Embora
a maior parte da população brasileira seja negra (56,1% de pretos e pardos
segundo o IBGE/2023), a desigualdade social em setores estruturais da sociedade
- como emprego, educação e renda - ainda é significativa. Segundo o MOVER
(Movimento pela Equidade Racial), apenas 4,7% de pessoas pretas ocupam uma
posição de liderança no mundo corporativo atualmente (Pesquisa Ethos 2016).
Diante deste cenário, a PepsiCo - uma das fundadoras do MOVER em 2020, que hoje
possui 50 empresas associadas - expande sua atuação em equidade racial para
mudar essa realidade. Agora, a empresa se uniu à Fundação PepsiCo - braço
filantrópico da companhia – e por meio de sua marca DORITOS lança o edital
Impacto Black, programa que visa impulsionar a atuação de instituições,
coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras
por meio de aporte financeiro, treinamentos e capacitação.
O
investimento na iniciativa será de R$ 1 milhão e terá o apoio e parceria do
Instituto Feira Preta, que colocará a serviço dos (as) contemplados (as) sua
expertise no fortalecimento de organizações sociais negras por meio de sua
metodologia Afrolab, ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional
de diferentes iniciativas lideradas por pessoas negras desenvolvido pelo
Instituto.
“Desde
2017, Doritos atua pela diversidade no Brasil e, este ano, amplia sua jornada
pela equidade racial ao patrocinar o Festival Feira Preta e apoiando as
instituições com o edital Impacto Black. Tudo isso sob a gestão da PepsiCo, que
visa inspirar outros atores sociais na construção de uma sociedade mais justa,
igualitária e inclusiva”, afirma Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil
Alimentos.
O
projeto Impacto Black selecionará 10 organizações que atuam em território
brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou
comunidades em situação de vulnerabilidade. As organizações selecionadas
receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, suas
respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento
institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria com duração de um
ano e que será ministrado por especialistas.
“A
iniciativa Impacto Black vai identificar e celebrar organizações e lideranças
negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo
inclusão e gerando impacto social local e duradouro. O Impacto Black vai
amplificar suas vozes e aumentar o seu impacto positivo nas comunidades em que
atuar”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.
As
inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil - poderão
ser realizadas de 11/7 a 12/8 (até às 17h59, horário de Brasília) pela
plataforma Prosas através do link https://impactoblack.prosas.com.br/ Ao
realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o
recurso vai impulsionar a sua atuação considerando sua estratégia, principais
objetivos e desafios do contexto e território. As organizações participantes
serão avaliadas pela equipe do Instituto Feira Preta - organização que visa a
capacitação e o desenvolvimento de empreendedores negros e organizadora do
Festival Feira Preta - e o resultado do projeto será divulgado ao longo do mês
de outubro.
PepsiCo
pôde contar com a consultoria do Instituto Feira Preta e com a aplicação
metodológica da mesma para orientar os cursos de capacitação que serão
ministrados para as organizações selecionadas. “Ainda não é todo o mercado que
atua como poderia mas, algumas marcas, sim. As construções que tem sido feitas
com PepsiCo e Doritos, seja no Festival Feira Preta, que converge várias
iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro, seja no edital Impacto Black,
evidenciam que a co-existência, e consequentemente, a co-criação e a
co-realização é o caminho para entregar impacto concreto. Celebro muito essa
parceria!”, afirma. Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira
Preta
Critérios
para participar do projeto Impacto Black
? Ser
uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos);
?
Estar ativo e formalizado (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos)
há pelo menos um ano;
? A
organização deve ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas;
? A
diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração
étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
Ações
PepsiCo em prol da pauta racial
A
multinacional PepsiCo, no Brasil, é patrocinadora do Instituto Feira Preta,
realizador do Festival Feira Preta, desde 2021. A companhia é signatária e uma
das criadoras do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por
companhias e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a
superação do racismo, com objetivo de combater o racismo estrutural, acelerando
mudanças efetivas em toda sociedade. A diversidade racial é um pilar
fundamental na estratégia e responsabilidades da companhia globalmente. A meta
no Brasil, por exemplo, é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até
2025 e, no final de 2023, o programa de trainees da companhia, NextGen, abriu
inscrições exclusivas para pessoas pretas e pardas. Atualmente, 28% de pessoas
pretas ocupam cargos de liderança na empresa.
A
PepsiCo ainda conta com o Negrow, grupo formado por funcionários(as)
voluntários(as) com objetivo de promover um espaço seguro para escuta ativa de
pessoas pretas, gerando propostas de ações para a construção de um ambiente de
trabalho mais diverso, equitativo e inclusivo. Entre outras iniciativas, o
público interno PepsiCo também tem momentos de letramento racial, de mentoria
reversa, em que temos representantes negros(as) do Negrow como mentores(as) de
membros do comitê executivo, contribuindo para a jornada de conscientização e
engajamento de lideranças sobre a perspectiva racial, e a possibilidade de
contribuir com o programa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), que
utiliza o ensino da língua inglesa como ferramenta de transformação social.
Em
2023, a companhia implementou o projeto de toucas inclusivas, uma iniciativa
que surgiu do grupo de afinidade e disponibiliza toucas inclusivas para cabelos
volumosos, com foco na comunidade negra. Os produtos são da marca Da Minha Cor,
idealizada e comandada por um empreendedor negro. Também em 2023, a PepsiCo foi
reconhecida como a empresa mais inclusiva no setor de bens e alimentos pela
Pesquisa Ethos de Inclusão.
Doritos
pela diversidade e inclusão
Desde
2017, Doritos abraça a causa da diversidade no Brasil de forma atuante e já fez
doações e investimentos que somam mais de R$ 3,5 milhões pela diversidade e
equidade no Brasil. Como parte de seu compromisso com a sociedade de fomentar
assuntos que reverberam causa e propósito, a marca está dando mais um passo em
direção ao apoio e fortalecimento dos movimentos de impacto social e cultural
dentro da pauta racial ao firmar o patrocínio ao Festival Feira Preta e, junto
à PepsiCo, o apoio ao projeto Impacto Black. “DORITOS® celebra esses movimentos
empoderando as narrativas dos empreendedores e de todas as pessoas que fazem
parte dessa construção dando ainda mais visibilidade, investimento e foco para
o recorte racial que já ocorre em suas campanhas e iniciativas”, explica Cecília
Dias, CMO de marketing da PepsiCo.
Sobre
a PepsiCo
Os
produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de
vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo
gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um
portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®,
DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre
outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e
bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1
bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+
é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a
sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e
crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças
positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e
siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
Sobre
a Fundação PepsiCo
Fundada
em 1962, a Fundação PepsiCo, braço filantrópico da PepsiCo, investe nos
elementos essenciais de um sistema alimentar sustentável com a missão de apoiar
na prosperidade econômica das comunidades. Trabalhando com organizações sem
fins lucrativos e especialistas em todo o mundo, estamos focados(as) em apoiar
as comunidades a alcançar segurança alimentar, acesso à água e oportunidades
econômicas. Nós nos esforçamos para ter um impacto real nos lugares onde
atuamos – colaborando com toda a nossa cadeia; organizações locais e
internacionais, além de nossos(as) funcionários(as) para promover mudanças
efetivas nas questões que são importantes para nós e para o mundo. Saiba mais
em https://www.pepsico.com/our-impact/philanthropy/pepsico-foundation
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