O
motorista que conhece o seu veículo, logo acende o sinal de alerta ao perceber
que o motor está fazendo um barulho diferente quando é ligado; sente uma
vibração em marcha lenta; a aceleração fraca; um ruído na partida; ou observa
algum símbolo diferente no painel. Saiba que esses são os principais indícios
de que o óleo lubrificante e o filtro precisam ser trocados imediatamente, de
acordo com a indicação da montadora, para evitar sérios prejuízos. Mas atenção!
Cerca de 10% do produto comercializado no mundo no ano passado, e no Brasil não
foi diferente, era falsificado. As principais características do óleo
lubrificante irregular são coloração escura e cheiro forte, além da falta de
registro na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
No
mercado automotivo há 26 anos, o empresário Leonardo Mendonça ressalta que é
preciso ter muito cuidado com o óleo que está entrando no motor do carro e, em
alguns casos, o barato pode sair muito mais caro. “Se a troca do óleo foi feita
e, ainda assim, o veículo apresentar algum ruído, é preciso procurar um
especialista de confiança para poder analisar o motivo do problema. No caso do
óleo falsificado, ele possui uma porcentagem grande de água, oxidação e
nitração”. Na GoLube, braço direito da oficina mecânica LS Centro Automotivo, a
equipe, que inclui mulheres, é capacitada para fazer a troca de óleo, de
filtros (lubrificante, ar do motor, combustível e ar-condicionado), de fluidos
(freios, câmbio e aditivo), de palhetas e lâmpadas, além da higienização do
ar-condicionado.
“Há no
mercado diversos tipos de óleos lubrificantes para o motor do carro. No
entanto, recomendamos sempre seguir as instruções da montadora, pois elas já
realizaram vários testes até chegar no ideal. E sua função é primordial, uma
vez que mantém a temperatura dos componentes internos do motor e prolonga sua
vida útil”
Leonardo
Mendonça
Considerado
o coração de um veículo, o motor também depende de uma manutenção preventiva
para que o mesmo possa permanecer em uso por mais tempo. É importante observar
que, em geral, a troca de óleo deve ser feita entre 5.000 e 10.000 km
percorridos. Para os motoristas que usam menos o veículo, recomenda-se, pelo
menos, que a troca de óleo seja feita entre 6 e 12 meses. “Não seguir essas
regras, é acrescentar outros problemas, como danos na bomba de óleo, obstrução
nos canais de lubrificação e até o travamento do motor. Em resumo, o prejuízo
pode ser muito maior se a troca de óleo não for feita no tempo certo, da forma
correta e com o produto adequado para a marca do veículo”, explica o
empresário.
Fique
atento
fluido
de freio: o fluido de freio deve ser trocado ao menos uma vez por ano. É
importante que os discos, pastilhas e tambores sejam revisados;
óleo:
tanto o óleo lubrificante quanto o filtro precisam ser trocados de acordo com a
indicação da montadora. Se isso não for feito, pode haver uma série de danos ao
motor, causando sérios prejuízos;
óleo
do câmbio automático: é importante observar se a coloração está escura, com
cheiro de queimado ou mesmo com partículas metálicas. Esses são indícios
importantes de que o élo precisa ser trocado. Recomenda-se, ainda, a manutenção
a cada 50.000 Km rodados;
sistema
de arrefecimento: a limpeza do sistema de arrefecimento (radiador e
reservatório de expansão) é indispensável para garantir a refrigeração adequada
do motor, evitando superaquecimento;
filtro
de ar: é necessário substituir o filtro de ar para garantir que o motor seja
conservado, evitando desgastes;
filtro
de combustível: o filtro de combustível é responsável por evitar que a sujeira
do tanque do carro passe para o motor. Portanto, é fundamental que ele esteja
em bom estado.
Números
83.451
litros de óleo lubrificante por não-conformidade com as resoluções da Agência
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foram apreendidos em
2023. A falta de registro na agência, que ocorre quando não há autorização,
seja por falta de aditivação ou mesmo problemas na viscosidade, está entre as
principais causas das apreensões.
Saiba
mais:
Óleo
mineral: este tipo é derivado do primeiro refino do petróleo. Por ser mineral,
suas partículas não são uniformes e na maioria dos casos precisam de alguns
aditivos para tornar-se mais apto ao uso. Entre as três opções, este óleo é o
que tem menor durabilidade.
Óleo
semi sintético: é composto por duas partes – mineral e sintética, sendo pelo
menos 10% de óleo sintético. Ele passa por processos industriais para melhorar
a qualidade e a durabilidade. Costumam ter bom custo-benefício, se comparado
com as outras opções.
Óleo
sintético: o óleo sintético é fabricado com componentes químicos mais
sofisticados, o que provoca menos oxidação das peças. Além disso, tem a maior
vida útil entre os lubrificantes. Apesar do custo do frasco ser um pouco mais
elevado, costuma compensar, já que exige menos trocas durante um determinado
período.
Serviço:
-
GoLube
Endereço:
Avenida José Leon, 1260, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE
Funcionamento:
segunda à sexta, das 8 às 17h30; aos sábados, das 8 às 13 horas
Informações:
(85) 3085-4584
Instagram:
@golube.fortaleza
- LS
Centro Automotivo
Endereço:
Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE
Horário
de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8
às 12 horas
Formas
de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante
aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações:
(85) 3279-6640
Instagram:
@lscentroautomotivo
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