O
Sicredi realizou 4.742 iniciativas nas edições da Semana Nacional de Educação
Financeira em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados
são do relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF),
organizador do evento anual. Em uma média das duas mais recentes edições, a
instituição foi responsável por realizar 65% do total de ações do Sistema
Financeira Nacional. A instituição financeira cooperativa atuou com ações e
abordagens focadas nas ciências comportamentais para impulsionar o tema
“Resiliência Financeira”.
“O
objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é
incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do
dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças.
Entendemos que a educação financeira é fundamental para criação de hábitos
saudáveis desde a infância, por isso, participamos da Semana ENEF desde 2016,
assim como promovemos o tema perenemente por meio de nossas 105 cooperativas em
todo o Brasil”, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
Em
2022, por exemplo, o setor cooperativista foi responsável por 92% das
iniciativas da Semana ENEF. Dentre elas, o Sicredi lançou a campanha “Vida
financeira não é sorte, é conhecimento”. Por meio da campanha, as cooperativas
fizeram atividades locais de educação financeira em diferentes formatos e
conectadas com a realidade das regiões onde atuam, como palestras, seminários,
workshops, oficinas, cursos, sessões de orientação financeira, feiras e outros.
Já em
2023, foi lançado um universo do Sicredi no Roblox, um jogo no metaverso que
visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com
crianças e adolescentes. Desenvolvido pelo Lab de Inovação do Sicredi em parceria
com a Fundação Sicredi, o jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma
experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os
habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam,
fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa
eletrônico, entre outras. Desde o lançamento, 4,7 mil crianças já foram
impactadas pelo jogo.
O
Sicredi, também por meio da sua Fundação, intensificou a parceria com a
Mauricio de Sousa Produções, lançando experiências de educação financeira na
Vila da Mônica, em Gramado – RS, um parque temático da Turma da Mônica
inaugurado em outubro de 2022. A experiência proporciona aos visitantes
vivências sobre o tema de educação financeira em diversas atrações, além da possibilidade
de responder a um quiz sobre o tema e levar para casa um gibi da coleção que já
teve a distribuição, desde 2019, de mais de 8 milhões de exemplares.
Sobre
o Sicredi
O
Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento
de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um
modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que
exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está
presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal,
disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário