Uma
pesquisa recente do Instituto Locomotiva revelou que os brasileiros estão cada
vez mais dispostos a investir em viagens, com 57% dos entrevistados preferindo
cidades de praia. Este comportamento deve impulsionar o faturamento do turismo
durante a alta temporada, que começou em novembro de 2024 e vai até fevereiro
de 2025, período em que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) estima uma movimentação econômica de R$ 157,7 bilhões em todo o
país.
Esse
cenário representa uma excelente oportunidade de lucratividade para
empreendedores, principalmente nas cidades litorâneas, como Fortaleza, onde o
fluxo de visitantes é ainda maior. De acordo com o consultor de negócios Wosley
Nogueira, o impacto do turismo para os pequenos negócios pode ser
transformador, especialmente nos setores de gastronomia, entretenimento e moda
praia.
“A
alta temporada traz um grande movimento nas cidades com praias, e isso abre
espaço para empreendedores diversificarem seus produtos e investirem em
estratégias para atrair o turista. Personalizar serviços, oferecer experiências
diferenciadas e apostar em produtos que valorizem a cultura local podem ser
diferenciais importantes para se destacar”, afirma o consultor de negócios.
O Polo
Sebrae de Turismo de Experiência realizou um levantamento, no qual nove em cada
10 turistas têm como maior motivação para viajar as experiências vivenciadas no
local. Para o consultor Wosley Nogueira, atender essa demanda exige
planejamento e criatividade: “Não se trata apenas de vender mais, mas de encantar
o cliente, criando memórias positivas que vão fidelizá-lo para próximas
visitas. Cidades turísticas como Fortaleza têm uma rica cultura e gastronomia
que podem ser aprimoradas para diferenciar os negócios locais, incluindo
experiências tradicionais da região”.
Germanno
Correia, sócio do Borah Gastronomia, aponta que seu empreendimento já conta com
a união entre tecnologia e atender as expectativas dos turistas: “Em nossa
unidade do Porto das Dunas, pensamos sempre na experiência global do turista
com atrações artísticas e a comodidade da tecnologia de autoatendimento. Do
lado dos empreendedores que estão no Mall, oferecemos ferramentas que permitem
controle, eficiência e melhoria dos resultados”.
Com a
combinação de um público ávido por viagens e uma alta temporada que promete
movimentar a economia, os pequenos empreendedores têm a chance de expandir seus
horizontes e conquistar uma fatia desse mercado bilionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário