terça-feira, 30 de julho de 2024

CORAÇÃO AZUL

Biblioteca azul

A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – se une à Campanha Coração Azul, iniciativa promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que visa dar visibilidade e alertar contra o tráfico de pessoas. A adesão ao movimento se dará por meio da iluminação da Biblioteca Central da Unifor na cor azul na próxima quinta-feira, 1º de agosto, das 18h às 22h. Esta ação simboliza o apoio da universidade à causa e reforça seu compromisso com questões sociais que assolam o Ceará e o Brasil.

No Brasil, é realizada anualmente a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Durante essa semana, ações de visibilidade e conscientização são realizadas em todo o país, com apoio de uma rede ampliada de atores da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. No Ceará, a campanha conta com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos (Sedih), que atua com a temática por meio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Em alusão à campanha, equipes da Sedih realizam ações de conscientização e mobilizam instituições locais para dar visibilidade ao tema.

Durante a Semana Nacional de Mobilização, que acontecerá este ano de 29 de julho a 2 de agosto, diversas atividades, como seminários, rodas de diálogo, distribuição de materiais e blitzes educativas, serão realizadas em todo o Brasil para ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade. Essas ações visam envolver instituições públicas e privadas, além de redes de apoio, na luta contra o tráfico de pessoas, promovendo a difusão de informações e boas práticas.

A Unifor se une a essa importante iniciativa mundial, destacando a importância da conscientização e mobilização para o enfrentamento do tráfico de pessoas, bem como a relevância de ações contínuas e integradas para a prevenção e combate a esse crime. Com a participação na campanha Coração Azul, a universidade reforça seu papel ativo na promoção de causas sociais, reafirmando seu compromisso em apoiar e dar visibilidade a iniciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados pela sociedade. A iluminação da Biblioteca Central é um lembrete visual do esforço coletivo necessário para erradicar o tráfico de pessoas e proteger as vítimas desse crime.

Sobre a Campanha Coração Azul

Promovida internacionalmente pelo UNODC, a Campanha Coração Azul coincide com o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, instituído em 30 de julho pela Assembleia Geral da ONU através do Art. 14 da Lei nº 13.344/2016. A iniciativa, lançada em 2009 no Prêmio Mundial das Mulheres em Viena, na Áustria, visa aumentar a conscientização sobre o tráfico de pessoas, incentivando governos, autoridades policiais, serviços públicos e a sociedade civil a aprimorar esforços para prevenção, identificação e apoio às vítimas, além de combater a impunidade.

O Brasil aderiu à campanha Coração Azul em 2009, com o objetivo de promover a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas entre diversos estratos da sociedade brasileira, divulgar boas práticas, e fomentar a prevenção e a justiça criminal. A campanha serve para conscientizar e inspirar decisores a promover mudanças necessárias para erradicar esse crime. Entre os objetivos da campanha estão tornar o símbolo "Coração Azul" um ícone de reconhecimento da luta contra o tráfico de pessoas, promover ações e intervenções que sensibilizem a sociedade, ONGs, órgãos governamentais, mídia e formadores de opinião sobre esse problema social, e despertar a consciência social na população.

Serviço

Campanha “Coração Azul” - Iluminação Biblioteca Unifor

Data: 1º de agosto de 2024

Horário: 18h às 22h

Local: Biblioteca Central Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REUNIÃO DA CPI DA ENEL PARA OUVIR O DEPOIMENTO DE REPRESENTANTES DA EMPRESA

CPI DA ENEL A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, presidida pelo vereador Pedro Matos (Avante), dará continuidade aos trabalhos...