terça-feira, 8 de julho de 2025

25º SÃO JOÃO DO CEARÁ

Ceará Junino (Foto : Cabeção dos clicks)

A última semana do 25º São João do Ceará começa nesta terça-feira (08) e vai até o domingo (12), encerrando com brilho as etapas classificatórias do mais relevante e prestigiado circuito da cultura junina do estado. Ubajara, Fortaleza, Tauá e Meruoca recebem as últimas apresentações de quadrilhas juninas para o certame, marcando o fim das 21 etapas regionais e definindo as campeãs de cada etapa para a final do 20° Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino que acontecerá em Aracati entre os dias 17 e 20 de julho.

Abrindo a programação desta semana decisiva, a maratona junina terá início na Serra da Ibiapaba com o Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças que Recordam as Tradições, em Ubajara. Com dois dias de atividades no Centro de Eventos, o público poderá acompanhar as apresentações de grupos vindos de municípios vizinhos como Tianguá, São Benedito e Guaraciaba do Norte. Os espetáculos iniciarão no entardecer e seguirão pela madrugada adentro, trazendo à cena o encantamento típico das festas da serra.

Na capital, Fortaleza também se prepara para celebrar a tradição com duas frentes de apresentações. O primeiro destaque é o tradicional XVI Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América, que será realizado na Praça Frei Galvão, nos dias 10 e 11 de julho. Em seguida, nos dias 11 e 12, será a vez do evento Território da Tradição: Mestres da Cultura, Guardiões do Saber da Periferia, que acontecerá na Praça do Beira Rio, no bairro Vila Velha, homenageando importantes lideranças culturais das comunidades periféricas da cidade.

Simultaneamente, o interior do estado segue em festa. Em Tauá, o XXIV Chitão dos Inhamuns tomará conta da Praça da Juventude nos dias 10 e 11, trazendo o vigor das tradições sertanejas da região dos Inhamuns. Já no Sertão de Sobral, a cidade de Meruoca será palco do X Meruoca Junino – Celebrando o Legado dos Mestres da Cultura Popular, nos dias 11 e 12, promovendo uma programação voltada para o reconhecimento e valorização dos mestres da cultura da região.

Enquanto os preparativos seguem intensos para as últimas etapas, o fim de semana passado foi marcado por uma agenda movimentada e disputas emocionantes em diversas regiões do estado. As apresentações mantiveram o brilho, a criatividade e a força das tradições das quadrilhas juninas. Em Baturité, a grande vencedora foi a Cheiro de Terra, representante da própria cidade. Já em Aquiraz, quem conquistou o primeiro lugar foi a Junina Cearense, do município de Horizonte. Pindoretama consagrou a criatividade da Fiapo de Trapo, de Cascavel. Em Fortaleza, a etapa do bairro Pirambu foi marcada pela vitória da Ceará Junino, enquanto o bairro Ellery celebrou o talento da Paixão Nordestina. No interior, Itarema foi palco da consagração da Quadrilha Esperança, de Camocim. Em Juazeiro do Norte, a Nação Nordestina fez bonito em casa e garantiu o título da etapa. E em Croatá, a emoção ficou por conta da Flor de Coroatá, grupo local que encantou jurados e público. Cada vitória reafirma a força cultural do movimento junino e prepara o cenário para a grande final estadual.

Serviço

UBAJARA – SERRA DA IBIAPABA

Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças que Recordam as Tradições

Data: 08 e 09 de julho

Local: Centro de Eventos – Av. Gov. César Calls, s/n (estrada do teleférico, em frente ao Neblina Park Hotel)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTITUTO PENSANDO BEM ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS GRATUITAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

Instituto Pensando Bem O Instituto Pensando Bem, organização dedicada à transformação social da comunidade de Vila Velha, está com inscriçõe...