De
acordo com o novo estudo global do Boston Consulting Group (BCG) intitulado
Consumers Know More About AI Than Business Leaders Think, 84% dos brasileiros
têm consciência sobre a Inteligência Artificial, enquanto 32% utilizam soluções
no dia a dia. O dado do país supera a média global e demonstra a abertura
quanto ao tema. Essa percepção faz com que muitas empresas e órgãos busquem
implementar soluções. A pressa, contudo, pode ser inimiga da perfeição. A
Lanlink, empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de
atividade no Brasil, vem orientando companhias e entes públicos dos mais
diversos portes nessa tarefa.
Utilizar
a IA também envolve riscos relacionados à segurança, privacidade de dados e
governança. Dessa forma, apenas as empresas de TI especializadas nesse tema e
com acesso à tecnologia de ponta são capazes de prover essa potencialização,
por meio do desenvolvimento de aplicações específicas de Inteligência
Artificial para atender a problemas específicos de quem demandou.
“Não
existe a chamada ‘bala de prata’. Cada solução de IA é pensada para fins
específicos. Por isso, se faz tão importante estar cercado de profissionais que
dominem a tecnologia. Costumo dizer que Inteligência Artificial não é
inteligência; Aprendizado de Máquina não é aprendizado; e LLM (Large Language
Model) não é panaceia: ela só resolve o problema para o qual ela foi feita para
resolver”, explica o diretor da BU de Business Transformation da Lanlink,
Sérgio Ricardo de Freitas.
O
especialista destaca algumas frustrações possíveis em caso de orientação
inadequada para o uso da IA. “Há risco de o usuário se decepcionar com os
resultados porque está tentando obter algo para o qual a IA não foi treinada em
fornecer. Um exemplo disso é o usuário tentar usar o Microsoft Copilot para
fazer a sumarização de um arquivo que exceda a capacidade da ferramenta. Ou, no
caso de uma aplicação de IA desenvolvida para uma finalidade específica, como
busca de jurisprudências: se o usuário tentar obter jurisprudências do tribunal
A mas a aplicação só foi treinada nas jurisprudências do tribunal B, o usuário
não vai obter o que queria”, explica o diretor da Lanlink.
Dessa
forma, há algumas etapas antes de se implementar a Inteligência Artificial em
sua companhia:
Entenda
seu problema – cada IA é projetada para uma solução específica. Avalie qual ou
quais problemas você deseja solucionar;
Contrate
especialistas – soluções desenvolvidas “de forma doméstica” para indivíduos
muitas vezes não são suficientes para demandas de empresas;
Não há
adaptações – soluções que funcionam em uma empresa podem não ser úteis em
outra;
Treino
é importante – respeitar as etapas e manter processos de treinamento da IA dará
mais segurança;
Genérico
pode não funcionar – opte por soluções desenvolvidas por marcas com
credibilidade no mercado. Isso pode fazer a diferença em momento de suporte ou
no entendimento quanto ao desafio em questão.
Sobre
a Lanlink
A
Lanlink, parceira Microsoft há mais de 30 anos e atua no mercado nacional há 35
anos, tem como objetivo contribuir com a
competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de
mais de 1200 colaboradores, tendo sido eleita pela 7ª vez uma das melhores empresas
para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo
território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no
desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial,
Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e
garantindo a segurança nos processos corporativos. A Lanlink possui duas
importantes certificações concedidas pela Microsoft: “AI and Machine Learning
in Microsoft Azure” e “Azure Expert Managed Services Provider (MSP)”.
Saiba
mais em:
https://www.lanlink.com.br/
https://www.linkedin.com/company/lanlink-inform-tica-ltda-/?trk=biz-companies-cym
https://www.instagram.com/lanlinkinformatica
Nenhum comentário:
Postar um comentário