O
Santander inicia a nova fase da campanha “Comece Agora”, que marcou o reposicionamento
global da marca. Depois de anunciar, em abril, sua oferta de valor para o
público com renda de até R$ 4 mil mensais – a conta e o cartão Free, ambos sem
anuidade ou taxas –, agora o Banco reforça a narrativa de que é preciso ter
coragem para começar algo novo, apresentando a educação como porta de entrada
para a prosperidade.
Os
filmes da nova campanha são interconectados e mostram as histórias de três
passageiros de um ônibus, cada um imerso em suas próprias preocupações, porém
invejando a aparente tranquilidade do outro. O Santander reconhece que essas
cobranças tornam mais difícil a tarefa de começar. Por isso, oferece uma conta
digital e cartão gratuitos, além dos cursos de sua plataforma de capacitação, a
Santander Open Academy – uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece mais de
1.000 trilhas de educação, conteúdos e bolsas, continuamente atualizados e 100%
pagas pelo Banco, disponíveis para clientes e não-clientes.
“Partimos
de pesquisas que mostram que a maioria dos brasileiros acredita na educação
como meio de ascensão social e se interessa por cursos à distância”, explica
Juliana Cury, CMO do Santander Brasil. “Ao aliar os benefícios financeiros a
ferramentas de capacitação que são fluidas, digitais e engajadoras,
acrescentamos mais uma camada de valor à proposta de Free. E mostramos que
somos o banco que está realmente ao lado de quem quer alcançar seus objetivos e
transformar sua realidade.”
A nova
etapa da campanha reforça o foco do Santander nos chamados 3Es: educação,
empregabilidade e empreendedorismo. Um compromisso global iniciado há 27 anos,
período em que o Banco investiu mais de 2,2 bilhões de euros na área, e que se
somarão a outros 400 milhões de euros até 2026. No Brasil, mais de 650 mil
pessoas foram beneficiadas pelas bolsas e cursos gratuitos da Open Academy
desde 2020, e o Santander também possui iniciativas como o Programa Avançar,
que capacita empreendedores, e a Universia, que estimula a entrada de jovens no
mercado de trabalho.
Entre
os destaques da plataforma estão um curso de inglês desenvolvido junto com a
Fluencypass; um programa de educação em inteligência artificial feito em
parceria com o Google, com vagas ilimitadas; e 8 mil bolsas gratuitas para o
programa Santander Gamer Pro, que fornece uma imersão nos jogos online
Valorant, League of Legends e Fortnite, além de ensinar os alunos a fazer
transmissões de partidas online (streaming). Todos os cursos serão anunciados
nas mídias OOH (out-of-home) espalhadas pela cidade de São Paulo.
Produzida
pelas agências BETC Havas e Streetwise, a campanha conversa com um público
preocupado em acompanhar as mudanças em um mercado de trabalho cada vez mais
disputado. E reconhece que essa autocobrança pode virar uma barreira para quem
quer começar algo novo. As peças serão veiculadas a partir de 13/08 no
intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, dentro das redes sociais do Banco e
em mídia exterior (OOH).
Reflexões
Os
três filmes publicitários contam histórias que convidam à reflexão de que o
sentimento de autocobrança por atualização em um mercado cada vez mais
disputado acaba por se tornar uma barreira que separa as pessoas de seus novos
começos. A campanha mostra que cada pessoa tem seu próprio caminho e ritmo, e
que é importante respeitar o processo de cada um.
Três
filmes interconectados mostram os pensamentos que dominam os passageiros de um
ônibus em movimento. Os passageiros estão calados, mas é possível ouvir seus
pensamentos. A câmera dá um close em uma jovem sentada com um livro no colo.
Ela está pensando sobre como enviar seu currículo para uma vaga de emprego, mas
apaga e digita novamente várias vezes. Enquanto isso, ela olha para uma outra
passageira, que parece mais tranquila e resolvida. Isso basta para a jovem
criar a ilusão de que a outra saberia o melhor caminho para alcançar seu
objetivo profissional.
O
segundo filme mostra essa outra mulher, cujos pensamentos a levam a se comparar
com outro passageiro de ônibus, se indagando sobre o que é necessário para
começar a mudar de vida. O ciclo se encerra no terceiro filme, quando este
jovem aparentemente despreocupado revela suas próprias questões, enquanto
inveja a calma da moça do primeiro filme, que continua a ler seu livro.
“A
campanha foi criada para mostrar que todos nós enfrentamos dúvidas e
inseguranças que nos impedem de começar. O Santander Free convida as pessoas a
se cobrarem um pouco menos, oferecendo soluções que tornam esses começos mais
leves e descomplicados”, conclui a executiva.
Democratização
Ao
eliminar a cobrança de anuidade do cartão e oferecer uma conta sem taxas, o
Santander está democratizando o acesso aos serviços bancários e promovendo a
inclusão financeira para toda a cadeia de clientes. E, como diz a campanha, a
gratuidade é “sem asteriscos”, ou seja, o cliente poderá fazer saques
ilimitados em todos os caixas do Banco e na Rede 24h. Ao cadastrar o CPF ou
celular como chave-PIX, é possível também contar com 10 dias sem juros no
limite da conta.
O
posicionamento “Começa Agora” reforça o compromisso do Santander em seguir
aprimorando seus produtos e serviços para promover um futuro financeiro mais
acessível e sustentável para todos. Em julho, o conceito foi direcionado ao
público de alta renda, em uma campanha de teor mais aspiracional, que teve como
mote a frase “Começa em você”. Nos próximos meses, a campanha terá novos
desdobramentos, agregando novos segmentos de público e mais camadas às ofertas
de valor do Banco.
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