Em
junho deste ano, a Virgin Galactic realizou seu primeiro voo comercial rumo ao
espaço sideral. A empresa, parte do grupo britânico Virgin - que atua nos
mercados musical, de transporte, telefônica, alimentação, turismo e até Fórmula
1 -, desenvolve espaçonaves para levar turistas e cientistas em lançamentos
suborbitais. No último dia 20, completam-se 54 anos desde que os
norte-americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin chegaram à lua, conquista que
parece ser o sonho de muita gente. Esqueça as Maldivas: de olho no lazer do
seleto grupo de bilionários, o Hurb, empresa de tecnologia que está no mercado
do turismo há mais de 12 anos, conta um pouco mais sobre essa e outras experiências
extravagantes que atraem quem está com dinheiro sobrando na conta.
O
primeiro voo comercial para o espaço foi curto, com cerca de 20 minutos, nos
quais os passageiros experimentaram a sensação de gravidade zero. Com seis
representantes da Força Aérea e da própria Virgin a bordo, a experiência foi um
sucesso. No próximo dia 10, a empresa realiza sua segunda missão, levando um
grupo de três britânicos, que foram premiados com a oportunidade em um sorteio
da instituição sem fins lucrativos Space for Humanity. Mas a lista de espera
daqueles que também querem chegar às alturas é longa: Leonardo Dicaprio, Tom
Hanks e Lady Gaga são alguns nomes entre os mais de 800 que toparam desembolsar
o mínimo de US$250 mil para chegar lá. Agora, a Virgin Galactic se junta a
nomes como SpaceX e Blue Origin, que também buscam levar turistas ao espaço em
breve.
Mas
ver o planeta de longe não é a única forma de viver uma experiência turística
extrema. Aqui na Terra mesmo, há muitas formas de viver desafios que se misturam
ao lazer. Abaixo, o Hurb lista quatro destinos para aqueles que não precisam se
preocupar com as contas a pagar.
A
Madison Engineering oferece expedições para picos nevados na Ásia, Europa e
América do Norte. Para escalar os montes Everest e Lhotse, no Nepal, numa
jornada de 42 dias, com direito a parada em quatro acampamentos na montanha e
respiração por tanques de O2, os turistas desembolsam US$93,5 mil, no mínimo.
Já quem quiser usar o telefone, wi-fi ou tomar um café quentinho na altitude
acima dos 8 mil metros, vai precisar abrir novamente a carteira.
Fundada
pelo montanhista Garrett Madison, a empresa é especializada no ramo. Mas não se
volta apenas para o mercado de luxo. Para subir o Mount Baker (Washington/EUA),
por exemplo, o investimento é de apenas US$1.295,00 por pessoa. Os quatro dias
de percurso se dividem em um de preparação, dois para a subida e a descida do
monte e um de descanso na base no pé da geleira.
Os
custos, no entanto, não se limitam ao preço do passeio. Para segurança própria,
é necessário investir ainda em camadas e camadas de roupas térmicas, sapatos e
meias apropriadas, além de equipamentos como lanterna de cabeça, capacete e
crampons - adereços pontudos que ajudam a fincar os pés na neve.
Falando
em temperaturas abaixo de zero, a operadora de Cruzeiros Silversea também
oferece uma boa opção de experiência extrema. Parte do que torna o mercado de
luxo desejável se baseia na sensação de exclusividade, ou seja, do fato de que
poucas pessoas teriam acesso a ele. Isso também se aplica ao Turismo. A
Antártida, por exemplo, é um destino que oferece ao visitante a oportunidade de
contato com a natureza inóspita e silenciosa. Você não encontrará centenas de
turistas passeando por lá.
É
possível fazer a expedição de navio pagando valores a partir de US$11.300,00.
Já a opção mais completa do passeio atinge o preço de US$116 mil por hóspede,
permitindo usufruir a suíte mais cara da embarcação - 173m², com salas de estar
e jantar, closet, banheira com vista. O trajeto até o continente de gelo inclui
paradas em 8 portos no Chile e nas Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul. Os
tripulantes podem realizar trilhas e andar de caiaque em pontos específicos.
Cafeteria, restaurantes, spa, salão de beleza, biblioteca e piscina completam
as comodidades disponíveis no navio.
Para
o verão, alguns dos destinos mais exclusivos estão em ilhas. No Caribe
venezuelano, a Ilha Calivigny tem menos de 1 km² de extensão. A ilhota
privativa recebe até 40 convidados, em três casarões, por US$130 mil na alta
temporada - sendo o período mínimo de estadia de sete dias. Uma equipe de 80
pessoas colabora no cuidado dos hóspedes e do espaço, como chef de cozinha,
mordomo, recreador infantil, entre outros. Ainda assim, aqueles que asseguram o
local costumam levar o próprio staff para garantir o máximo conforto. Quadra de
tênis, cinema e equipamentos para realizar uma variedade de esportes aquáticos
fazem parte das instalações.
Consegue
imaginar uma suíte de 836m²? Em Las Vegas, o Palms Casino Resort abriga em seu
último andar a suíte Empathy, com obras originais do artista plástico Damien
Hirst. Um final de semana no quarto sai por US$200 mil, mas não basta ter
dinheiro para pagar o valor: é necessário se inscrever na página do hotel, que
avalia o perfil do viajante e decide se aceita a reserva. O hotel 5 estrelas
está no coração da cidade e conta com spa, cassino e balada próprios, sendo um
dos mais exclusivos do mundo.
Há
alguns anos, a empresa Orion Span anunciou o lançamento da Aurora Station -
cápsula suborbital que funcionaria como estação espacial comercial. Dessa
forma, acessível para turistas que estivessem dispostos a investir cerca de
US$9 milhões na experiência. Seria
possível passar 12 dias aproveitando o passeio espacial na pequena nave, onde é
possível experimentar gravidade zero, participar de testes científicos e
avistar a aurora boreal por uma nova perspectiva. O lançamento estava previsto
para 2021, mas, no ano passado, a empresa anunciou que estava finalizando suas
operações. Por enquanto, essa ainda é uma experiência restrita a astronautas.
Sobre
o Hurb
imprensa@hurb.com
O
Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior
plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens
através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes
através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da
preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa
vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do
turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes
cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores
nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo
mundial. Com sede no Rio de Janeiro, a marca global atua em todo o Brasil e no
exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e
Montreal (Canadá).
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