segunda-feira, 15 de setembro de 2025

CHEIRO DE PÃO: CIÊNCIA E TÉCNICA FAZEM A DIFERENÇA NA PRODUÇÃO ARTESANAL

Foto divulgação

O segredo dos pães de fermentação natural (levain) da Cheiro do Pão, nicho escolhido pelo padeiro cearense Brunno Malheiros, envolve ciência e técnicas aplicadas a partir de muito estudo. Para extrair os benefícios das leveduras e bactérias lácticas presentes naturalmente na farinha e na água (excepcionais para a flora intestinal), é necessário selecionar os insumos e respeitar o tempo de processo, que pode chegar até 48 horas, a depender do produto. Com melhor digestibilidade, maior aproveitamento nutricional, conservação natural e uma experiência gustativa única, essa tendência vem crescendo não apenas no Ceará, mas no Brasil.

De acordo com Brunno Malheiros, a demanda por pães artesanais foi impulsionada após a pandemia da Covid-19, em 2020, quando os alimentos mais saudáveis passaram a fazer parte da rotina das famílias. “Essa transformação da água e da farinha no pão me encanta desde criança. Mas foi quando eu tive contato com esse nicho da panificação, que entendi a maior riqueza desse alimento milenar”, explica. Os pães de longa fermentação, por conta da presença de lactobacilos, têm vitaminas do Complexo B. Outra função importante é a quebra do ácido fítico, importante na absorção de minerais essenciais. Já o álcool presente nos pães é resultado de horas e horas fermentando a massa.

Para saber identificar o verdadeiro pão de fermentação natural, Brunno Malheiros explica que a casca precisa estar crocante (pode ser mais fina ou mais espessa) e o miolo elástico (levemente gelatinoso, como se houvesse uma umidade). “O ponto alto é a acidez percebida na parte de trás da boca, a depender da receita, do tipo de farinha utilizada e do fermento natural, e faz a gente salivar. Tem que despertar o sensorial”, revela o padeiro cearense. Outro detalhe interessante é que, por não levar conservantes, esse tipo de pão pode vir a mofar após cinco dias em temperatura ambiente. “É para mofar mesmo”, acrescenta Brunno. Por isso, se o pão não for consumido em até cinco dias, o recomendado é levar para a geladeira (prazo de 20 dias) ou congelar em fatias (por 60 dias).

Quando o pão de fermentação natural é armazenado próximo do fogão, por exemplo, há grande possibilidade de ele suar dentro da própria embalagem. É essa água que vai criando umidade e faz o pão mofar. Para manter a qualidade dos seus produtos, Brunno não abre mão dos melhores insumos, importando sempre que não encontra no Brasil. A boa notícia é que aqui no Nordeste, a Vanila Brasil já está polinizando orquídea por orquídea para gerar a fava de baunilha de Madagascar – que são as mais famosas do mundo e reproduzidas também na França. No Sudeste, o padeiro Joze Nilson Diniz produz laranjas cristalizadas no mesmo padrão europeu. No caso da farinha de trigo, a Cheiro do Pão utiliza este insumo da Itália e da França para atender diferentes receitas.

E enquanto a profissão de padeiro não é valorizada no Brasil, mas que Brunno faz questão de ser chamado assim, na Europa e nos Estados Unidos a formação leva muitos anos e é contínua, pois sempre há técnicas novas para aprender. Na França, por exemplo, os padeiros não param de estudar. Com essa mentalidade e o compromisso em entregar o melhor produto para os seus clientes, o padeiro cearense está sempre em busca de novos conhecimentos. Antes de liderar a equipe brasileira que viajará em outubro para a Itália, com participação inédita na competição Panettone World Championship, no próximo dia 12 de setembro, Brunno Malheiros toma a rota de Las Vegas para conferir uma das maiores feiras de panificação do mundo: International Baking Industry Exposition (IBIE).

Destaques na Cheiro do Pão

- Pão Sourdough (Pão Italiano e Pão Campanha)

É conhecido por sua casca crocante e miolo macio, com sabor levemente ácido.

- Franceses

É um pão de formato alongado e achatado, com casca fina e crocante e miolo aerado, e recheios variados.

- Focaccia

É um pão achatado e macio, geralmente coberto com azeite de oliva, sal grosso e alecrim.

- Brioche

É um pão enriquecido com manteiga e ovos, resultando em uma massa macia e sabor suave.

Curiosidades:

Pão artesanal

- farinha, água, sal e fermento natural (levain);

- processo de fermentação pode levar entre 8 e 48 horas;

- produção manual ou artesanal;

- casca crocante, miolo elástico / aerado, baixa acidez e sabor mais intenso e natural

- sem conservantes e prazo de validade menor

Pão industrial

- farinha refinada, fermento químico, conservantes, estabilizantes e realçadores de sabor

- processo é mais rápido, entre uma e três horas

- produção em larga escala

- casca macia, miolo uniforme e sabor padronizado

- com conservantes e maior tempo de prateleira

Números:

- 2.663 padarias e confeitarias de fabricação própria existem em Fortaleza

- 26,4 mil novos negócios do setor foram abertos em todo território nacional entre janeiro e junho de 2025

- 1 nova padaria é aberta no país, a cada seis minutos

- R$ 153 bilhões foram movimentados no Brasil pelo setor de panificação em 2024 (crescimento de 10,9% em relação ao ano anterior)

- 1 milhão de empregos diretos foram gerados pelas padarias no país

- 47 milhões de pessoas passam pelas padarias diariamente (22,1% da população no país)

Fontes: Sebrae-CE / Receita Federal / Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal)

Serviço:

Cheiro do Pão

- WhatsApp do padeiro: (85) 99921-3333

- Cardápio digital: @cheirodopao

- Atendimento no balcão: Rua Júlio Azevedo, 399, Papicu, Fortaleza/CE

- IFood / Envio para todo o Brasil


 

DJ ANNA EM FORTALEZA

Dj Anna

Considerada um dos maiores nomes da cena eletrônica mundial, a DJ ANNA acaba de confirmar sua primeira apresentação em Fortaleza. O show acontece no dia 04 de outubro, assinado pela Vybbe Eventos. O local será divulgado em breve. A experiência promete ser única e intimista, com ingressos limitados que estarão disponíveis a partir do meio-dia desta quinta-feira (11).

DJ ANNA é uma das principais figuras da música eletrônica contemporânea, conhecida por suas performances eletrizantes e uma presença de palco única. A DJ já se apresentou nos maiores festivais, tanto nacionais quanto internacionais, e conquistou reconhecimento mundial. Ela compartilhou o palco com DJs renomados que são bem conhecidos pelo público fortalezense, como Vintage Culture, Mochakk, Maz, entre outros que dominam a cena global.

Kleiton Holanda, sócio e produtor da Vybbe Eventos, comentou sobre a importância deste evento: “A dedicação da Vybbe Eventos e as experiências até então entregues para nosso público foram fundamentais para trazer os melhores DJs da cena mundial para o nosso calendário. Estamos orgulhosos de consolidar nossa posição como a maior empresa do segmento no Nordeste.”

Cláudio Nelson, sócio e responsável pelas relações institucionais, acrescentou: “Trazer nomes como ANNA e menos de dois meses depois Vintage Culture para Fortaleza é um passo importante para o calendário turístico da cidade. Temos a responsabilidade de manter Fortaleza como o principal destino para os maiores eventos de música eletrônica no Nordeste. Somos uma referência no país.”

Os ingressos estarão disponíveis ao meio-dia desta quinta-feira (11) através do site da Brasil Ticket: brasilticket.com.br

Serviço:

Evento: Show da DJ ANNA

Realização: VYBBE EVENTOS

Data:04 de outubro de 2025

Abertura da venda de ingressos:Quinta-feira (11/09), ao meio-dia.

Local: A ser divulgado

Ingressos: Limitados, disponíveis em brasilticket.com.br

Para mais informações, entre em contato: @2fun @vybbe.eventos


 

INSTITUTO NW INTEGRA REDE INTERNACIONAL PARA ENFRENTAR DESIGUALDADES

Foto divulgação

Na última semana, o Instituto Nelson Wilians (INW) oficializou sua entrada na Latimpacto, maior rede de impacto social da América Latina e Caribe, durante a conferência Impact Minds: Collective Makers, realizada em Medellín, na Colômbia. Representado por William Ruiz, gerente de inovação e relações institucionais, o INW passa a integrar uma comunidade que reúne fundações familiares, institutos empresariais, fundos de impacto, investidores e organizações sociais voltadas ao impacto social e ambiental.

O encontro reuniu mais de 750 lideranças de 43 países e consolidou-se como o principal espaço de articulação continental para debater colaboração radical, filantropia baseada em confiança e novos mecanismos de financiamento.

De acordo com a CEPAL (2024), mais de 230 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza na América Latina e Caribe, sendo que 80 milhões enfrentam insegurança alimentar severa. Além disso, 1 em cada 5 jovens está fora da escola e do trabalho (OIT, 2023). Frente a esses dados, especialistas defendem que soluções isoladas não são suficientes: é necessário atuar em rede, somar recursos e articular diferentes setores para gerar transformações de escala.

Para Anne Wilians, diretora-presidente do Instituto Nelson Wilians, a associação reflete um princípio que acompanha o INW desde a sua criação: “Quando criei o Instituto, não escolhi inventar a roda. Escolhi caminhar junto. Acreditamos na força da colaboração, no valor das soluções que nascem do território e no poder de somar com quem já está transformando realidades. Integrar a Latimpacto é dar continuidade a esse legado: construir pontes e cocriar para transformar vidas em toda a América Latina e Caribe.”

William Ruiz, gerente de Inovação e Relações Institucionais, destacou a relevância da participação: “Estar na Latimpacto amplia nossa escuta e nosso repertório. Aprendemos com fundações familiares, investidores e organizações de base que atuam em contextos muito diversos. Esse aprendizado nos ajuda a redesenhar práticas no Brasil, fortalecer a educação para a cidadania e ampliar o alcance dos nossos projetos.


 

CAFÉ COM GESTÃO

Foto divulgação

Fortaleza recebeu nesta quarta-feira, 10, a edição do Café com Gestão, encontro que reuniu empreendedores, líderes e profissionais em busca de estratégias para transformar seus negócios.

O evento gratuito foi conduzido por Eduardo Gomes de Matos, CEO do GM Group, referência nacional em consultoria e gestão, que neste ano celebra 30 anos de trajetória empresarial.

Em sua apresentação, Eduardo compartilhou tanto os sucessos quanto os fracassos de sua jornada, iniciada ainda como consultor do Grupo Pão de Açúcar, uma das maiores organizações do varejo brasileiro. Ao longo dessas três décadas, consolidou-se como uma das vozes mais relevantes da gestão no país, construindo um legado de inovação e transformação para empresas de diferentes portes e segmentos.

Durante o Café com Gestão, além de apresentar cases, oferecer insights estratégicos e conteúdo prático para resultados imediatos, Eduardo também apresentou a nova estrutura da GM Group, marcada por sociedades estratégicas, fusões e mudanças organizacionais, projetadas para ampliar o alcance e a solidez da consultoria no mercado nacional e internacional.

O encontro, realizado no Corporate Plaza (Av. Santos Dumont, 2456 – Sobreloja, Aldeota), foi também um espaço de networking de alto nível, conectando executivos, empresários e empreendedores em um ambiente propício à troca de experiências e fortalecimento da cultura da gestão profissional no Ceará.


 

PARCERIA NA SAÚDE PÚBLICA

Foto divulgação

A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do equipamento FilmArray, representa diagnósticos mais ágeis, tratamentos mais precisos e, sobretudo, em mais vidas protegidas. Essa nova ferramenta beneficiará os rondonienses que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar exames de alta complexidade, a exemplo de meningite, encefalite, choque séptico ou pneumonia grave, entre outros. A demanda geral no estado nortista foi de 289.200 exames no ano de 2023, 349.920 no ano passado e 226.631 somente nos sete primeiros meses de 2025.

Cabe ressaltar, que uma conduta médica assertiva é favorecida quando a tecnologia avançada está a seu favor, ou seja, a ciência a serviço da vida e da segurança sanitária. No caso do FilmArray, profissionais da equipe da Microbiologia Clínica e da Biologia Molecular do Lacen-RO já passaram por treinamento presencial no final do mês de agosto, estando habilitados para o manuseio do equipamento de forma segura e eficaz para os pacientes. Nessa ocasião, a médica infectologista da Rede D’or e Medical Science Liaison, na francesa bioMérieux, Maísa Benette, esteve no estado falando sobre “Painéis Sindrômicos: Integrando Diagnóstico Rápido e Decisão Terapêutica – Uma Nova Ferramenta Disponível no Lacen.”

Segundo explicou a diretora-geral do Lacen-RO, Ciciléia Correia, “essa tecnologia representa um marco significativo para a saúde pública do estado. A partir de agora, estamos preparados para identificar dezenas de agentes infecciosos em uma única amostra, com alta velocidade e em até 60 minutos", comemora pelo início da parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste. Do ponto de vista institucional, a modernização do parque tecnológico reafirma o compromisso do Lacen com a excelência e com a inovação contínua.

“A incorporação do FilmArray alinha-se com nossos esforços em ampliar o monitoramento genômico, fortalecer a vigilância da resistência antimicrobiana e atuar como referência técnica em diagnósticos laboratoriais para o SUS”

Ciciléia Correia

Diretora-geral do Lacen-RO

Entre as inúmeras vantagens deste equipamento, já disponível também em outros estados, como o Ceará, estão: diagnóstico rápido e simultâneo (permite detectar múltiplos patógenos - vírus, bactérias, fungos - em uma única amostra, de forma simultânea, em até 60 minutos); alta sensibilidade e especificidade (o método molecular - PCR Multiplex - é muito preciso, com baixa chance de resultados falso-positivos ou falso-negativos;  e menor tempo para o resultado (comparado com culturas tradicionais ou métodos sorológicos, o FilmArray gera resultados muito mais rápidos, o que é crucial para decisões clínicas rápidas).

E mais: facilidade de uso (o sistema é automatizado, com workflow simples que reduz erros humanos e valoriza habilidades técnicas); redução do uso inadequado de antibióticos (com diagnóstico rápido e confiável, os médicos podem ajustar o tratamento mais rapidamente, evitando o uso desnecessário de antibióticos) e ampla aplicabilidade (existem vários painéis FilmArray para diferentes tipos de infecção, como respiratórias, meningite/encefalite, gastrointestinais e sepse, entre outras). E no contexto da vigilância epidemiológica, essa ferramenta fortalece a capacidade de investigar surtos com agilidade e precisão. A detecção rápida de patógenos possibilita medidas eficazes de bloqueio e controle, protegendo a população e reforçando a tomada de decisão.

O grande diferencial da cearense DNE Diagnósticos Nordeste, com atuação em algumas áreas geográficas do país, conforme explicou o farmacêutico e diretor-presidente do Grupo HS, Valmique Filho, é a parceria com multinacionais de referência no segmento. E um dos destaques é a francesa bioMérieux, detentora da tecnologia do FilmArray. “Encontramos no estado profissionais comprometidos e, junto a isso, o poder público interessado em investir no fortalecimento da saúde. Sem dúvida, é um grande avanço que já está sendo replicado também em outros estados. “O governador Coronel Marcos Rocha, lado a lado com o secretário estadual de Saúde, Coronel Jefferson Rocha, não mede esforços com investimentos em tecnologia de ponta para melhor atender a população do estado de Rondônia e isso vem sendo prioridade nesta gestão”, conclui Ciciléia.

Serviço:

Grupo HS - Health & Safe

Endereço: Rua Louralber Monteiro, 226, Barroso, Fortaleza/CE

Contato: (85) 3111-1250

Instagram: @dnediagnosticos @dnedxbrasil


 

CANTOR JÚNIOR SILVA É SUCESSO NO YOUTUBE

Júnior Silva

O cantor e compositor Junior Silva estreou uma série especial de covers em seu canal no YouTube. O artista integra o time de artistas da Graça Digital, selo da Graça Music focado em covers. A iniciativa marca um novo momento de sua carreira e nasce com o propósito de alcançar vidas, abençoar pessoas e, acima de tudo, levar o nome de Jesus por meio de canções que marcaram sua trajetória espiritual.

Segundo Junior, a ideia surgiu após um período em que o canal estava sem atualizações. “Fazia um bom tempo que não mexia em meu canal no YouTube, aí veio a ideia de lançar canções que me abençoaram e ainda me abençoam. Pensei: quero dividir isso com o público que me segue”, explica.

Repertório com canções de fé e emoção

O repertório escolhido reflete a intimidade de Junior Silva com Deus. As músicas selecionadas são, em grande parte, canções que ele canta em seus momentos de oração e devoção pessoal. Entre elas estão hinos da Harpa Cristã, clássicos do passado e músicas da atualidade que seguem tocando corações.

“Tem sido uma experiência linda. Escolho canções que realmente falam comigo e que canto no meu secreto com Deus”, afirma. Essa conexão íntima é sentida pelo público, que encontra nos vídeos interpretações cheias de verdade e emoção.

Entre os destaques está o cover de “O Maior Vilão Sou Eu”, composição de Abdiel Arsênio, que ganhou uma versão especial em parceria com a cantora Gisele Torquato. Para Junior, essa canção traz uma mensagem profunda: “Ela nos lembra o quanto precisamos de Deus todos os dias”, ressalta.

Confira os covers no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=5DBKn4uKCec&list=PLd7dadgifkkGZsNZ6isPj5x_x0iccerll

Covers como ponte com o público

Os últimos covers foram gravados no Estúdio Idealy, empresa parceira de Junior. Ao optar por gravar covers, o cantor também buscou uma forma de ampliar sua conexão com novos públicos. Segundo ele, muitas vezes as pessoas se identificam com canções que já marcaram suas histórias, e isso se torna um ponto de aproximação com o artista.

“Por mais que canções autorais sejam muito importantes para nos consolidar, existem músicas que Deus envia para o Seu povo e precisam ser declaradas”, explica. Ele destaca ainda que, ao reinterpretar obras conhecidas, imprime sua identidade com responsabilidade, sempre buscando transmitir autenticidade e devoção.

Essa autenticidade pode ser percebida nas interpretações, que carregam uma atmosfera de intimidade espiritual. “Quando interpreto uma canção eu realmente sinto a canção. Fecho meus olhos e canto para o Senhor. É como se estivesse em secreto mesmo com Deus”, descreve Junior.

Propósito acima dos números

O projeto, além de reforçar a presença digital do cantor, também é visto por ele como uma ferramenta de transformação. Para Junior, cada vídeo tem potencial de alcançar alguém em um momento de dor, solidão ou até mesmo de livrar uma vida da morte.

“Não gosto de pensar em números, mas no propósito que está sendo feito. Às vezes uma canção através de Cristo está salvando alguém da depressão, e isso é o que realmente importa”, declara.

Esse olhar voltado ao propósito está diretamente ligado à sua própria experiência pessoal. Ele relembra que foi através de uma música que decidiu retornar para Cristo, e por isso acredita profundamente no poder transformador do louvor. “Assim como aconteceu comigo, sei que Deus pode usar o ministério que me confiou para resgatar várias pessoas que estão completamente perdidas”, afirma.

Novidades autorais e futuro promissor

Mesmo com a série de covers, Junior Silva não deixa de lado suas músicas autorais. Recentemente, ele lançou a faixa “Eu Sou o Que Sou”, em parceria com Jeyzer Maia, que já alcançou mais de 500 mil pessoas. O sucesso reforça sua relevância como intérprete e compositor no cenário gospel.

Agora, ele prepara novos projetos em parceria com a gravadora Graça Music. Segundo o cantor, as primeiras músicas autorais desse novo ciclo devem chegar ao público até o início de 2026, marcando uma nova etapa em sua caminhada musical.

“Esse projeto é muito especial. Tenho certeza de que será um tempo de crescimento e de novas oportunidades para abençoar ainda mais pessoas através das músicas que Deus tem colocado em meu coração”, projeta.

Siga o cantor Junior silva no Instagram:

https://www.instagram.com/oficialjuniorsillva/


 

FESTIVAL DE K-PLOP ANIMA O GRAND SHOPPING


O Grand Shopping recebe neste domingo (21) o K-Pop Grand Day, evento gratuito e aberto ao público dedicado à cultura pop coreana. A programação acontece das 15h às 19h, na Praça de Alimentação, e reúne apresentações musicais, competição de dança, ativações temáticas e atrações para fãs de K-Pop, animes, doramas e mangás.

As atividades começam às 15h com a apresentação de um DJ. Às 16h, acontece a Competição de K-Pop, em que grupos de até três pessoas irão interpretar coreografias oficiais de músicas conhecidas do gênero, avaliados por uma banca de jurados. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro: R$ 300,00 para o primeiro lugar, R$ 200,00 para o segundo e R$ 100,00 para o terceiro.

Já às 18h, o público poderá participar do Random Play Dance, atividade interativa que funciona como um flashmob. Sempre que uma música começar a tocar, quem souber a coreografia é convidado a dançar no centro do espaço, promovendo um momento coletivo e descontraído.

Além das apresentações, o K-Pop 4Joy conta com ativações especiais, incluindo um espaço instagramável inspirado na Coreia, totens de bandas do gênero, distribuição de photocards colecionáveis e lojinhas temáticas com álbuns, pôsteres, camisetas e acessórios ligados à cultura asiática.

Serviço

K-Pop 4Joy

Data: 21 de setembro (sábado)

Horário: 15h às 19h

Local: Praça de Alimentação – Grand Shopping (Av. Frei Cirilo, 3840 – Messejana)

Entrada gratuita


 

BOOGARINS - SHOW BACURI

Boogarins 1

Um dos grandes nomes do rock psicodélico brasileiro, a banda goiana Boogarins se apresentará no Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O show "BACURI", inspirado no disco mais recente do grupo, acontecerá no dia 18 de outubro (sábado), às 18h30.

Formado em 2013, o quarteto - Benke Ferraz, Dinho Almeida, Fefel e Ynaiã Benthroldo - é uma referência no rock nacional, com cinco álbuns de estúdio, duas coletâneas, uma indicação ao Grammy Latino e uma trajetória internacional com mais de 300 shows na Europa, Estados Unidos e América Latina. A banda já se apresentou em grandes festivais como Coachella, Lollapalooza, Primavera Sound e foi premiada pela APCA em 2024 na categoria "Show do Ano", com três diferentes apresentações (Boogarins – 10 anos de As Plantas Que Curam, Boogarins toca Clube da Esquina e BACURI).

Lançado em 2024, o álbum "BACURI" marca o retorno da banda após um hiato de cinco anos. O disco foi gravado em casa e traz um mergulho íntimo no processo criativo da banda, resgatando a atmosfera artesanal de seu álbum de estreia, As Plantas que Curam (2013), mas agora com uma sonoridade lapidada, densa e de alta fidelidade. Ao longo de suas 10 faixas, o trabalho equilibra arranjos meticulosos com a intensidade e sinergia que a banda demonstra em suas apresentações ao vivo.

Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla e na bilheteria do Dragão do Mar. A classificação indicativa é de 16 anos.

Serviço

Boogarins – Show “BACURI”**

Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)

Horário: 18h30

Local: Dragão do Mar - Anfiteatro Sérgio Motta | Acessos: Rua José Avelino, atravessando a praça pelo palco Rogaciano Leite Filho; Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão, e Av. Pessoa Anta

Ingressos: Plataforma Sympla (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/) e bilheteria do Dragão do Mar

Classificação: 16 anos


 

35º CINE CEARÁ HOMENAGEIA MARIANA XIMENES

Mariana Ximenes

Com homenagem e exibições de curtas e longas-metragens, começa no dia 20 de setembro o 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Até o dia 26 deste mês o festival estará no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e no Hotel Sonata de Iracema, com uma programação que contará, ao todo, com 13 longas-metragens e 29 curtas, entre participantes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, exibições especiais e 14 debates. Toda a programação tem acesso gratuito.

HOMENAGEM

A atriz Mariana Ximenes será a personalidade homenageada nesta edição. Na solenidade de abertura, dia 20, a partir das 18h30, a atriz receberá o Troféu Eusélio Oliveira, como reconhecimento à sua rica atuação na dramaturgia, em especial no cinema. Conheça Eusélio Oliveira, cearense que dá nome ao troféu.

COMPARTILHA ANIMAÇÃO

Na solenidade de abertura será exibido o curta--metragem “Cada um na sua tomada”, criação coletiva de 20 crianças e adolescentes, selecionados dentre 100 estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza que participaram este ano do Compartilha Animação, projeto que integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará. Tendo como tema “Segurança da População: Comportamento e Uso da Energia Elétrica”, a produção do filme contou com a orientação do cineasta Telmo Carvalho, especialista em Cinema de Animação.

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Após a solenidade de abertura, será exibido “Gravidade” (Ficção. 90’. Brasil. 2025. Première Mundial), filme do pernambucano Leo Tabosa, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.  Seis filmes disputam o Troféu Mucuripe nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa da Mostra, eleito pelo Júri Oficial, recebe prêmio no valor de R$ 40 mil, pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

Os filmes da mostra serão exibidos nas seguintes datas e horários:

Dia 20 – Após solenidade de abertura

“Gravidade” (Leo Tabosa. Ficção. 90’. Brasil. 2025. Première Mundial)

Dia 22 – Sessão das 19h

“Do outro lado do pavilhão” (Emília Silveira. Documentário. 72’. Brasil. 2025)

“Eco de Luz” (Misha Vallejo. Documentário. 78’. Equador. 2024. Première Brasileira)

Dia 23 – Sessão das 19h

“Esta Isla” (Lorraine Jones e Cristian Carretero. Ficção. 114’. Porto Rico. 2025)

Dia 25 – Sessão das 19h

“Ao oeste, em Zapata” (Al oeste, en Zapata. David Beltrán i Mari. Documentário. 74’. Cuba/Espanha. 2024)

“Um cabo solto” (Un cabo suelto. Daniel Hendler. Ficção. Cor. 94’. Uruguai/Argentina/Espanha. 2025)

Os debates sobre cada filme da mostra serão realizados na manhã do dia seguinte da exibição, às 10h, no Hotel Sonata de Iracema. Saiba mais sobre os filmes desta mostra.

MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM

No domingo, 21, no Cineteatro São Luiz, começa a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Dez filmes concorrem nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. Além do Troféu Mucuripe, aos escolhidos pelo júri oficial, os filmes desta mostra disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que será concedido ao Melhor Curta-metragem, eleito por um júri composto por críticos e jornalistas especializados em cinema.

Os curtas da Mostra Competitiva Brasileira serão exibidos nas seguintes datas e horários:

Dia 21 – Sessão das 19h

“Minha mãe é uma vaca” (Moara Passoni. Ficção. 15’. Mato Grosso do Sul/São Paulo. 2024)

Dia 22 – Sessão das 19h

“Amores na pasajen” (Daniele Ellery. Documentário. 18’. Ceará. 2025)

Dia 23 – Sessão das 19h

“Réquiem para Moïse” (Caio Barretto Briso e Susanna Lira. Documentário. 19’. Rio de Janeiro. 2025)

“Brincadeira de criança” (João Toldi. Ficção. 12’. São Paulo. 2025)

“Boi de salto” (Tássia Araújo. Ficção. 15’. Piauí. 2025)

“Fogos de artifício” (Andreia Pires. Ficção. 21’. Ceará. 2025)

Dia 24 – Sessão das 19h

“O Amor não cabe na sala” (Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira. Ficção. 18’. Bahia. 2024)

“Canto” (Danilo Daher. Ficção. 21’. Goiás. 2025)

“Thayara” (Mila Leão. Documentário. 15’. Paraná. 2025)

Dia 25 – Sessão das 19h

“Peixe morto” (João Fontenele. Ficção. 14’. Ceará. 2025)

Os debates sobre cada filme da mostra serão realizados na manhã do dia seguinte da exibição, às 9h, no Hotel Sonata de Iracema. Saiba mais sobre os curtas desta mostra.

OLHAR DO CEARÁ

No Cinema do Dragão, também no domingo, 21, começam as exibições da Mostra Olhar do Ceará. São quatro longas-metragens e 14 curtas que refletem a diversidade de formatos, temáticas e olhares da cena cearense, apresentando histórias que vão do sertão ao litoral, da intimidade de um apartamento às paisagens poéticas. O Júri Oficial da Mostra elegerá o Melhor Curta-metragem e o Melhor Longa-metragem, que receberão o Troféu Mucuripe.

Os curtas e longas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos nas seguintes datas e horários:

Dia 21 – Sessão das 14h

Curtas-metragens

“Fortaleza Liberta” (Natália Maia e Samuel Brasileiro. Documentário. 16’. Ceará. 2025)

“Vermelho de bolinhas” (Joedson Kelvin e Renata Fortes. Documentário. 19’. Ceará. 2024)

“Faísca” (Bárbara Matias Kariri. Híbrido. 12’. Ceará. 2025)

Longa-metragem

“Verbo ser” (Nívia Uchôa. Documentário. 76’. Ceará. 2025)

Dia 22 – Sessão das 14h

Curtas-metragens

“Secundária” (Amanda Pontes, Michelline Helena. Ficção. 16’. Ceará. 2025)

“Límite” (Lucas Melo e Thamires Coimbra. Ficção. 13’. Ceará. 2024)

Longa-metragem

“Resumo da ópera” (Honório Félix e Breno de Lacerda. Ficção. 92’. Ceará. 2025)

Dia 23 – Sessão das 14h

Curtas-metragens

“Na peleja brasileira” (Victor Furtado. Ficção. 20’. Ceará. 2024)

“O medo tá foda” Esaú Pereira. Animação. 16’. Ceará. 2024)

Longa-metragem

“Centro ilusão” (Pedro Diógenes. Ficção. 85’. Ceará. 2024)

Dia 24 – Sessão das 14h

Curtas-metragens

“Acaso Revisitado” (Felipe Camilo. Híbrido. 12’. Ceará. 2025)

“Na estação das mangas, ela alimenta o bairro inteiro” (Carlos Dias Oliveira, Lino ly, Tiago Coutinho e Yan Tavares. Ficção. 8’. Ceará. 2025)

Longa-metragem

“Bom fim” (Rafael Vilarouca. Documentário. 84’. Ceará. 2024”

Dia 25 – Sessão das 14h

Curtas-metragens

“Do lado de dentro” (Marina Hilbert. Ficção. 15’. Ceará. 2024)

“Tempo trem” (Roberta Filizola e Guilherme C. Animação. 15’. Ceará. 2024)

“Estrangeiro” (Edigar Martins. Ficção. 16’. Ceará. 2025)

“Alheio” (Pedro Paulo Araújo. Híbrido. 7’. Ceará. 2024)

“Revoada” (Tuan Fernandes, Gabrielle Neara, Dinorá Melo. Animação. 3’. Ceará. 2024)

Os debates sobre os filmes desta mostra serão realizados logo após as sessões, no Cinema do Dragão. Saiba mais sobre os filmes da Olhar do Ceará.

LONGAS E CURTAS EM EXIBIÇÕES ESPECIAIS

No 35º Cine Ceará, terão exibições especiais dois longas que representam o Brasil no circuito de festivais internacionais este ano. São eles: “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley. O primeiro foi vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes, onde o segundo teve estreia mundial. Outro longa que será exibido fora de competição no Cine Ceará este ano é o filme cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, vencedor do Cine+, prêmio de distribuição, na 6ª edição do FIDMarseillna — renomado festival internacional em Marselha, na França.

Também terão exibição especial no Cine Ceará quatro curtas do projeto Directors’ Factory Ceará Brasil, que teve Karim Aïnouz como mentor e representou também o país em Cannes, onde abriu a Quinzena de Cineastas. São eles: “A Fera do Mangue”, de Wara (Ceará) e Sivan Noam Shimon (Israel); “A Vaqueira, A Dançarina e O Porco”, de Stella Carneiro (Alagoas) e Ary Zara (Portugal); “Ponto Cego”, de Luciana Vieira (Ceará) e Marcel Beltrán (Cuba); e “Como Ler o Vento”, de Bernardo Ale Abinader (Amazonas) e Sharon Hakim (França).

O programa Directors’ Factory Ceará Brasil enfatiza a formação profissional de jovens realizadores, em uma perspectiva de internacionalização da produção audiovisual regional. O programa é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, em colaboração com o Instituto Mirante de Arte e Cultura / Museu da Imagem e do Som do Ceará e o Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes, com o apoio do Projeto Paradiso. É produzido pela Cinema Inflamável e pela DW, em associação com Nigéria Filmes, Marrevolto, Onça Preta Filmes e Sereia Filmes, todas empresas produtoras cearenses.

Os longas e curtas fora de competição serão exibidos nas seguintes datas e horários:

Dia 21 – Sessão das 18h

“Para Vigo me voy!” (Lírio Ferreira e Karen Harley. Documentário. 99'. Brasil. 2025)

Dia 21 – Sessão das 20h

Programa Directors’ Factory Ceará Brasil

“A fera do mangue” (Wara e Sivan Noam Shimon. Ficção. 14’. Brasil / França. 2025)

“A vaqueira, a dançarina e o porco” (Stella Carneiro e Ary Zara. 15’. Ficção. 10’. Brasil / França. 2025)

“Ponto Cego” (Luciana Vieira e Marcel Beltrán. Ficção. 19’. Brasil / França. 2025)

“Como ler o vento” (Bernardo Ale Abinader e Sharon Hakim. Ficção. 14’. Brasil / França. 2025)

Dia 24 – Sessão das 19h

“O agente secreto” (Kleber Mendonça Filho. Ficção. 158”. Brasil/França/Holanda/Alemanha. 2025)

Dia 26 – Sessão das 19h (Encerramento)

“Morte e vida Madalena” (Guto Parente. Ficção. 85’. Brasil. 2025)

MAIS PROGRAMAÇÃO

Durante o Cine Ceará, haverá ainda nos dias 25 e 26, a mostra Cinema na Praça, com exibições ao ar livre na Praça dos Leões, no Centro, próximo ao Cineteatro São Luiz.

Em outubro, o festival segue com a realização das Mostras Sociais - Mostra Melhor Idade (Dia 21, às 9h); Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece (Dia 22, às 8h30) e Mostra Acessibilidade (Dia 22, às 14h30) –, Oficina de Cinema de Animação com Telmo Carvalho (De 20 a 23/10), e Cine Itinerante com sessão ao ar livre da animação “Meu AmigãoZão - O Filme”, de Andrés Lieban, em Pindoretama (Dia 4, às 18h30), e em Aquiraz (dia 23, às 18h30) na Aldeia Jenipapo-Kanindé.

ACESSO PARA AS EXIBIÇÕES DOS FILMES

Os ingressos para as sessões do 35º Cine Ceará serão distribuídos de maneira diferenciada nos dois locais de exibição. Para as sessões no Cineteatro São Luiz, os ingressos estarão disponíveis, exclusivamente, através da plataforma Sympla, sempre no dia anterior à exibição, a partir das 14h. Já para as sessões no Cinema do Dragão, os ingressos poderão ser retirados diretamente na bilheteria, 1 hora antes do início de cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos por sessão.

QUEM FAZ O CINE CEARÁ

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio do Porto do Pecém, do Grupo Edson Queiroz e da Dominos, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual. Patrocínio: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

SERVIÇO

35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 20 a 26 de setembro de 2025 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Toda a programação tem acesso gratuito.




 

SETEMBRO AMARELO E A SAÚDE MENTAL

Foto divulgação

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção do suicídio. A iniciativa busca dar suporte à dor e ao sofrimento enfrentados em silêncio por muitas pessoas, contando com o apoio de profissionais da saúde e da sociedade civil.
O cenário é alarmante, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2019, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos anuais, o que significa, em média, 38 mortes por dia.
A psicóloga Thamires Aragão, da instituição católica Cruz da Vida, destaca que falar sobre o tema é fundamental para promover o acolhimento e salvar vidas. Ela explica que o sofrimento, em geral, não surge de forma isolada. “Ele costuma ser resultado de uma trajetória pessoal marcada por dificuldades e barreiras que impedem a realização de objetivos e a busca pelo bem-estar, levando a sentimentos de desesperança”, afirma.
Thamires ressalta que é fundamental reconhecer os sinais de sofrimento como ansiedade, insônia e tremores e oferecer apoio adequado. “Quando uma pessoa enfrenta uma dor existencial insuportável, pode sentir que a vida não vale a pena sem alcançar seus objetivos ou realizar seus sonhos. Nesses casos, o acolhimento pode ser decisivo”, explica.
A especialista recomenda algumas práticas de prevenção, como identificar se a pessoa está em acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Caso não tenha, o ideal é oferecer apoio emocional e encorajar a busca por ajuda profissional, sem ter de forma alguma aquele estigma de quem vai ao psicólogo ou psiquiatra tido como algo vergonhoso. Ela enfatiza ainda a importância de não assumir o papel de diagnosticador, mas sim de estar disponível para ouvir e orientar sobre recursos de apoio.
Em situações mais graves, quando há sinais evidentes de desespero ou manifestações diretas de intenção suicida, Thamires orienta que familiares sejam acionados imediatamente, para garantir que a pessoa receba suporte adequado.
“É importante lembrar que o diálogo aberto sobre saúde mental pode salvar vidas. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade e promover um ambiente mais acolhedor e compreensivo. Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, procure ajuda”, conclui a psicóloga.


 

CHEIRO DE PÃO: CIÊNCIA E TÉCNICA FAZEM A DIFERENÇA NA PRODUÇÃO ARTESANAL

Foto divulgação O segredo dos pães de fermentação natural (levain) da Cheiro do Pão, nicho escolhido pelo padeiro cearense Brunno Malheiros,...