A
pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e
pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise
Pesquisas, aponta que o Dia dos Pais deste ano deve movimentar R$ 25,56 bilhões
de reais no comércio. O levantamento também revela que 110,9 milhões de
consumidores devem ir às compras, pretendendo gastar, em média, R$ 225,72 com
presentes, com destaque para itens como roupas, perfumes e calçados.
De
acordo com os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo
valor e 19% querem gastar menos. Dentre os que responderam que pretendem gastar
mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos
produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Boa parte dos
consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX
(38%) e no cartão de débito (21%). Já 34% têm intenção de pagar parcelado, com
destaque para o cartão de crédito (31%).
Assis
Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, reforça que a pesquisa da CNDL e
SPC Brasil não apenas revela as tendências de consumo, mas também destaca a
importância do Dia dos Pais para o fortalecimento dos laços familiares.
“Muitos
consumidores veem na compra de presentes uma maneira de demonstrar carinho e
apreço, o que torna essa data essencial para o comércio. Não por acaso, o
resultado da pesquisa é positivo para o comércio, uma vez que mostra que
os consumidores estão planejando suas
compras de forma cuidadosa, mas dispostos a investir em presentes
significativos para celebrar a data”, explica Assis Cavalcante.
Ranking
de presentes para o Dia dos Pais, segundo a pesquisa:
Roupas
- 47%
Perfumes
e cosméticos - 35%
Calçados
- 27%
Acessórios,
como meias, cinto, óculos, carteira e relógio - 21%
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