Dos anos 90 para cá, a tecnologia tem avançado com bastante rapidez e
está presente no nosso dia a dia. Seja um condomínio com portaria eletrônica,
um pedido no restaurante por meio de um QRcode, o agendamento de uma consulta,
a solicitação de um carro por aplicativo, a busca de um endereço no Waze ou até
mesmo uma chamada de vídeo – que não substitui a presença física, mas encurta
distâncias entre parentes e amigos, principalmente em datas especiais como as
festas de final de ano que estão se aproximando. Com demandas específicas, mas
também repassando dicas importantes de segurança, as aulas de Tecnologia da
Informação têm ajudado e acolhido alunos do Super Cérebro Longevidade na capital
cearense.
Levando em consideração que a população brasileira está envelhecendo e
rápido, com a previsão dos idosos serem o maior grupo etário do país em 2046,
inseri-los nesse mundo tecnológico requer empatia e respeito às mudanças que a
idade carrega. Formado em Processamento de Dados – atualmente TI -,
Administração, Comércio Exterior e Direito, Umberto Nanni trabalha há pelo
menos uma década exclusivamente com pessoas a partir dos 45 anos. “Essa
combinação me permite transitar bem entre tecnologia, negócios, pessoas e os
desafios que a longevidade traz para o nosso dia a dia”, explica.
Professor no Super Cérebro Longevidade, sede Aldeota, em Fortaleza (CE),
Umberto Nanni conta que nesse método, além de seguir um cronograma padrão útil
para todos, há a possibilidade de entender a necessidade individual e adaptar o
conteúdo. Em resumo, o aluno tem flexibilidade para direcionar o aprendizado de
tecnologia de acordo com a sua própria vida. “Eles chegam com um conhecimento
bem básico e um grande desejo de ter mais segurança e autonomia no dia a dia. O
medo existe – medo de mexer, de apagar algo, de “estragar” o celular, de cair
em golpe –, mas esse medo vem acompanhado de uma vontade sincera de aprender.
Meu trabalho é transformar esse medo em confiança”, diz o professor.
Mesmo que de forma limitada, as pessoas acima de 60 anos já têm o hábito
de utilizar o aplicativo de conversas on-line WhatsApp, seja mandando
mensagens, gravando áudios e, às vezes, encaminhando uma foto. Com uma aula
mensal no cronograma de atividades do Super Cérebro Longevidade, mas podendo
aumentar de acordo com a necessidade e o interesse dos alunos, o primeiro
contato costuma ser tímido e chegam até a dizer que não sabem o que perguntar.
Bastam algumas aulas e eles aparecem com uma listinha de dúvidas anotadas –
desde mensagens que receberam e não entenderam até funções novas e algo que
mexeu e não deu certo.
Luciana Jucá Martins (59) e Renata Brasil (60) têm em comum a vontade de
se tornarem independentes quando o assunto é tecnologia. Alunas do Super
Cérebro Longevidade, elas já evoluíram bastante. A primeira, advogada, comemora
o fato de conseguir utilizar serviços digitais no dia a dia sem precisar mais
pedir ajuda aos familiares e amigos. “Hoje em dia, eu tenho mais facilidade
para interagir em grupos de mensagens, cursos on-line, fazer compras e até
programar uma viagem”, explica. Formada em Ciências Econômicas, Renata também
recorria aos parentes quando tinha alguma dificuldade com os aplicativos do
celular. “A tecnologia é um dos principais motores de inovação e
desenvolvimento de uma sociedade moderna. Hoje em dia eu mesmo utilizo o Waze,
faço reserva em restaurantes e compras em lojas virtuais com muita facilidade e
segurança”, conta.
“Com o tempo, mudam nossa atenção, nossa visão, nossa memória. Então, os
estímulos e os conhecimentos precisam ser adaptados a essa fase da vida. Muitas
vezes, algo simples, como aumentar o tamanho da letra no celular, já gera um
avanço enorme: a pessoa passa a enxergar melhor, a ler mensagens com tranquilidade
e a usar recursos que antes evitava justamente por não conseguir visualizar.
Não é só tecnologia. É sobre devolver autonomia”
Professor Umberto Nanni
De acordo com a franqueada do Super Cérebro Longevidade em Fortaleza,
Danniela Rolim Medeiros, a tecnologia é um conhecimento inclusivo e fundamental
atualmente. “Dar a possibilidade aos nossos alunos de ter essa independência e
não precisar esperar alguém em casa que tenha disponibilidade de tempo para
ajudar, é fantástico. Sem falar que eles se sentem úteis e inseridos nessa nova
realidade”, comemora. Geralmente, quando um idoso pede ajuda ao sentir
dificuldade de manusear um aparelho de telefone ou mesmo um computador, o mais
comum é a outra pessoa pegar o equipamento e fazer. Desta forma, o idoso não
aprende e vai sempre precisar de alguém que o ajude.
O professor Umberto Nanni observa que o maior desafio é mostrar que eles
são capazes. “Quando a pessoa acredita nisso, o difícil passa a ser apenas uma
etapa natural do aprendizado”, ressalta. No Super Cérebro Longevidade o
estímulo cognitivo por meio da tecnologia acontece de forma bastante ampla. Sem
que o aluno tenha a percepção de uma prova, o trabalho em sala de aula engloba
leitura (por meio de mensagens, notícias e e-mails); comunicação (escrita,
gravação de áudios e respostas a diferentes pessoas); criatividade (busca de
músicas, vídeos e demais conteúdos que despertem curiosidade) e inclusão social
(interação em grupos de família no WhatsApp, envio de fotos e relatos de
acontecimentos).
“Talvez você se lembre de quando começou a andar de bicicleta. Seus pais
seguravam a bicicleta, você provavelmente caiu algumas vezes, eles te
levantaram, te incentivaram… até que você conseguiu seguir sozinho. Hoje,
quando chegamos aos nossos pais e avós e ‘resolvemos’ todas as dúvidas
tecnológicas por eles – pegamos o celular, fazemos tudo por conta própria e
devolvemos já pronto –, muitas vezes achamos que estamos ajudando. Mas, na
prática, podemos estar tirando deles, aos poucos, a sensação de ser e de sentir-se
vivo, capaz e atuante”
Professor Umberto Nanni
Estatísticas:
- 88% da população com 10 anos ou mais acessaram a internet regularmente
em 2023
- 66% da população com 60 anos ou mais acessaram a internet regularmente
em 2023
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)
- 69,4% dos brasileiros acima de 60 anos ou mais usavam a internet em
2024, ante 44,8% em 2019
- Dos 52% dos idosos que não utilizam internet, 66% não sabem utilizar a
tecnologia
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Serviço:
Super Cérebro Longevidade
Endereço: Rua Coronel Linhares, 443, Aldeota, Fortaleza/CE
Informações: aldeota@franquiasupercerebro.com.br
Instagram: @supercerebro.aldeotace
Nenhum comentário:
Postar um comentário