Com a
grande disseminação de notícias falsas, muitos brasileiros não têm total
confiança em alguns veículos de informação. De acordo com a pesquisa
Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto
Map em parceria com a V-Tracker, o rádio é o veículo com maior confiança entre
os brasileiros, tendo uma taxa de 81% de credibilidade.
Apesar
de estar atrás de outras mídias, como
“TV Fechada” e “sites de notícias”, o rádio ficou no primeiro lugar do
ranking com uma vantagem de seis pontos do segundo colocado, que é a televisão
por assinatura. Para Cármen Lúcia, presidente da Associação Cearense de Rádio e
Televisão (Acert), esse nível de confiança é devido a relação centenária que o
brasileiro tem com a mídia, o que reforçou o meio a fazer o melhor trabalho
possível e passar informações com credibilidade.
“A
primeira transmissão de rádio no Brasil foi para comemorar os 100 anos da
independência do país. Então, pode se dizer que desde o primeiro momento o
brasileiro teve o sentimento que rádio foi principal caminho para se ter
informações confiáveis”, disse a presidente.
Essa
tradição ajudou a consolidar o consumo de conteúdos em áudio no país. De acordo
com a pesquisa Inside Rádio 2024, da Kantar IBOPE Media, 91% da população
brasileira consome algum tipo de produção em áudio, seja por meio das
tradicionais faixas AM e FM, seja por plataformas digitais como streaming e
podcasts.
“O
rádio tem uma característica única: ele está presente na rotina das pessoas de
forma próxima e acessível. Seja no carro, no celular, no trabalho ou em casa, o
rádio cria um diálogo direto com o ouvinte e mantém o compromisso de levar
informação segura, serviço e entretenimento com responsabilidade. Esse é o
segredo da confiança que conquistamos ao longo do tempo”, completa Cármen
Lúcia.
Portanto,
em momento em que há muita informação circulando por diferentes canais, o rádio
continua sendo uma fonte segura e próxima do ouvinte. Por ser acessível e estar
presente no dia a dia das pessoas, ele ajuda a levar notícias confiáveis e a
fortalecer a relação entre a comunidade e o meio de comunicação.
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