quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

TERCEIRA SEMANA DE PRÉ-CARNAVAL EM FORTALEZA

Foto divulgação

O Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 entra na sua terceira semana consolidando-se como um dos maiores e mais descentralizados do país. Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), apresenta uma programação que une o peso das atrações nacionais e a diversidade dos artistas fortalezenses à efervescência dos blocos fortalezenses.

O grande destaque deste sábado (31/01) será o encontro de ritmos no Aterrinho da Praia de Iracema. O palco recebe o fenômeno O Kannalha, trazendo o balanço do pagodão baiano para a orla fortalezense, e a energia eletrizante do BaianaSystem, conhecido por suas apresentações que misturam a guitarra baiana com beats contemporâneos, que promete uma série de participações especiais de artistas fortalezenses. A abertura ficará por conta da banda Prabalá e a agenda inclui as apresentações da DJ Nayma e da bateria Baqueta Clube de Ritmistas.

Dando continuidade à descentralização da programação, três locais recebem a programação pela primeira vez: Praça das Flores, Complexo Esportivo do Bom Jardim e Praça Henrique Jorge. O pré-carnaval continua ainda no Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Centro Cultural Belchior, Aterro e Aterrinho da Praia de Iracema, Raimundo do Queijo, Parque Rachel de Queiroz, na Praça dos Leões, Mocinha, Praça da Gentilândia e Cidade da Criança. 

Ocupação Criativa e Descentralização

Além dos grandes palcos, a terceira semana destaca a força dos Blocos de Rua independentes. Com mais de 30 blocos em 54 apresentações pelos bairros Aldeota, Aracapé, Barra do Ceará, Benfica, Canindezinho, Conjunto Ceará, Curió, Demócrito Rocha, Ellery, Farias Brito, Granja Lisboa, Jardim das Oliveiras, José Bonifácio, José Walter, Maraponga, Meireles, Moura Brasil, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Praia de Iracema, Rodolfo Teófilo, São João do Tauape e Vila Velha, o Ciclo Carnavalesco reafirma seu papel de democratização cultural.

"Chegamos à metade do nosso ciclo com a certeza de que a estratégia de levar a festa para perto do cidadão, em cada Regional, foi acertada. O Pré-Carnaval de Fortaleza hoje é uma vitrine da nossa diversidade e um motor para a economia dos bairros", afirma a secretária da Cultura, Helena Barbosa.

Agenda infantil

Na Capital de Todos, não poderia faltar programação para a criançada. Todos os sábados de pré-carnaval, às 17h, o Parque Rachel de Queiroz inicia a sua agenda com uma atração voltada ao público infantil, e quem garante a festa da meninada neste final de semana é Gal Saldanha. Aos domingos, a festa continua na Cidade da Criança, com muita música, brincadeira e atividades lúdicas do "Infância Viva Folia". Neste final de semana, o Projeto Carambola e a Banda Aquarelinha protagonizam a folia, a partir das 9h.

Farol da Cultura

Toda a programação, incluindo os horários detalhados e endereços exatos dos blocos de rua em cada uma das 12 Regionais, pode ser conferida no aplicativo Farol da Cultura (disponível para Android e iOS). A ferramenta permite ao folião traçar rotas e montar sua própria agenda de blocos, garantindo que ninguém perca a batida dos 300 anos de Fortaleza.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MISSÃO LONDRES

Londres O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, de 26 de junho a...