Com as
férias escolares, condomínios litorâneos se preparam para receber mais famílias
e crianças. Especialistas alertam para a importância de regras claras e empatia
entre vizinhos, além da atenção redobrada com a segurança
Com a
chegada das férias escolares, os condomínios de praia se tornam o destino preferido
de muitas famílias que buscam descanso, lazer e contato com a natureza. No
entanto, o aumento expressivo no número de moradores temporários traz consigo
uma série de desafios para a convivência coletiva.
Breno
Machado, CEO na Singular Serviços, empresa especializada em terceirização de
mão de obra, destaca: “É comum que os meses de férias resultem em uma mudança
significativa na dinâmica dos espaços comuns. Piscinas, quadras esportivas e
áreas de lazer passam a ser utilizadas intensamente por crianças e
adolescentes, o que pode gerar incômodos para moradores permanentes ou aqueles
em busca de tranquilidade”.
Quase
90% das reclamações em condomínios são sobre barulhos
De
acordo com dados do aplicativo LAR.app, uma ferramenta de administração, a principal
razão dos desentendimentos citados por condôminos foram os barulhos (87%). E a
barulheira pode variar desde vizinhos que falam muito alto até aparelhos
eletrônicos com volume acima do permitido e em horários inapropriados.
O
segredo está na comunicação, ressalta Breno Machado: "É fundamental que os
condomínios estabeleçam normas claras e atualizadas sobre o uso das áreas
comuns durante esse período, e que os pais orientem seus filhos quanto ao
respeito às regras e aos vizinhos", afirma. Além disso, o profissional
destaca a importância de ações educativas e preventivas. “Ações mais simples
como campanhas internas com cartazes, avisos nos elevadores ou até rodas de
conversa podem ajudar a promover uma convivência mais harmônica. Incentivar o
diálogo e a empatia é sempre a melhor saída para uma boa convivência”.
Outro
ponto de atenção é a segurança. O fluxo maior de visitantes exige atenção
redobrada na portaria e nas áreas de acesso restrito, como garagens e salões de
festas. Veja algumas dicas para uma boa convivência nas férias:
Respeitar
horários de silêncio e uso das áreas comuns;
Supervisionar
crianças nas dependências do condomínio;
Manter
o lixo bem acondicionado, especialmente em áreas de praia;
Evitar
aglomerações ou festas fora das normas;
Praticar
o diálogo sempre que surgirem conflitos.
“As
férias escolares podem ser um período de descanso e diversão para todos – desde
que haja respeito e cooperação entre os condôminos. A boa convivência é construída
com pequenas atitudes e um olhar atento ao coletivo”, finaliza o especialista.
Sobre
a Singular Serviços
A
Singular Serviços é uma empresa especializada em terceirização de mão de obra,
sendo referência nacional presente em seis estados brasileiros (Ceará, Bahia,
Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina). A empresa conta com uma
equipe capacitada de mais de 15 mil colaboradores e mais de 7 milhões de m²
administrados e mantidos. Possui as especialidades de controle de acesso,
portaria, limpeza, apoio logístico, recepção e segurança, atuando em
condomínios residenciais incluindo os de alto padrão e luxo, prédios
comerciais, empresas, restaurantes,
hotéis, shoppings, indústrias e clínicas.
Há
mais de 30 anos a Singular Serviços cuida do seu maior patrimônio: sua família
e seu negócio, e por isso proporciona experiências únicas em cada atendimento e
prestação de serviço. Para isso, procura constantemente ampliar sua capacidade
de atuação e oferecer a cada cliente o que existe de mais moderno e inovador no
mercado, mas sem perder o jeito de servir. A empresa acredita que Singular
Serviços é mais do que um nome, é a sua maneira de trabalhar.
Para
mais informações, ligue para a Central Singular: (85) 3304.6868, solicite uma
proposta por meio do (85) 99825-2430 ou acesse as redes sociais:
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