDULA. DOE VIDA. DOE DE CORAÇÃO

Foto divulgação

Na manhã desta terça-feira (2), a Fundação Edson Queiroz deu início à 23ª edição da campanha Doe de Coração, iniciativa de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Realizado no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza, o evento reuniu gestores, professores, alunos, colaboradores, representantes da saúde, transplantados e convidados em um momento marcado por emoção e compromisso social.

Com o tema “Doe medula. Doe vida. Doe de coração.”, a edição deste ano volta-se especialmente para a sensibilização em torno da doação de medula óssea. A coordenação é da biomédica Daniela Monteiro, professora do curso de Biomedicina da Unifor.

Abertura oficial

A solenidade foi aberta com a apresentação do Coral Unifor, que entoou a música-tema da campanha, “Doador”, de Edinho Vilas Boas e Xico Torres. Em seguida, foram exibidos vídeos de apresentação da nova marca e da programação oficial da Doe de Coração 2025.

Na composição da mesa, participaram:

Manoela Queiroz Bacelar, vice-presidente da Fundação Edson Queiroz;

Igor Queiroz Barroso, curador da Fundação;

Randal Pompeu Martins, reitor da Unifor;

Luany Elvira Mesquita Carvalho, diretora do Hemoce;

Lia Brasil, diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor;

Daniela Monteiro, coordenadora da Doe de Coração 2025,

Wilson Neto, artista visual responsável pela identidade visual da edição.

Discursos de esperança e compromisso

Em seu discurso, Manoela Queiroz Bacelar ressaltou a responsabilidade da Fundação em manter vivo o legado da campanha, que desde 2003 mobiliza a sociedade cearense em prol da solidariedade.

“Nosso objetivo é claro: ampliar a conscientização sobre a doação de medula óssea e contribuir de forma efetiva para a redução da fila de espera por transplantes no Ceará. Que possamos transformar dor em esperança”, destacou.

A coordenadora da edição, Daniela Monteiro, reforçou o apelo para que mais pessoas se cadastrem como doadoras.

“O cadastro pode ser a única chance de cura para quem luta contra doenças graves de sangue, como leucemias e linfomas. Cada gesto importa. Cada atitude salva”, afirmou.

Representando a Secretaria da Saúde do Estado, Luany Elvira Mesquita Carvalho destacou o papel do Ceará como referência na área e explicou que a compatibilidade para transplantes de medula ainda é rara, o que torna essencial o aumento de doadores cadastrados.

“Quando você doa, não cuida apenas da vida de um paciente, mas também de toda uma família, até de gerações futuras”, declarou.

Já o artista Wilson Neto, responsável pela identidade visual desta edição, trouxe em sua fala a perspectiva da arte como meio de transformação social.

“Acredito que a doação de órgãos e tecidos funciona de maneira semelhante à arte. Quando doamos, não estamos apenas entregando algo que possuímos. Transformamos esse gesto em um ato que cria novos significados, vínculos e esperanças. Assim como na pintura, a vida se fortalece quando se conecta com a solidariedade”, disse.

Ele também falou sobre identidade desta edição, que é inspirada em sua série "Documentários", onde imagens e símbolos do cotidiano se entrelaçam em novas narrativas.

Encerramento com os embaixadores da campanha

A solenidade também contou com a participação dos embaixadores da Doe de Coração. O arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Falcão, gravou um vídeo especial de apoio à campanha. Já a jornalista Marina Alves, egressa da Unifor, encerrou o evento com uma mensagem de solidariedade e superação exibida em vídeo.

Programação estendida

Durante todo o mês de setembro, a Doe de Coração 2025 promoverá ações sociais, episódios de podcast, exibição permanente de filmes e uma jornada acadêmica, ampliando o alcance da mensagem e aproximando a população da causa.

Com mais de duas décadas de história, a campanha se consolida como uma das maiores iniciativas de mobilização pela doação de órgãos e tecidos no Ceará, reafirmando a missão da Fundação Edson Queiroz de transformar vidas por meio da solidariedade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM APRENDIZ CERBRÁS

Foto divulgação A Cerbras, indústria cearense de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão, vai promover um mutirão de seleção para jovens apr...