Da
batedeira caseira, emprestada pela mãe, até a produção no maquinário importado
da Alemanha, Portugal, França e Dinamarca, além de uma marca que é referência
no Brasil, a cearense Cheiro do Pão tem se mostrado um case de sucesso na
padaria artesanal. A chegada aos cinco anos, no próximo dia 23 de julho, é
marcada por um crescimento acumulado de 4.000% no faturamento; premiações e
reconhecimentos locais, nacionais e internacionais; e pela consultoria e cursos
presenciais e no digital por meio da Escola Cheiro do Pão. Os próximos passos
já estão planejados e vão desde o atendimento com serviço para o cliente, aulas
para quem busca conhecimento por hobby e novos produtos, como o Pandoro, já em
testes para o Natal, massas exclusivas de pizzas, bombons de chocolate e bolos.
A
trajetória do empreendedor, empresário e líder Brunno Malheiros, de 33 anos,
começou pela paixão em ver a transformação da massa em um produto que faz parte
da primeira refeição do dia de muitas famílias. Esse olhar mais apurado vem da
infância, dentro de uma padaria tradicional do seu avô materno, em Fortaleza, e
depois foi sendo aperfeiçoado com cursos e técnicas no Brasil e no exterior.
“Empreender no nosso país é extremamente desafiador, pois exige que você também
entenda de números e de pessoas”, pontua. O sucesso que ele está colhendo hoje,
dedica ao time que o acompanha. “A Cheiro do Pão sem o time é só paredes e
máquinas. Quem faz acontecer está aqui, trabalhando com amor, cuidado, brilho
nos olhos e disciplina”, reconhece Brunno.
Inaugurada
em 23 de julho de 2020, somente com delivery, a Cheiro do Pão deu seus
primeiros passos bem antes das instalações físicas. Os estudos sobre a
panificação começaram em 2017 e, nessa época, o padeiro cearense gravava
conteúdos para as redes sociais falando do que estava aprendendo e explicando o
que era a fermentação natural, longa fermentação e os seus benefícios - ramo
que decidiu investir. Brunno sempre finalizava os seus textos com a frase “Siga
o Cheiro do Pão”, em referência à uma jornada em busca do seu propósito. Nesse
tempo, a produção era caseira, com fornadas apenas duas vezes na semana (quarta
e sexta-feira), e a qualidade dos seus produtos sempre foi elogiada pelos
amigos e amigos dos amigos que se tornaram os primeiros clientes. No prédio em
que morava, ficou conhecido como “o menino do pão”.
O
primeiro pão a ser comercializado foi o Tortano, que é uma rosca de calabresa
(muito recheada), que leva ainda queijo e azeite. A massa é de longa
fermentação e semelhante ao do pão italiano. O barulhinho crocante da casca ao
passar a lâmina da faca, já indica que é uma explosão de sabor. Pão italiano,
Pão de Campanha, Baguette de tradição francesa, Focaccia, Pão de azeitonas,
Sêmola com Gorgonzola e os franceses também fizeram parte do primeiro cardápio.
E para este mês comemorativo, a Cheiro do Pão está trazendo outras releituras
de sucesso, como Pão de Sêmola com Gorgonzola; Joelho (rosquinha recheada com
molho bechamel, presunto Royale; queijo muçarela e parmesão) e um festival de
cruffins.
“No
início, enquanto eu cuidava da produção, limpeza, compras, vendas, marketing e
financeiro, a minha parceira, e hoje minha mulher, ficava à frente da operação.
Nosso time conta agora com 10 pessoas”
Brunno
Malheiros
Essa
virada de chave contou com o apoio irrestrito da avó paterna, que cedeu uma
parte da garagem de sua residência para colocar o sonho do neto Brunno em
prática. Localizada no bairro Papicu, a primeira entrega da Cheiro do Pão
aconteceu no dia 24 de julho de 2020 e foi feita por Brunno e Carol no carro
particular dele. O caderno em que fazia as anotações de vendas, formas de
pagamento e endereços dos clientes é guardado até hoje com muito carinho. A
estrutura também era bem enxuta. Tinha apenas um forno, uma masseira e uma
câmera de fermentação. O mix de produtos, conforme citado acima, foi definido
com base nos recursos disponíveis, estudos e viagens que fez. “Sou grato a Deus
pela trajetória que fiz até aqui. Construí uma marca reconhecida pela
excelência nos produtos e atendimento e conquistei prêmios e reconhecimentos
que nem imaginava”, comenta o padeiro.
Pessoa
cozinhando na cozinha
O
conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Mulher
sorrindo dentro de carro
O
conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Ao longo desses mais de 1.800 dias de história, a Cheiro do Pão ampliou o seu cardápio para aproximadamente 80 produtos fixos, considerando variações de recheios e apresentações e cerca de 20 sazonais. Na cozinha da padaria mais querida, não apenas dos cearenses, não pode faltar farinha de excelente qualidade e variedades, como centeio, integral, sêmola e de cereais, fermento natural, pistache, amêndoas, manteiga pura, baunilha de Madagascar e muita laranja sicília. Atualmente, os produtos mais desejados são o Panettone Clássico Milanês (premiado), Croissant Clássico, Pastel de Natas, Palmier e a Francese de Gorgonzola. A Cheiro do Pão atende pedidos de todo o Brasil, tornando-se um grande diferencial para quem aprecia produtos de alta qualidade na panificação artesanal.
Serviço:
Cheiro
do Pão – Aniversário de 5 anos
Canais
de Atendimento:
-
WhatsApp do padeiro: (85) 99921-3333
-
Cardápio digital: @cheirodopao
-
Atendimento no balcão: Rua Júlio Azevedo, 399, Papicu, Fortaleza/CE
-
Reservas: WhatsApp ou direto na loja
-
IFood
-
Envio para todo o Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário