Na
manhã desta segunda-feira (2), a Fundação Edson Queiroz — mantenedora da
Universidade de Fortaleza — lançou a 22ª edição da Doe de Coração, campanha de
estímulo à doação de órgãos e tecidos no Ceará. Realizado no auditório da
Biblioteca Central, o evento reuniu dezenas de pessoas, incluindo gestores da
Fundação, professores e alunos da Unifor, transplantados e autoridades de
saúde.
O
grupo Coral Unifor fez a apresentação de abertura da cerimônia, ao som de
“Doador”, música-tema da campanha, de Edinho Vilas Boas e Xico Torres. Logo em
seguida, foi apresentado o vídeo oficial da Doe de Coração 2024. Após esse
momento inicial, foi montada a mesa de abertura, composta por:
Lenise
Queiroz foi a primeira a discursar. A presidente destacou o crescimento notável
no número de transplantes no Ceará desde a criação da campanha, em 2003. De
acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), esse aumento foi de
410%. Ela também ressaltou a importância da doação de tecidos e órgãos, que
transforma milhares de vidas diariamente ao redor do mundo
“A
doação não é apenas um ato de solidariedade, é um poderoso gesto de amor. Ao
dizer "sim" para a doação, transformamos dor em esperança, abrindo a
possibilidade de salvar até oito vidas. Quando uma família faz essa escolha,
está doando um futuro a outra família que espera por um milagre. E por isso que
hoje, mais do que nunca, reforçamos a necessidade de comunicar esse desejo de
ser doador aos nossos entes queridos” — Lenise Queiroz Rocha, presidente da
Fundação Edson Queiroz
Em
seguida, Igor Queiroz foi convidado a fazer uso da palavra. Ele enfatizou a
importância da campanha para sua vida e a de sua família, que foi transformada
pela doação de órgãos. A professora do curso de Enfermagem, Mônica Studart, deu
continuidade aos discursos. Como coordenadora da campanha Doe de Coração 2024,
ela demonstrou entusiasmo e um profundo senso de responsabilidade social ao
liderar a iniciativa.
“A
campanha nasce com um propósito claro e essencial: mobilizar a força e o
espírito de colaboração de todos nós – alunos, funcionários, profissionais,
residentes, acadêmicos e membros da comunidade – para fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam
situações desafiadoras à espera de um órgão. Em um momento em que a
solidariedade e a empatia são mais importantes do que nunca, temos a
oportunidade de contribuir na educação permanente à população” — Mônica
Studart, coordenadora da Doe de Coração 2024
Ela
acrescentou que o seu objetivo é simples, mas poderoso. “Queremos unir esforços para conseguirmos o máximo
possível de famílias favoráveis a doação para que possam transformar vidas e proporcionar
alívio para aqueles que enfrentam filas à espera de um transplante. Cada contribuição, por
menor que pareça, é um ato de amor e um
gesto de esperança para muitos”, declarou.
Por
fim, Ana Cristina Mendes falou sobre o processo criativo por trás da identidade
visual da Doe de Coração 2024, destacando como a arte pode ser um veículo
poderoso para transmitir mensagens de solidariedade e esperança.
Ana
Cristina Mendes, artista que artista que assina a nova marca da Doe de Coração,
em discurso no lançamento da iniciativa (Foto: Ares Soares)
O
coração que Cristina criou para a campanha deste ano tem um pedaço da obra
“Mar-tecido” (2015), uma veste de 20 metros que alcançou distâncias, abarcou
mundos e diluiu fronteiras para o longe de casa. A artista criou um coração
vestido de mar para essa campanha, que propõe um desaguar, um extravasamento.
Após
os discursos, foi apresentado o vídeo dos embaixadores da doação de órgãos e
tecidos. Eles são transplantados, doadores, familiares de doadores e profissionais
da comunicação e da saúde. Deram depoimento: Gaída Dias, Luiz Esteves, Magna
Alves e Tais Lopes. A cerimônia encerrou com uma fala emocionante de Gaída
Dias, mãe de uma doadora, que representou os embaixadores no evento.
Vale
destacar que o lançamento da Doe de Coração 2024 também contou com a presença
de alunos das Ligas Acadêmicas de Medicina da Unifor. A partir da campanha,
eles vão realizar ações sociais em espaços públicos, hospitais e instituições
parceiras, além de ampla divulgação de informações sobre a importância da
doação de órgãos e tecidos.
Mostra
Doe de Coração
O
lançamento da campanha também marcou a abertura da mostra Doe de Coração, que
está localizada no hall da Biblioteca Central e permanecerá em exibição até o
dia 30 de setembro. Nela, estão expostos os trabalhos que já ilustraram a
campanha, produzidos pelos os seguintes artistas:
2017
> Nacélio Grud
2018
> José Guedes
2019
> Totonho Laprovítera
2020
> Francisco Delalmeida
2021
> Sérgio Helle
2022
> Mário Sanders
2023
> Stênio Burgos
2024
> Ana Cristina Mendes
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