Afroempreendedorismo,
inserção de pessoas trans nas oportunidades de emprego, formação de jovens de
comunidades, preocupação com as mudanças climáticas, além de debates e
iniciativas sustentáveis. Os shoppings
do Grupo JCPM, por exemplo, se tornaram espaços que vão além de áreas para
compras, gastronomia e entretenimento. Alguns dos exemplos do potencial
transformador para as regiões estão no Relatório Ambiental, Social e de
Governança (ASG) 2023 que está sendo lançado para o mercado esta semana.
Fazem
parte do portfólio de shoppings:
RioMar
Recife, Shopping Recife, Plaza Casa Forte, Tacaruna e Guararapes, em
Pernambuco; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia; RioMar
Fortaleza e RioMar Kennedy, no Ceará; e RioMar Aracaju e Shopping Jardins,
ambos em Sergipe. Eles estão localizados em quatro estados do Nordeste
(Pernambuco, Bahia, Sergipe e Ceará) e somam 619 mil m² de área, das quais 446
mil m² são de ABL próprias, posicionando-se entre os cinco maiores grupos do
País.
COMPROMISSO
SOCIAL
Em 2023, as iniciativas sociais – Fundação Pedro
Paes Mendonça e Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social
(IJCPM) - receberam aportes de R$ 17,4 milhões, impactando, diretamente, cerca
de 11 mil pessoas, das quais 9 mil foram jovens moradores do entorno dos shoppings. “Temos a real
dimensão de que nossos empreendimentos, além da busca constante pela
rentabilidade, devem estimular o respeito às pessoas e ao meio ambiente”,
destaca o empresário e presidente do
Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. O ano de 2023 demonstrou uma recuperação
gradual dos clientes aos shoppings, importante atividade econômica dentro do Grupo.
O
empreendedorismo é outra vertente com resultados positivos junto à sociedade. “Em
2023, os espaços disponibilizados nos shoppings para grupos exporem suas
mercadorias e trabalhos, sejam em quiosques ou lojas temporárias, tiveram
retorno de mais de R$ 2 milhões em vendas para eles que são, em sua maioria,
microempreendedores, comenta Thayara
Pascoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo.
ASG EM
FORTALEZA
Na capital cearense, destacam-se o trabalho de
formação e capacitação do Instituto JCPM, que atendeu 3.153 jovens no ano
passado; o projeto “Costuras Empreendedoras”, com atuação na capacitação e
customização de abadás para o Fortal, oportunizando geração de renda para
costureiras do Vicente Pinzón. Em 2023, foram customizados cerca de1000 abadás,
totalizando cerca de R$ 50 mil arrecadados, valor dividido entre as 22
costureiras. Há ainda a“Feira Negra
Fortaleza”, lojas sociais nos shoppings RioMar que visam proporcionar espaços
para o empreendedorismo negro em Fortaleza, promovendo geração de renda e a
valorização da cultura afro.
Desde
2021, a Feira tem beneficiado diretamente34 famílias, gerando um faturamento
total superior a R$ 300 mil a cada edição. Vale ressaltar que as vendas nas
lojas representam a principal fonte de renda para 90% do grupo de pessoas
empreendedoras, o qual é composto por20 marcas e 183 empreendedores. No RioMar
Kennedy, também em Fortaleza, a loja social Feira Empreendedora LGBT+,
localizada no Piso L2, reúne mais de 10 marcas comandadas por pessoas LGBTQIA+,
em uma iniciativa que visa a inserção produtiva dessa população mais vulnerável
à violência e à exclusão social.
Outra
iniciativa de impacto socioeconômico são os Quiosques Sociais, espaços cedidos
para empreendedores e instituições locais. Essa parceria não apenas fortaleceu
a comunidade empresarial local, mas também impulsionou a economia regional,
resultando em uma receita de mais de R$ 220 mil reais no período, apenas em Fortaleza.
MANUAL
DE BOAS PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE PARA ACULTURAMENTO DOS LOJISTAS
Em
2023, o fortalecimento dos temas materiais identificados na Matriz de
Materialidade reforçou uma série de ações nos empreendimentos. Entre os
destaques, debates sobre os efeitos do aquecimento global e o que cada unidade
de negócio pode fazer para atuar na reversão dessa problemática. De forma
pioneira, foi elaborado um manual de
boas práticas em sustentabilidade para aculturamento dos lojistas, tornando o
mall também em um espaço de reflexão ambiental e de responsabilidade de cada um
nessa dinâmica.
Como
parte de um de temas materiais e item dos compromissos com as mudanças globais
do clima que afetam a temperatura no planeta, o Grupo criou em seus
empreendimentos um padrão de gestão energética focado na aplicação de tecnologias
e em sistemas ecoeficientes, alinhando a estratégia de negócios a uma economia
de baixo carbono, na garantia do uso de energia renovável. “100% da nossa
energia vem de fontes renováveis, o que nos proporcionou o Selo I-REC atestando
essa iniciativa nos shoppings”, completa Thayara.
SAIBA
MAIS SOBRE AS AÇÕES:
Resíduos
– As operações visam ampliar a reciclabilidade e reduzir a destinação para aterros. Por isso,
oferecem centrais de resíduos para a coleta, separação e destinação correta.
Aliada à conformidade ambiental no trato com resíduos, são estabelecidas
parcerias sociais com associações ou cooperativas nos estados, para beneficiar os coletores de recicláveis.
Além disso, as operações têm buscado desenvolver soluções adaptadas de
processos de compostagem.
Água –
As infraestruturas estão projetadas para a economia do uso de água, reuso e captação de água da
chuva. Controle de consumo e geração de
efluentes são monitorados regularmente, buscando-se reduzir o estresse hídrico
e o impacto aos sistemas de saneamento das regiões de atuação. Anualmente,
aproximadamente 38% da água consumida nos shoppings retorna naturalmente para o
ambiente sem impactar as redes de esgotamento, graças à evaporação nas torres
de resfriamento das centrais de ar-condicionado (36%) e à irrigação de áreas
verdes (2%).
Diversidade
e Inclusão – Os centros de compras abrem espaços para projetos sociais e criam
oportunidades que favorecem o comércio solidário com entidades da sociedade
civil, com microempreendedores e com cooperativas e associações nos mais
diversos segmentos. Além de promover eventos inclusivos e inovadores, os shoppings abrem
espaço ainda para parcerias com órgãos públicos que atendem ali a população,
ofertando serviços essenciais.
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