Adotar
uma criança, fazer fertilização in vitro, seguir com a tentativa de uma
gestação convencional, ter ou não um parceiro ou parceira independentemente da
identificação de gênero? Esses podem ser alguns dos questionamentos comuns de
quem deseja formar uma família e não sabe como começar. Pensando nisso e atenta
a iniciativas que ampliem o equilíbrio de seus(suas) funcionários(as), a
PepsiCo ampliou o Doce Começo, programa existente há mais de 10 anos na
companhia, e acaba de implementar o Carrot - benefício que auxilia no
planejamento familiar, além de esclarecer dúvidas e trazer a orientação de
especialistas em saúde física e emocional, direito, finanças, entre outras
frentes, necessárias para seguir essa jornada. Entre os temas contemplados,
estão gestação tradicional e pós-parto, barriga solidária, adoção,
fertilização, preservação da fertilidade, além de questões hormonais, como
menopausa e baixa testosterona.
“O
Carrot chega para somar ainda mais à estratégia de Diversidade, Equidade e
Inclusão da PepsiCo, e tem o objetivo de prestar apoio e orientações às nossas
pessoas em todas as fases de sua formação familiar”, explica Nadja Minami,
diretora de benefícios da PepsiCo Brasil. “Dentro da nossa estratégia ESG, o
pilar Social recebe uma atenção especial da companhia, e buscamos trazer
iniciativas que vão além das necessidades intrínsecas ao negócio para tornar a
empresa um lugar de inclusão e apoio para todos(as) os(as) colaboradores(as)”,
completa ela.
O(a)
funcionário(a) que desejar usufruir do benefício pode contar com a praticidade
de tê-lo na palma da mão, uma vez que o Carrot funciona por meio de um
aplicativo. Basta fazer um cadastro e responder às perguntas referentes ao
momento de vida atual e projeção familiar. Após uma análise feita do perfil
do(a) funcionário(a), um especialista da Carrot entrará em contato para uma
conversa sobre as possibilidades para a formação daquela família. O mesmo especialista
indicará as próximas etapas práticas: conectar a pessoa com especialistas da
área da saúde, em finanças ou direito para esclarecer eventuais dúvidas - sem
custo para consulta com os especialistas cadastrados na plataforma. O Carrot
também indica prestadores de serviços, agências e advogados parceiros que
poderão oferecer descontos exclusivos e atendimento prioritário. A PepsiCo
garante a confidencialidade durante todo o processo e não há nenhuma restrição
de gênero, idade ou tempo de empresa para adesão - o benefício é estendido a
cônjuges.
O
Carrot chega para complementar o programa Doce Começo, que oferece licença
maternidade/parental de seis meses e acompanhamento especializado em todas as
fases da gravidez, auxiliando gestante e recém-nascidos(as). Também oferece
retorno gradativo da licença (jornada de trabalho de meio período no primeiro
mês de retorno). Em outubro de 2022, o Doce Começo foi ampliado com a criação
do Minha Hora, benefício de reembolso anual para tratamentos de reprodução assistida,
como: fertilização in vitro, inseminação artificial, congelamento de óvulos e
embriões, além de banco de espermatozoides e óvulos.
Equidade
de gênero é tema prioritário para a PepsiCo
A
PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o
desenvolvimento econômico e social de mulheres dentro e fora da companhia. A
implantação de programas de mentoria, plano de carreira sólido e transparência
na linha sucessória são condições essenciais para que mulheres tenham reais
oportunidades de ascensão na companhia.
“Nossa
meta global é ter 50% de liderança feminina até 2025. Atualmente, temos 49% de
mulheres em posições de liderança no Brasil, sendo que o Comitê Executivo da
companhia (C-Level) no país é composto por aproximadamente 60% de mulheres. Na
PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro de tudo o que
fazemos e fazem parte dos nossos valores e da estratégia ESG global da
companhia, o PepsiCo Positive (pep+). Acreditamos que nossa empresa é melhor e
mais forte por abraçar o ser humano em todos os seus aspectos”, afirma Fabio
Barbagli, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil. Além disso, a
flexibilidade de jornada de trabalho, a fim de proporcionar o equilíbrio entre
família e carreira, é uma realidade na PepsiCo.
Outra
iniciativa da PepsiCo que merece destaque é a existência de grupos de
afinidade, nos quais os funcionários(as) podem compartilhar experiências e
discussões acerca de grupos minorizados. O EmpoderA é o grupo voltado para
falar de afinidade de gênero. “Em 2023, iniciamos o Letramento Anti-Machismo,
que traz informações e conceitos básicos sobre o machismo, seus reflexos e como
podemos mudar essa realidade estrutural”, completa Nadja.
Sobre
a PepsiCo
Os
produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de
vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo
gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um
portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®,
DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre
outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e
bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1
bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+
é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a
sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e
crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças
positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e
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