Nos
dias 6 e 7 de agosto, a Aliança pela Alfabetização, formada pela Associação Bem
Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, em parceria com o Centro de
Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), realizará o Seminário
Nacional pela Alfabetização. O evento acontecerá no Gran Mareiro Hotel e vai
reunir especialistas nas temáticas relacionadas aos programas, intelectuais,
lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e estudiosos da educação
de todo o país para debater os avanços, desafios e estratégias para alfabetizar
todas as crianças na idade certa através do Regime de Colaboração.
O evento
promoverá discussões com participação de representantes do MEC, Instituto
Natura, Fundação Lemann, CAEd e autoridades
Com o
objetivo central de promover debates e reflexões sobre temas atuais
relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada, o Seminário é
voltado para representantes dos estados e municípios, bem como outros parceiros
institucionais.
A
programação contará com palestras, painéis temáticos, relatos de experiências
impactantes e mesas redondas, envolvendo nomes de destaque como o ministro da
Educação, Camilo Santana, o secretário de Educação do Rio de Janeiro e
Presidente do Consec, Renan Ferreirinha, a secretária de Educação Básica do
MEC, Kátia Schweickardt, o presidente do Inep, Manoel Palácios, além de
governadores, senadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais de
educação e lideranças de fundações e institutos que atuam na área.
“A
alfabetização é um compromisso ético, social e federativo. Para avançarmos com
equidade e qualidade, precisamos comunicar melhor as políticas públicas e
fortalecer a mobilização de todos os setores da sociedade”, afirma Veveu
Arruda, diretor presidente da Associação Bem Comum.
Entre
os pontos altos do Seminário Nacional pela Alfabetização, marcado para os dias
6 e 7 de agosto, estão a mesa de abertura com autoridades nacionais e regionais
da Educação, painéis temáticos sobre avaliação em larga escala, formação
continuada de professores e liderança educacional, além de rodas de discussão
sobre comunicação estratégica, mobilização social e inclusão escolar. O evento
também inclui apresentações culturais e será encerrado com falas institucionais
de representantes do Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura, Fundação
Lemann e CAEd, consolidando o alinhamento interinstitucional em prol da
alfabetização das crianças na idade certa.
O
Seminário marca um momento importante de troca entre diferentes esferas da
gestão pública e reafirma o papel da comunicação como elemento central para o
engajamento das famílias, educadores e gestores em torno da alfabetização como
prioridade nacional.
Para
saber mais sobre a programação e inscrições para assistir à transmissão online,
basta acessar aqui.
Educação
em pauta
O
seminário ocorre em um momento estratégico, em que o Brasil apresenta sinais
consistentes de avanço no campo da alfabetização infantil. Segundo o Indicador
Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, 59,20% dos estudantes
estavam alfabetizados aos 7 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, um número
superior ao ano de 2023, que foi de 56%. Esse avanço é atribuído à retomada de
políticas públicas estruturantes, como o Compromisso Nacional Criança
Alfabetizada (CNCA), que tem promovido investimentos robustos em formação
docente, avaliação diagnóstica e assistência técnica a estados e municípios.
Cerca
de 75% dos municípios brasileiros com mais de 5 mil habitantes melhoraram seus
resultados de alfabetização entre 2021 e 2023, demonstrando que os investimentos
em formação continuada de professores, avaliações diagnósticas e apoio técnico
têm surtido efeito nos territórios. Destaque para Minas Gerais, Mato Grosso do
Sul e Piauí, que apresentaram um aumento de 12,26 pontos percentuais, 8,42 e
7,34, respectivamente, assim como Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo, que
também superaram as metas estabelecidas para o ano. Os números das capitais
também cresceram, em especial Fortaleza, Vitória e Goiânia, com 74,81%, 73,2% e
69,49% de crianças alfabetizadas, respectivamente.
Seminário
Nacional pela Alfabetização
Data:
06 e 07 de Agosto (quarta e quinta-feira)
Horário:
de 9h às 17h (horário de Brasília)
Local:
Gran Mareiro Hotel
Inscrições
para transmissão online:acessar aqui.
Sobre
a Associação Bem Comum:
A
Associação Bem Comum (Bem Comum), fundada em 2018, é uma organização da
sociedade civil que tem o objetivo de contribuir para elaborar e/ou executar
políticas públicas em áreas que promovam a alfabetização de crianças na idade
certa. É formada por experientes profissionais da gestão pública com atuação na
rede de escolas municipais e na gestão da educação em diversos estados. Para
mais informações: https://abemcomum.org
Sobre
o Instituto Natura:
Criado
em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo
uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países
da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,
México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento
educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com
inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil.
Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos
fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização
sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por
meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e
continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa. Para mais
informações: https://www.institutonatura.org/
Sobre
a Fundação Lemann:
A
Fundação Lemann é uma organização filantrópica familiar, independente e
apartidária, que desde 2002 fortalece a educação pública e apoia o
desenvolvimento de lideranças diversas e representativas. Juntos, somamos
forças com organizações, especialistas e Centros de Pesquisa, investimos em
iniciativas inovadoras e produzimos conhecimento aplicado para impulsionar
mudanças sistêmicas. Até 2031, nossas ações estão focadas na alfabetização no
tempo adequado, na recomposição das aprendizagens com equidade racial e na
conexão de lideranças comprometidas com a transformação do Brasil. Para saber
mais sobre a Fundação Lemann acesse o site: https://fundacaolemann.org.br/
Sobre
o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF):
O
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), órgão
suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora, é referência em avaliação
educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e
desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.
Com
foco em pesquisa e produção de medidas de desempenho e fatores relacionados à
aprendizagem dos estudantes, o CAEd atua em parcerias com o governo federal, as
redes municipais e estaduais de ensino e instituições e fundações brasileiras e
estrangeiras da área educacional. E esse trabalho está prestes a completar 25
anos. Inseridos em diferentes contextos, os projetos e as ações têm um objetivo
comum: garantir a todas as crianças e a todos os jovens o seu direito de
aprender. Para saber mais sobre a Fundação Lemann acesse o site:
https://fundacaocaed.org.br
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