A
roupa de praia que elas deixaram de ter a partir da retirada das mamas. Neste
outubro rosa, mês da conscientização sobre a doença, a BlueMan está devolvendo
a mulheres que foram vítimas de câncer de mama a possibilidade de retomar a
autoestima na praia. A convite da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ, a
marca lança esta semana uma coleção de biquínis e maiôs pensados para encaixar
próteses, disfarçar assimetrias e cicatrizes. É uma linha que chega para ficar,
impulsionada pela inovação, pela inclusão e por um propósito poderoso.
“Temos
um compromisso crescente com a inclusão e a representatividade. Quando
recebemos o convite para desenvolver essas peças, não pensei duas vezes. A
praia tem que ser para todos. Precisávamos criar algo para um corpo de
cicatrizes”, conta Sharon Azulay, diretora criativa da marca.
O
desenvolvimento das peças adaptadas levou seis meses, entre provas de roupas
com mulheres que tiveram diferentes consequências da cirurgia e efeitos do
tratamento, mas que alimentavam um mesmo desejo: celebrar a vida na praia
depois da mastectomia. O projeto nasce com três modelos, dois biquínis e um
maiô, nas cores rosa e preto. Não são apenas modelagens maiores para esconder
imperfeições. Eles trazem soluções tão específicas quanto necessárias para quem
sofreu a retirada das mamas, como laterais mais espessas para disfarçar cicatrizes,
enchimentos, bolsos para acolher próteses externas e o know-how de 50 anos de
praia da BlueMan.
“Fizemos
o mais próximo da roupa de banho comum, mas com um design funcional, cheio de
pequenos detalhes que deixarão essas mulheres confortáveis e confiantes para
estarem de volta ao mar. É uma iniciativa para ser copiada. Outras marcas
deveriam fazer o mesmo”, diz.
A
campanha foi fotografada com as personagens reais, mulheres que colaboraram com
o desenvolvimento da coleção. A iniciativa ganha o nome de Ana Paula de Paula,
membro da Comissão de Direito da Moda, que morreu vítima de câncer de mama, e
assim como Sharon Azulay tinha alma solar.
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