O
Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é a terceira data comemorativa
que mais movimenta a economia varejista do país, ficando atrás apenas do Natal
e do Dia das Mães, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC). De acordo com as estimativas da Associação Brasileira
dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o mercado brasileiro de brinquedos deve
faturar R$ 9 bilhões apenas em 2023, um crescimento de 7% em comparação ao ano
anterior.
A
pesquisa indica que o Ceará deve movimentar cerca de R$ 206 milhões durante a
data comemorativa em vendas de brinquedos, vestuários, produtos eletrônicos e
livros. Além disso, o Ceará é destaque como o estado com maior crescimento
regional em relação à data no ano de 2022, com uma taxa de 7,7%.
Para
o consultor de empresas Wosley Nogueira, “o Ceará tem se consolidado como um
importante polo econômico principalmente no Nordeste, mas com relevância a
nível nacional. Estados como São Paulo e Minas Gerais terão um alto volume de
vendas durante essa data, mas é um número estável, enquanto os índices do Ceará
apontam para um crescimento gradativo e acelerado”.
Os
dados divulgados destacam que o setor de vestuários e calçados corresponde a
cerca de 33% do valor projetado para a movimentação econômica no Dia das
Crianças, o equivalente a R$ 2,8 bilhões, enquanto eletroeletrônicos e
brinquedos correspondem a 25% ou R$ 2,13 bilhões.
Wosley
nogueira salienta a importância dos empreendedores ficarem atentos às
tendências do mercado e adaptarem suas mercadorias às demandas do público alvo,
para que possam se beneficiar de datas como o Dia das Crianças: “Os brinquedos
ainda são os mais buscados nesse dia, mas outros segmentos como o de vestuário
e calçados também são amplamente considerados por pais e avós durante a data.”
Comércio
eletrônico tem alta movimentação na data
Com
o avanço da tecnologia e os recursos pós-pandemia, os comércios online se
tornaram uma preferência da população, que tem evitado cada vez mais as lojas
físicas. O levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm) prevê que o faturamento do e-commerce chegue à marca de R$ 5,95
bilhões em 12 de outubro, considerando os 14 dias que antecedem a data
comemorativa, um crescimento de 8,18% em comparação ao mesmo período de 2022.
O
consultor de negócios Wosley Nogueira comenta que a adaptação dos
empreendimentos para vendas online é fundamental para estar presente no mercado
de forma competitiva. “O e-commerce se tornou parte da vida dos brasileiros,
com descontos cada vez mais atrativos e a possibilidade de comprar sem sair de
casa, evitando filas e demais problemas, então é essencial que os comércios
estejam presentes também nesse ambiente”, conclui.
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