sábado, 9 de agosto de 2025

PESQUISA SERASA EXPERIAN MOSTRA DIMINUIÇÃO DAS VENDAS NESSE DIA DOS PAIS

Foto divulgação

Segundo pesquisa da Serasa Experian, divulgada em julho de 2025, 63% das pequenas e médias empresas não esperam aumento nas vendas neste Dia dos Pais. Embora a data movimente R$ 7,84 bilhões na economia, o cenário é de cautela: apenas 36% dos empresários se dizem otimistas, especialmente nas áreas de serviços (62,5%) e comércio atacadista (10,2%). Entre os motivos apontados, estão o alto índice de inadimplência, os juros elevados (Selic em 15%) e o crédito caro para o consumidor final.

Mas o que fazer quando o mercado não está aquecido? Segundo especialistas, preparação comercial, uso de tecnologia e inteligência de dados são diferenciais que ajudam empresas a manter previsibilidade e resultado, mesmo em ciclos de consumo mais lentos.

“Em um cenário de retração ou estabilidade de consumo, quem está próximo do cliente larga na frente. E isso só acontece com um CRM bem estruturado, rotinas de relacionamento e uma régua comercial que funcione antes, durante e depois da venda”, afirma Wosley Nogueira, consultor de negócios e especialista em performance comercial.

Wosley alerta que falta de planejamento de campanhas sazonais ainda é o principal erro cometido por PMEs. “Tem muito empresário que lembra de fazer promoção no Dia dos Pais na véspera. E quer resultado rápido, sem ter feito nutrição de leads, sem ter escutado os dados. A conta não fecha.”

Quem vive isso de perto é a Evo Result, empresa de tecnologia cearense que implementa soluções de CRM com automações, geração de demanda e uso de inteligência artificial para pequenos e médios negócios. Para o CEO da empresa, a tecnologia não é luxo, é necessidade operacional.

“Quando você tem clareza sobre seu funil de vendas e ativa o relacionamento com inteligência, o Dia dos Pais não começa no dia 10 de agosto, ele começa dois meses antes. Automatizamos essa jornada para nossos clientes com ferramentas simples, mas com uma lógica comercial afinada”, diz Kairo Alves, CEO da Evo Result.

A empresa atua em diversos segmentos, incluindo varejo, automotivo, saúde, educação e serviços B2B, sempre com foco em performance comercial e previsibilidade de receita. “Mesmo empresas pequenas conseguem criar campanhas segmentadas, ações com lista quente de leads, e ativar o cliente certo na hora certa”, completa o executivo.

Com a tendência de consumo mais racional em 2025, os especialistas reforçam que quem se comunica melhor, vende melhor. E quem organiza sua base de clientes com processos, vende sempre.


 

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