A
Alvoar Lácteos divulga o Relatório de Sustentabilidade 2023, com informações
relevantes de suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança
corporativa. O documento, já disponível para download, segue as diretrizes propostas
pela Global Reporting Initiative (GRI).
É a
quinta maior indústria de laticínios do Brasil, com sete fábricas em operação e
o processamento diário de 2,8 milhões de litros de leite. Possui 17 Centros de
Distribuição e um portfólio de mais de
200 produtos das marcas Betânia, Camponesa, Betânia Kids, YoBem e Caramelos
Embaré, garantindo uma forte atuação nas regiões Nordeste e Sudeste do
país.
Em
2023, alcançou um faturamento líquido de R$ 4,11 bilhões, com EBITDA de R$
226,7 milhões e uma redução de 36% da dívida líquida em relação ao ano
anterior. Resultados que apontam a solidez e, principalmente, sua capacidade de se
adaptar às dinâmicas do mercado, mesmo em um contexto desafiador.
Mas esse
crescimento tem sido pautado na geração de valor compartilhado para todos os
stakeholders. Nesse sentido, registrou, em 2023, a entrada do IFC, braço social
do Banco Mundial, em sua estrutura societária. Desde então, o controle da
Companhia passou a ser compartilhado
entre três blocos de Acionistas: o bloco Girão, o bloco Antunes e Schmidt e o
bloco Arlon; e com participação minoritária da IFC.
A
companhia investe no bem-estar das comunidades em seu entorno, com ações de
fomento aos produtores de leite, resultando em mais de R$ 38 milhões destinados
à cadeia de valor. O relatório registra
ainda o repasse de 117 mil toneladas de insumos, gerando uma economia de 4,7
milhões de reais para os produtores. Mais de 6.700 visitas de Assistência
Técnica e Gerencial foram realizadas, 8 equipamentos de ordenha mecânica foram
financiados e 254 novos resfriadores
foram instalados nas propriedades rurais.
Com o
projeto Acelera, reestruturou a área de vendas e ampliou seu atendimento para
43 mil clientes, contando com 8.821 fornecedores. Também implantou uma série de
inciativas de valorização dos
colaboradores, como a criação da Universidade Corporativa Alvoar Lácteos e o
investimento de R$ 1,15 milhões para desenvolvimento e 95 mil horas de
treinamento de pessoal. Lançou o Programa de Trainee com 50% de vagas
afirmativas para mulheres e 10% para
pessoas negras.
A
empresa implementa diversas iniciativas para reduzir seu impacto ambiental,
como a recuperação da água evaporada no processo de secagem de leite em pó, a
adequação da caldeira para uso de
biomassa e a reciclagem de embalagens. Além disso, a Alvoar Lácteos investe em
um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo que transforma biogás em energia
elétrica, eliminando 600 toneladas de biomassa mensalmente.
Para a
Diretora Executiva de Desenvolvimento Humano & Organizacional & ESG da
Alvoar Lácteos, Conci Lima, o sucesso empresarial é indissociável do
compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável, de modo a gerar impacto positivo
ao meio ambiente e à sociedade. “Por meio de nossas práticas ESG, contribuímos
para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos, fortalecemos toda
a cadeia de lácteos e potencializamos parcerias em todo o ecossistema. Assim, criamos um impacto
positivo que vai muito além de produtos que alimentam o corpo”, conclui.
Sobre
a Alvoar Lácteos
A
Alvoar Lácteos é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil, com
faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões em 2023, 7 fábricas e 17 centros de
distribuição. Reúne marcas líderes em seus segmentos, como Betânia, Camponesa, Betânia Kids, Yobem e Caramelos Embaré,
e atua com um portfólio forte e diversificado com mais de 200 produtos no
Brasil. Exporta seus caramelos para mais de 25 países. A Alvoar Lácteos conta
com um time de 4,4 mil colaboradores diretos e trabalha em parceria com mais de 6.500 famílias de
produtores e 12 cooperativas no Nordeste e em Minas Gerais.
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