Em
busca de entender como os melhores do mundo trabalham, Bosco Nunes, CEO da
AISIKI CX, trouxe insights valiosos de sua recente viagem internacional à
Bélgica, onde visitou empresas em Bruges e Bruxelas. Com uma sólida atuação em
Experiência do Consumidor, Bosco não se cansa de estudar as melhores práticas
no setor para aplicar em suas consultorias empresariais pela AISIKI.
Durante
sua viagem, ele focou especialmente em experiências temáticas do varejo,
observando como algumas lojas se destacam pela forma envolvente e imersiva em
que oferecem seus produtos. Um exemplo notável foram as tradicionais lojas de
chocolate, mas também de waffle e cervejarias, onde a experiência do consumidor
é intensamente impactada por um ambiente temático que transforma a compra em um
evento memorável a partir de experiências que envolvem os 5 sentidos.
“Veja
bem: essas lojas se preocupam profundamente em proporcionar a melhor “aventura”
possível, criando ambientes que além de experienciais são ‘instagramáveis’ e
oferecendo um mergulho completo no conceito, na história e na fabricação dos
produtos", detalhou.
As
gigantes como Nike, Adidas e até mesmo a loteria Lotto praticam as mesmas
estratégias com ambientes imersivos e envolventes que frequentemente fazem o
consumidor flutuar de forma leve e com o mínimo de atrito em sua jornada de
compra, a partir do entretenimento promovido.
Inclusive,
normalmente os cases que se destacam são os de grandes empresas, com grandes
ações em flagships, mas na Bélgica foi importante ver a grande quantidade de
empresas de pequeno porte aplicando com primazia e praticidade as estratégias,
o que trouxe muitos insigths de como todo tipo de empresa pode se destacar.
“Nessas
visitas, o cliente não apenas compra um produto, mas cria conexão com a marca
ao entrar em um ambiente que recria a produção, proporcionando uma vivência
única e lúdica. Esse tipo de experiência é projetado para fazer com que o
consumidor se sinta parte de uma comunidade apaixonada pela marca, contribuindo
para uma conexão mais profunda e emocional”, explicou o especialista.
O
conceito de "Love Brand" é central nesse contexto, onde a marca se
torna tão desejada que os consumidores a escolhem pela marca em si, não apenas
pelo produto, inclusive são comumente “advogados da marca”. “A ideia é criar um
senso de comunidade e pertencimento ao redor da marca, transformando a
experiência de compra em algo muito maior do que a simples aquisição de um
produto”, disparou.
Bosco
se anima com a ideia de poder trazer muitas ações simples e práticas para seus
clientes e relata caos de que diretamente das empresas visitadas já passava
insights valiosos para clientes que já passaram a implementar algumas ações
mais simples e já colhem resultados. “Estratégia empresarial anda de mãos dadas
com a criatividade e esta é o topo da pirâmide de diferenciação de competitiva
defendida pelo autor Copacino, e experiências como essa ajuda a expandir
horizontes da criação de novas ideias e estratégias para os negócios”, explica
Bosco.
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