Em um
mundo cada vez mais consciente de questões ambientais e sociais, o marketing
tradicional tem dado lugar a uma nova e poderosa estratégia: o marketing verde.
A adesão a iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social não é
apenas uma questão de imagem, mas uma estratégia de negócio que constrói valor
de marca e gera engajamento genuíno com o público.
Nos
últimos anos, essa abordagem ganhou força. Segundo uma pesquisa de 2024 da
Descarbonize Soluções, 66% dos brasileiros engajam com ações sustentáveis e 70%
consideram o comprometimento ambiental por parte das marcas um critério
importante, tornando essa pauta cada vez mais central nas estratégias de
comunicação e branding das empresas.
Nesse
cenário, o Bicicletar de Fortaleza, operado pela Serttel, se destaca como um
case de sucesso de marketing com propósito. A empresa, com vasto portfólio em
soluções de mobilidade inteligente, idealizou o sistema de bicicletas
compartilhadas como uma plataforma de mídia OOH (Out of Home) com uma abordagem
diferenciada, limpa, sustentável e com impacto social e ambiental.
A estratégia
da Serttel se alinha perfeitamente com a agenda ESG (Ambiental, Social e
Governança). Com uma operação que abrange todas as 12 regionais da cidade, o
Bicicletar conta com uma frota de mais de 1.700 bicicletas, incluindo modelos
infantis e elétricos, e uma média mensal de 115 mil viagens. Essa capilaridade
urbana oferece uma visibilidade constante e positiva para as marcas. Segundo a
Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 60% da população de
Fortaleza está a, no máximo, 500 metros de uma estação de bicicleta. O índice
mostra que este percentual de proximidade é maior que em cidades como Rio de
Janeiro e São Paulo.
Impacto
Ambiental e Social
Cada
viagem de bicicleta no sistema evita emissões de dióxido de carbono,
contribuindo para a redução de congestionamentos e a melhoria da qualidade do
ar na capital. Associar a marca a esse impacto direto conecta-a aos pilares da
sustentabilidade e ESG. Desde o início de sua operação, a iniciativa já
contribuiu para evitar a emissão de mais de 3.200 toneladas de gás carbônico
(CO₂) na atmosfera. Essa
estimativa é calculada com base na distância percorrida em cada viagem de
bicicleta, substituindo deslocamentos que, de outra forma, seriam feitos por
veículos motorizados e poluentes.
O
sistema, além de ser um dos principais meios de transporte ativo de Fortaleza,
é acessível a diferentes classes sociais e permite que milhares de pessoas se
desloquem de forma econômica e saudável. Patrocinar o Bicicletar é, portanto,
se alinhar a um projeto de transformação social real.
O
Bicicletar é gratuito para os utilizadores do Bilhete Único ou da Carteira de
Estudante, com viagens limitadas a 60 ou 90 minutos, dependendo do dia da
semana, e requer um intervalo de 15 minutos entre cada uso.
Saúde
e visibilidade estratégica
Ao
incentivar a atividade física, o Bicicletar permite que a marca se associe a um
estilo de vida saudável e ativo. A visibilidade gerada é inteligente e
contextualizada, com a marca aparecendo em estações e bicicletas espalhadas por
pontos estratégicos da cidade. Essa presença urbana gera um alto alcance
orgânico, o que a diferencia da mídia tradicional.
Grandes
empresas que patrocinam projetos sustentáveis incluem, no Brasil, a Natura, O
Boticário e Ambev; no setor de bioenergia, a Raízen; e no setor financeiro,
Itaú, Banco do Brasil e Caixa, através do seu Selo Casa Azul. O Banco do
Brasil, por exemplo, oferece crédito para energias renováveis e atua em
projetos de conservação da Amazônia, a CAIXA apoia projetos de proteção e
recuperação ambiental pelo Fundo Socioambiental CAIXA.
No
Espírito Santo, o Sicoob é patrocinador dos sistemas de bicicletas
compartilhadas na Grande Vitória. "Nossa marca é parceira do projeto em
Vitória e Vila Velha desde o lançamento por entendermos que essas iniciativas
representam um movimento para o futuro da mobilidade sustentável. O sistema
promove um estilo de vida mais saudável e a construção de comunidades mais
conectadas e conscientes, beneficiando nossos cooperados e a sociedade em
geral", afirma Carolina Bento, Gerente de Inteligência e Marketing do
Sicoob central ES.
A
Unimed Fortaleza foi patrocinadora do sistema Bicicletar por 10 anos. Na época
que comunicou a saída do projeto, destacou que a parceria com o sistema
revolucionou a política cicloviária, tornando as bicicletas compartilhadas uma
iniciativa inovadora e acessível em toda a capital, proporcionando mais
qualidade de vida à população, com incentivo à prática de exercícios físicos,
de maneira coletiva e sustentável. A cooperativa acrescentou que cumpriu papel
fundamental na criação de um legado de saúde e incentivo ao uso da bicicleta
como meio de transporte viável e sustentável para a cidade, frisando que o
projeto continuará em andamento com outros parceiros.
"A
visibilidade que o Bicicletar oferece é única. Não se trata apenas de colocar
uma marca em um totem ou em uma bicicleta, mas de se associar a um movimento
positivo, que promove saúde, bem-estar e sustentabilidade. É um marketing com
propósito, que gera valor e engajamento para além do produto ou serviço",
afirma Israel Leite, Diretor Comercial da Serttel.
Atualmente,
o Bicicletar de Fortaleza está disponível para patrocínio, apresentando uma
oportunidade para empresas que buscam aumentar sua visibilidade de forma
consciente e sustentável. O sistema se posiciona como uma plataforma ideal para
se conectar com seu público de uma maneira significativa e duradoura, pedalando
lado a lado com a responsabilidade social e ambiental.
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