sexta-feira, 4 de julho de 2025

CIMENTO APODI PARTICIPA DE CONGRESSO NACIONAL SOBRE OS RUMOS SUSTENTÁVEIS DA INDÚSTRIA DO CIMENTO

Karley Sobreira

Karley Sobreira, diretor de Supply da Cimento Apodi, participou como painelista do 9º Congresso Brasileiro do Cimento (CBC), que aconteceu de 30 de junho a 02 de julho, em São Paulo. Ele integrou o Painel 1: Transição Energética e Descarbonização – Rumo a uma Indústria com Baixa Emissão de GEE, contribuindo com sua visão sobre os desafios e oportunidades do setor rumo a uma operação mais sustentável.

Com o tema central “A indústria do cimento e seu papel transformador para um mundo ecoeficiente”, o evento reuniu especialistas, autoridades e lideranças do setor para debater caminhos voltados à descarbonização, inovação, transição energética e infraestrutura sustentável. Realizado em um momento estratégico que antecede a COP30, o CBC é um dos principais fóruns da cadeia cimenteira, promovendo três dias intensos de conteúdo, networking e troca de experiências, reforçando o compromisso da indústria com uma construção civil mais limpa e resiliente.

A presença da Cimento Apodi no congresso reafirmou o posicionamento da empresa como agente ativo na transformação do setor. No último mês, a companhia lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, documento que consolida avanços em sustentabilidade, governança e impacto social, alinhado a padrões globais como GRI, SASB, TCFD e UNCTAD. Estruturado em quatro pilares — Descarbonização e Digitalização, Ambiente de Trabalho, Impacto Local Positivo e Fornecimento Responsável — o relatório está disponível em cimentoapodi.com.br/sustentabilidade.

Entre os principais resultados apresentados, destaca-se a consolidação de 25% de autogeração de energia, com a conclusão de um parque solar de 5 MW em Quixeré (CE) e o uso de gás quente como fonte complementar. A empresa também avançou na redução do uso de clínquer na produção, contribuindo para a diminuição das emissões de CO. No campo da inovação, a Apodi implementou inteligência artificial nos processos produtivos, reforçando a eficiência operacional e o uso inteligente de recursos.

Internamente, 65% dos colaboradores já aderiram à UniApodi, plataforma de capacitação contínua lançada pela empresa, enquanto o índice de engajamento aumentou de 82% para 86%, medido por meio da ferramenta Pulses. No aspecto social, mais de 1.300 pessoas foram beneficiadas por projetos da empresa, e 108 formados pelo programa Construindo Saber, voltado à qualificação de colaboradores e comunidades locais. A Apodi também completa dois anos sem registros no canal ético.

No eixo de fornecimento responsável, a companhia destinou R$ 885 milhões a fornecedores, sendo R$ 475 milhões para parceiros locais. Outro destaque é o Programa Qualificar, que capacitou 28 pequenas empresas da região do Vale do Jaguaribe (CE), fortalecendo a cadeia de suprimentos e impulsionando o desenvolvimento regional.

A participação no congresso e os avanços relatados reforçam o protagonismo da Cimento Apodi na construção de um setor mais eficiente, sustentável e conectado com os desafios ambientais e sociais do presente e do futuro.

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUCESSO DO EVENTO CAFÉ COM RH DA UNIMED

Foto divulgação Com um público recorde de mais de 900 pessoas, o Café com RH chegou à sua 17ª edição nesta quarta-feira (2), no Teatro RioMa...