Em
tempos de transformação digital acelerada, muitos pequenos negócios enfrentam o
desafio de se modernizar sem comprometer seu orçamento. No entanto, a
implementação de tecnologia no dia a dia de micro e pequenas empresas não
precisa ser um processo caro e complexo.
De
acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), o número de Microempreendedores Individuais e Micro e
Pequenas Empresas no segmento da Tecnologia da Informação e Comunicação cresceu
42,8% entre os anos de 2018 e 2023, totalizando 489,8 mil CNPJs ativos.
“Hoje,
a tecnologia se tornou uma aliada indispensável, e é possível adotá-la de forma
gradativa, aproveitando, inicialmente, recursos gratuitos ou de baixo custo. O
investimento em tecnologia pode ser gradual e precisa ser bem planejado”,
afirma o consultor de negócios Wosley Nogueira.
Além
disso, a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and
starts to generate value”, realizada pela McKinsey, aponta que, neste ano, 72%
das empresas no mundo todo utilizam a Inteligência Artificial (IA) de alguma
forma em sua rotina de trabalho.
Antes
de investir em novos sistemas, Wosley aconselha que as empresas façam um
levantamento das ferramentas já disponíveis e que podem estar subutilizadas,
como planilhas, softwares gratuitos e até recursos de redes sociais. “Muitas
vezes, plataformas como Google Drive, WhatsApp Business e ferramentas de redes
sociais já oferecem funcionalidades capazes de automatizar processos e
facilitar a comunicação com clientes e fornecedores.”
A
presença digital é fundamental para alcançar novos mercados e melhorar a
experiência do cliente. Com ferramentas como o Google Meu Negócio, pequenos
negócios podem se posicionar digitalmente de forma gratuita, permitindo que
seus clientes os encontrem com facilidade.
“Uma
boa presença digital é possível mesmo sem sites complexos; uma página no
Instagram ou Google Meu Negócio, bem estruturada, já cria oportunidades de
novos contatos e vendas”, explica Wosley.
Quando
o empreendimento estiver pronto para investir e potencializar áreas do negócio,
empresas como a PayBufo têm sido fundamentais nesse processo, ao oferecer
soluções de autoatendimento que otimizam a operação e melhoram a experiência do
cliente. Segundo Matheus Correia, diretor da PayBufo, “nosso objetivo é
simplificar processos para qualquer tamanho de negócio, permitindo que eles
ofereçam aos clientes a conveniência do autoatendimento, o que pode ser um
diferencial competitivo mesmo para empreendedores de pequeno porte.”
Outro
exemplo é a Evo Result, especializada em marketing focado em conversão
comercial. De acordo com Kairo, CEO da empresa, “pequenos e médios negócios
podem alcançar grandes resultados ao usar dados de forma estratégica. Muitas
vezes, com ferramentas de CRM e campanhas direcionadas, conseguimos aumentar as
vendas e fidelizar clientes de maneira significativa.”
Para
Wosley Nogueira, um dos investimentos mais valiosos é o conhecimento. Existem
cursos online gratuitos ou de baixo custo que permitem aos empreendedores
entender e aplicar conceitos de marketing digital, análise de dados e vendas.
“A transformação digital não é exclusiva das grandes empresas. Com os recursos
certos, o empreendedor pode melhorar sua operação e alcançar novos públicos de
forma assertiva e prática”, finaliza Wosl
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