Aprimorar
a experiência do cliente é fundamental para sucesso do negócio. Bosco Nunes,
fundador da consultoria AISIKI Customer Experience, destaca que o sucesso e a
longevidade empresarial devem ter como ponto de partida o conceito de human
centered design (algo como humano no centro da modelagem), em que toda
estratégia empresarial é pensada priorizando anseios e necessidades das
pessoas.
Para
alcançar esse objetivo, é essencial entender as necessidades dos consumidores e
definir o público-alvo da empresa, ou seja, a parcela de mercado que a empresa
poderá atender satisfatoriamente. A partir disso, adapta-se o posicionamento e
os processos para atendê-lo. Isso abrange desde a comunicação até a jornada de
vendas e os canais digitais e físicos, garantindo que tudo na empresa esteja
voltado para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, respeitando
as limitações e que promovam retorno efetivo para empresa.
É
importante ressaltar que o comportamento do consumidor está em constante
mudança, sendo influenciado por fatores como diferenças geracionais, culturais
e étnicas, tecnologia. Por isso, é crucial adaptar-se a essas mudanças para
atender às expectativas do cliente de forma eficaz, principalmente considerando
o contexto ominichannel de mercado, em que os consumidores desejam uma
experiência fluida e integrada nos diferentes pontos de contato com a empresa.
"Personalizar
o serviço, a comunicação e toda interação com o consumidor é um caminho efetivo
para atrair e reter mais clientes", destacou. Um exemplo prático é a
parceria entre indústrias e varejistas para alcançar um melhor resultado junto
ao cliente final, implementando estratégias de personalização de serviços,
ações promocionais, comunicação com mercado, entre outras para melhoria da
experiência do consumidor e promoção do "sell-out", que é a venda dos
intermediários ao consumidor final.
Em
resumo, aplicar estratégias o Customer Experience é essencial para tornar
empresas competitivas bem como para alavancar os resultados das mesmas uma vez
que tem a capacidade de atrair e reter mais clientes e de ampliar vendas e o
markup obtido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário