O Dia
dos Pais, comemorado em 2024 no dia 11 de agosto, está entre as datas que mais
movimentam o comércio mundialmente. No entanto, a situação econômica do país e
a realidade financeira da população influenciam muito na rentabilidade da data
para o comércio.
De
acordo com o Panorama do Comércio Julho de 2024, da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), o Indicador de Confiança do Consumidor está
perdendo força cada vez mais. Enquanto em agosto de 2023 ele estava em 95, este
ano o mês começa com o indicador em 91,1 pontos. Isso significa que os
consumidores estão menos dispostos a gastar do que no mesmo período do ano
anterior.
O
cenário no Ceará não é diferente. A Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC) projeta uma movimentação de R$ 202 milhões no comércio
local, representando uma queda de 17,55% em relação ao ano anterior.
Diante
desse panorama, Wosley Nogueira, consultor de negócios com vasta experiência no
mercado, ressalta a importância de inovar para atrair clientes e aumentar as
vendas. “Em tempos de incerteza econômica, a criatividade e a personalização
podem fazer toda a diferença. Oferecer experiências únicas e criar ações
promoções exclusivas para a data são fundamentais para conquistar a atenção do
consumidor”.
Entre
as sugestões do consultor para os empreendedores estão a criação de campanhas
temáticas que envolvam toda a família, incluindo a possibilidade de
proporcionar eventos interativos para atrair novos clientes e ofertas
personalizadas para clientes antigos, baseadas no histórico de compras dele. “É
crucial conhecer o perfil do seu público-alvo e oferecer soluções que atendam
às suas necessidades e desejos. Trabalhar um marketing digital pensando no
entretenimento, isso vale para toda estratégia da empresa nas redes sociais, e
explorar o potencial do e-commerce são estratégias que podem trazer resultados
expressivos”, complementa.
Wosley
também destaca a importância de parcerias estratégicas para alavancar as
vendas. “Colaborar com outros negócios locais para criar pacotes ou ações
promocionais pode ser uma excelente maneira de agregar valor e atrair mais
consumidores”, sugere.
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