Empresas
mundiais como a Disney, NASA, Google, Microsoft, Tesla e Apple têm três coisas
em comum: excelência, tecnologia de ponta e lucratividade. No Ceará, essas
metodologias internacionais já são aplicadas em treinamentos de colaboradores
pela mentora Geórgia Brasil Pontes, certificada por todas elas e pioneira no
Norte e Nordeste como Trainer Disney. Desde 2017, somente com a magia Disney já
foram treinadas mais de 20 mil pessoas em pelo menos 100 empresas dos mais
diversos portes e segmentos. E para reter talentos, diante do alto índice de
rotatividade registrado nas empresas brasileiras, com as cearenses no meio, têm
crescido a procura por esse trabalho, a exemplo do projeto mais recente: Natal
de Excelência GBP.
Se de
um lado o estudo realizado pela Robert Half, tendo como base os dados do
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), coloca o Brasil como
líder no índice de rotatividade de colaboradores no mundo todo, a Association
for Talent Development (ATD) mostrou que equipes que passaram por treinamentos
em suas empresas tiveram um aumento de 218% na produtividade. A rotatividade no
Brasil atingiu neste ano 56% dos colaboradores, enquanto que no Reino Unido o
índice foi de 43%; na França 51% e na Bélgica 45%. Esses altos percentuais
acendem um alerta para a necessidade de treinamentos e capacitações de
qualidade, bem como um olhar mais atento para o clima organizacional,
reconhecimento do profissional e um plano de carreira, por exemplo.
“O
mercado de trabalho encontra-se extremamente competitivo e as vagas ofertadas
estão cada vez mais exigentes no perfil desejado. O seu diferencial é
totalmente comportamental, pois as melhores contratações são executadas pelas
atitudes.”
Geórgia
Brasil Pontes
Formada
em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em
Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a mentora empresarial
Geórgia Brasil Pontes conta que o projeto “Natal de Excelência CBP” nasceu
neste ano quando, em sua rede social, lançou uma caixinha de perguntas. Em
todos os projetos que desenvolve, ela faz questão de ressaltar que a excelência
se encontra nos detalhes. “Excelente é fazer o básico bem feito. Se está bem
feito, as pessoas perguntam quem fez”. O convite para mergulhar no mundo da
magia Disney aconteceu em 2017, três anos após deixar o mundo corporativo como
executiva de Recursos Humanos e fundar sua consultoria empresarial. Geórgia
conta que foram 30 dias vivenciando os
bastidores da empresa mais encantadora do mundo, na sede que fica localizada
secretamente no “underground” do parque Magic Kingdom, onde as pessoas nem
imaginam e não têm acesso, aprendendo conceitos Disney na excelência em atender
e liderar. É nesse lugar que estão os segredos da verdadeira magia e só acessam
colaboradores e as trainers certificadas.
No
caso do “Manual Padrão de Excelência no Servir e Atender da Disney”, são
necessários seis meses de treinamento, com encontros mensais, e um semanal de
acompanhamento, para a efetivação da implantação e certificação da empresa e
dos seus colaboradores. O processo conta com diversas atividades interativas, a
exemplo de uma que utiliza uma bola no pé com as pessoas sentadas, em que é
trabalhada a competitividade saudável, a camaradagem e a iniciativa. “Como
psicóloga, primo pelo comportamento como principal diferencial nas
organizações. As pessoas são o principal ativo das empresas”, reforça Geórgia.
Das suas experiências em rede de supermercado, distribuidoras, setor de beleza,
farmácias, clínicas de estética e odontológica, tecnologia, confecção, saúde,
padaria, buffet, hotéis, lojas de shopping e indústria, ela relata que a maior
dificuldade nas empresas é a comunicação inadequada e a falta de alinhamento na
equipe.
A
mentora empresarial aplica também outras metodologias internacionais, como
“Liderança e Gestão Vegas” e “Hollywood Padrão Luxo de Atendimento”. O escopo do trabalho de Geórgia inclui,
ainda, Consultoria Organizacional (diagnóstico empresarial; planejamento
estratégico; plano de cargos, carreiras e salários; gestão de clima
organizacional; cliente oculto para varejo; e assessoria técnica para
implantação de processos); Educação Corporativa (palestras e workshops;
treinamentos In Company; convenção de vendas; Programa de Desenvolvimento de
líderes – PDL; Programa de Desenvolvimento Operacional – PDO; e Programa de
Acompanhamento em Vendas – PAV); e Assessoria Empresarial (avaliação de
potencial e de perfil profissional; coaching; mentoria; descrição e análise de
cargos; recrutamento e seleção).
Serviço:
Mentora
Empresarial Geórgia Brasil Pontes
Contato:
(85) 99935-0187
Instagram:
@georgiabrasilpontes
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