Com
atuação consistente há mais de quatro décadas na conservação ambiental e
promoção do consumo consciente, o Boticário assumiu por um dia a abertura da
trama das 21h da TV Globo, Renascer. Na ação inédita, que foi ao ar na última
quarta-feira (12), a empresa alterou a abertura da novela para sensibilizar e
mobilizar o público em prol de uma mudança: reconstruir a relação com o
planeta.
Assinada
pela AlmapBBDO, a ação faz parte de uma agenda consistente do Boticário que
busca reforçar seu principal território de atuação em sustentabilidade, gerando
impacto positivo por meio de redução, circularidade e reciclagem de resíduos
sólidos. As paisagens naturais do país, características da abertura original,
foram substituídas por imagens reais que retratam os impactos da poluição e do
descarte incorreto de resíduos no meio ambiente. A abertura inédita de Renascer
foi ao ar na última quarta-feira (12) e levantou um chamado para a construção
de um futuro mais sustentável, pautado na reflexão e no papel de cada um para
uma transformação coletiva.
Após a
abertura, a atriz Eli Ferreira, que interpreta a professora Lu na trama,
comunicou a iniciativa da marca e fez um convite para o público,
direcionando-os ao Para Quem Doar, plataforma da Globo que conecta brasileiros
que querem fazer doações a projetos sociais de todo o país. Por meio de um QR
Code, foi possível acessar o site e encontrar iniciativas de impacto para
apoiar.
O
ineditismo da ação reflete o DNA inquieto da marca e o desejo de transformar
por meio da beleza, segundo Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação
do Grupo Boticário. “Nosso compromisso com sustentabilidade é intrínseco à
nossa trajetória e segue enquanto pilar estruturante do negócio após 47 anos de
atuação. Nossas iniciativas de impacto socioambiental de hoje estão dedicadas,
sobretudo, a ações concretas em prol de um futuro mais sustentável,
acompanhadas pela urgência da preservação ambiental", explica.
A
estratégia de criação, integrada e viabilizada pelo formato inédito de mídia
pensada para Renascer, vai além do universo de produtos e incentiva a mudança
da relação das pessoas com o planeta, chamando a atenção por meio de imagens
que revelam a degradação ambiental. “Sempre buscamos criar e produzir projetos
em novos formatos. Por isso, ficamos muito felizes ao viabilizarmos essa ideia
inédita junto à Globo, alterando a abertura de uma novela. Tudo para chamar a
atenção para uma causa tão urgente e com a qual o Boticário se identifica
profundamente, realizando ações efetivas há anos”, comenta Marco Giannelli
(Pernil), CCO da AlmapBBDO.
“A
ação de O Boticário em ‘Renascer’ mostra como é possível aliar boas ideias de
forma criativa, original e que reverbere mensagens importantes para a
sociedade. Quando o conteúdo de nossos produtos encontra parcerias que endossam
os valores no qual acreditamos, ampliamos discussões que são pertinentes para
todo mundo”, reforça Claudio Paim, diretor de Produtos Publicitários da Globo.
SUSTENTABILIDADE
É UMA JORNADA COLETIVA
Pautado
por uma atuação responsável, O Boticário se preocupa em, mais do que adotar
conceitos, ter um comprometimento, na prática, com a responsabilidade
ambiental. A marca possui o maior programa de logística reversa do país, em
pontos de coleta, no setor de beleza, o Boti Recicla, que foi criado em 2006 e
conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo país.
Para estimular o descarte correto, O Boticário oferece descontos para quem
entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de
cosméticos), em qualquer ponto físico ou até mesmo, para as revendedoras de
venda direta. Além de reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada dos
resíduos, o Boti Recicla traz a possibilidade de geração de renda para as
famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras e contribui
na frente de contrapartidas sociais.
No ano
passado, para ampliar o compromisso com a economia circular, O Boticário e
Google firmaram uma parceria estratégica, que vai ao encontro da alta demanda
de consumidores que gostariam de descartar seus resíduos da maneira correta.
Sendo assim, o Google Maps adicionou mais de 7 mil pontos de coleta por todo
país.
Já em
janeiro deste ano, O Boticário foi até uma das maiores e mais importantes
bacias hidrográficas do Brasil, a Baía de Guanabara, para fazer um alerta à
população sobre como o descarte incorreto de resíduos sólidos pode afetar o
cheiro de áreas naturais. Referência em perfumaria, foi a primeira vez que a
marca produziu uma fragrância não comercializada, que possui o objetivo central
de gerar sensibilização e conscientização sobre a degradação do meio ambiente.
Sobre
O Boticário
O
Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo
Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi
inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de
Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e
com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto
por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais
de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a
marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do
Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um
compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realizar testes em
animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário