Pelo
menos 79 dos 184 municípios cearenses tiveram emplacamentos de carros elétricos
com fonte externa no mês de setembro. No período de 30 dias, foram 2.098
veículos, com destaque para Fortaleza (1.448), seguida por Eusébio (64) e
Caucaia (60). A grande maioria dos municípios nessa lista, emplacou apenas um
veículo elétrico cada. Apesar da tecnologia ser a grande aliada desses modelos,
o motorista precisa ficar atento para algumas manutenções obrigatórias, como:
troca de lubrificante, filtro de ar da cabine, fluído de freio, sistema de
suspensão, fechaduras, dobradiças, palhetas dos limpadores e borrachas de
vedação.
De
acordo com o especialista automotivo Leonardo Mendonça, “vários clientes da
oficina buscam mais informações sobre a manutenção dos carros elétricos, que
por estar ganhando espaço no mercado gradativamente, as dúvidas são muitas e
requer investimento alto para atender essa demanda que ainda é pequena. Além
das manutenções citadas acima, é necessário um scanner para medir a vida útil
da bateria, um outro equipamento específico para avaliar o motor elétrico e
também verificar o pneu. Por conta do peso da bateria, que pode chegar a quase
um terço do peso do veículo, os pneus precisam ser mais resistentes até para a
absorção de impactos. Isso tudo precisa ser checado”, explica.
“O
desgaste de um pneu convencional no veículo elétrico pode aumentar em 30%. Por
isso, é importante observar todos os custos na hora de escolher o modelo. No
caso da bateria, ela custa em média 60% do valor final do veículo e sua
capacidade reduz entre 80 e 85% ao atingir de 8 a 10 anos de uso”
Leonardo
Mendonça
Segundo
informações do Ministério dos Transportes, os elétricos começaram a ser
emplacados no Brasil em 2000. Naquele ano, a demanda foi de apenas 62 veículos,
sendo uma caminhonete, 54 ônibus com fonte interna, um ônibus com fonte
externa, um reboque e cinco tratores de rodas. Já o primeiro automóvel foi
emplacado no ano seguinte, encerrando 2001 com 14 emplacamentos (um automóvel,
uma caminhonete, 10 ônibus e dois sidecar). Neste ano, de janeiro até setembro,
foram emplacados 122.548 veículos eletrificados no país, incluindo carros
elétricos e híbridos, o que representou um crescimento de 113% em relação ao
mesmo período de 2023. Para a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE),
2024 deve encerrar com mais de 150 mil veículos elétricos emplacados.
Nesse
mercado há mais de duas décadas, Leonardo Mendonça ressalta que quem possui um
veículo precisa estar de olho nas recomendações do fabricante, e no caso dos
carros elétricos não é diferente. Pelo contrário, as manutenções permitem
prolongar a vida útil do veículo e também a segurança do motorista, dos
passageiros e até de terceiros. “A tecnologia está na palma das nossas mãos há
bastante tempo, mas no caso dos carros elétricos, os softwares ainda estão
apresentando algumas falhas, desde avisos falsos até a sensibilidade extrema ao
simples toque na tela do computador de bordo. Tudo que é relativamente novo
necessita de ajustes e somente o tempo poderá mostrar os benefícios dos carros
elétricos”, pondera Leonardo.
O sobe
e desce no preço do combustível foi o que provavelmente levou alguns motoristas
à compra dos carros elétricos. No entanto, além do preço elevado de uma bateria
ou até mesmo dos pneus, a recarga dentro dos condomínios vem suscitando vários
questionamentos, como a necessidade de uma assembleia de moradores para
aprovação da instalação de carregadores. A indústria automotiva e os
consumidores estão atentos, também, ao contato das baterias de íons de lítio
com a água salgada, que com a passagem recente dos furacões Helene e Milton no
sudoeste dos Estados Unidos alguns veículos elétricos foram incendiados.
Voltando
para o Brasil, ficar em “pane seca” por conta de bateria – e combustível também
– é considerada infração no Código de Trânsito Brasileiro, previsto no artigo
180, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16. Detalhe: as montadoras
não recomendam rebocar um carro elétrico antes de consultar o manual do
proprietário, já que pode elevar o risco de danificar os freios regenerativos e
também outros componentes eletrônicos. E mais: a bateria pode ficar
sobrecarregada devido ao esforço nesse translado, apresentando problemas como
danos à bateria, redução de sua vida útil até falhas no sistema elétrico.
Fique
atento!
- No
Brasil, inclusive no Ceará, a rede de carregamento de carros elétricas é
limitada
- Os
carros elétricos no Brasil possuem autonomia de 250 a 400 quilômetros, desde
que a velocidade esteja em 70 km/h
- A
bateria deve ser recarregada quando estiver entre 20 e 30% da carga restante
-
Acelerações e frenagens constantes consumirão mais bateria
-
Garantia de outros componentes pela montadora, desde multimídia até itens
periféricos, possui prazos menores, variando de seis meses até três anos
Serviço:
LS
Centro Automotivo
Endereço:
Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE
Horário
de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8
às 12 horas
Formas
de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante
aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações:
(85) 3279-6640
Instagram:
@lscentroautomotivo
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